quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeito de Bernardino Batista investe e entrega ambulância adquirida através de recursos próprios

Veja: Prefeito de Bernardino Batista investe e entrega ambulância adquirida através de recursos próprios

                           Prefeito entrega ambulância em Bernardino

O prefeito da cidade de Bernardino Batista, Gervázio Gomes (PMDB), entregou nessa segunda-feira (29), mais uma ambulância para o município.

O veículo, que foi comprado com recursos próprios do município ficará a disposição da Secretaria de Saúde.

De acordo com informações do gestor municipal, a ambulância servirá também de suporte para o Programa Saúde da Família (PSF).

A entrega desse importante benefício foi prestigiada pela secretária de Saúde, Solange Dário.

“Esta ambulância vai atender uma reivindicação da população de Bernardino Batista”. Disse Solange

Já o prefeito declarou que o objetivo dessa aquisição é fazer com que a máquina administrativa atenda com mais eficiência ao cidadão. “Este veículo contribuirá para que os pacientes da nossa cidade tenham maior conforto”

PARTIDOS DIZEM QUE NÃO PODEM GARANTIR A SERRA APOIO EM 2014.

 

A dois meses do prazo final para o ex-governador José Serra decidir se troca de partido, as legendas procuradas para construir uma aliança em torno do nome dele para a eleição presidencial em 2014 já dizem que dificilmente o tucano terá um compromisso de apoio por parte delas até outubro. Uma das condições para Serra tentar uma candidatura à Presidência fora do PSDB é ter aliados de peso, que garantam a ele competitividade, cenário cada vez mais distante.

Lideranças do PV, PSD e PTB alegam que não há como definir questões como essa um ano antes da disputa eleitoral. O partido que mais se aproxima do tucano hoje é o PPS. Serra foi convidado em abril a se filiar à sigla. Mas o PPS tem menos de um minuto no horário eleitoral, o que inviabilizaria uma candidatura solteira — sem apoio de outros partidos. Por isso, o ex-governador tem passado as últimas semanas em conversas com dirigentes partidários para avaliar as chances de alianças.

Fonte: Silvia Amorim e Gustavo Uribe - O Globo/blog do Noblat

EX-DEPUTADA DO PT DEMITIDA POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO.

 

A ex-deputada petista Lúcia Helena de Carvalho foi demitida do cargo de superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal, sob suspeita de envolvimento num esquema de demarcação fraudulenta que pode ter causado prejuízo de R$ 300 milhões aos cofres públicos.

Também foi exonerado o funcionário João Macedo Prado, da Divisão de Identificação e Fiscalização da SPU.

Os dois são alvos de inquérito da Polícia Federal, na Operação Perímetro, que recomendou ao Ministério do Planejamento, ao qual a SPU é subordinada, a demissão. A investigação começou em dezembro de 2012, e Lúcia depôs no inquérito. A dupla é acusada de fraudar documentos para repassar uma área federal ao setor privado. As exonerações foram publicadas ontem no Diário Oficial da União.

Segundo investigação da PF, os servidores emitiram relatório de demarcação fraudulento da área Cana do Reino na Fazenda Brejo ou Torto, no Setor Habitacional Vicente Pires, em Brasília.

O relatório teria beneficiado um investigado e prejudicado os interesses da União e do governo do Distrito Federal.

O advogado de Lúcia, Pedro Ivo Veloso, afirmou que considerou “precipitada e açodada” a recomendação da PF para que Lúcia fosse desligada do cargo. Veloso afirmou que não era necessário o afastamento, e que ela agiu conforme recomendação da Advocacia Geral da União:

- A PF foi açodada ao concluir pela responsabilidade da minha cliente. A decisão de Lúcia, na SPU, foi tomada com base em parecer da AGU e critérios técnicos. Eventuais problemas técnicos não querem dizer que há fraude, o que não foi apontado.

O inquérito da PF está nas mãos do Ministério Público Federal, que vai decidir pela abertura da ação, pelo arquivamento do caso ou solicitará novas diligências. Veloso afirmou que o afastamento de sua cliente foi uma decisão política do Ministério do Planejamento.

- Ela está tranquila. Vamos aguardar os desdobramentos – disse Veloso.

O Planejamento vinculou a exoneração da servidora à investigação da PF. Informou que o relatório é relativo à Operação Perímetro e decidiu exonerar os servidores. Lúcia Carvalho foi indiciada por cinco crimes, entre eles formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude processual. Outras cinco pessoas, entre elas dois funcionários da SPU, também foram indiciadas por participar do esquema.

Quando o caso veio à tona, no fim do ano passado, a Controladoria Geral da União (CGU) abriu um procedimento administrativo disciplinar contra a ex-deputada, que ainda não foi concluído. Ela foi deputada distrital quando Joaquim Roriz (PMDB) era o governador do DF; Lúcia Carvalho era uma dura opositora. Em 2000, ela declarou em um programa do PT que a marca do governo Roriz era a corrupção e que a merenda escolar era superfatur

Fonte: O Globo/Fator RRH

Motocicleta é furtada em Alexandria/RN

Na tarde desta terça-feira (30), por volta das 16h30min, foi furtada uma motocicleta Honda CG 125 , placa MXN 7170, cor vermelha, ano e modelo 1995, no Bairro do Cascalho, na cidade de Alexandria/RN, a qual pertence a Ailzo Vieira de Lima. 

Diligencias foram realizadas, mas até o momento não foi encontrada.

A 8ª DRPC em Alexandria/RN, na pessoa do Dr. Célio e o Agente Jonas Loiola investigam o caso, já que o Modus operandi do fato típico, ilícito e culpável foi o mesmo usado em outros furtos na região.

Quer comprar carro ou moto barato? Veja aqui

Tatá Motos comunica a todos os clientes e amigos que, além de motos novas e usadas, está comprando e vendendo também carros (novos e usados) de todas as marcas.

tata-motos-autos_cofemac016

Para quem quer comprar uma moto, nós temos dezenas de modelos, cores e marcas. Novas e usadas.
Vendemos à vista com o melhor preço da região.
Fazemos consórcio e financiamento com juro bem baixinho.

Quer comprar um veículo? Venha agora mesmo em nossa loja!
Tatá Motos & Autos
Rua José Barbosa, em frente ao Bradesco, no Centro de Uiraúna.
Fones: (83) 3534.1239 / 9631.3939 - Tim

RN tem 101 municípios inscritos no programa Mais Médicos

 

O programa Mais Médicos teve a adesão de 101 municípios do Rio Grande do Norte, que equivalem a 60% do total de prefeituras do estado. Juntas, estas cidades apresentaram demanda e capacidade para terem 286 médicos atuando na atenção básica. As inscrições do primeiro mês terminaram à meia-noite desta quinta-feira (25). O segundo mês de adesão terá início no dia 15 de agosto.

No Brasil todo, 3.511 municípios se inscreveram no Programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos para atuar na sua atenção básica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou o aumento da demanda por médicos no país do início do ano para cá. “Não só faltam médicos na atenção básica como cresceu a demanda. Pela chamada do Provab, realizada no início do ano, tínhamos 9 mil vagas. Em 15 dias de inscrições no programa, os municípios mostram que há mais de 15 mil vagas. Ou seja, os dados da adesão mostram que faltam médicos no Brasil e que a carência desses profissionais aumentou desde o início do ano”.

A região Norte teve a maior participação de seus municípios (73%), seguida de Sul (68%), Nordeste (66%), Centro-Oeste (60%) e Sudeste (55%). Entre os estados, destacam-se o Amazonas (97%), Amapá (94%), Acre (86%), Rondônia (85%), Ceará (82%), Roraima (80%), Bahia (76%), Piauí (74%), Pará (73%), Paraná (72%) e Espírito Santo (71%).

Todos os profissionais serão avaliados e supervisionados por universidades federais. Nesta primeira etapa, 41 instituições, de todas as regiões do País, se inscreveram no Mais Médicos.

Médicos

Desde o lançamento do edital, em nove de julho, 18.450 médicos se inscreveram no programa. Neste universo, os filtros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar inscrições de quem não tinha real interesse em atender a população de municípios do interior e da periferia das grandes cidades identificaram 8.307 pedidos de participação com números inválidos de registro em conselhos regionais de Medicina (CRMs).

Também foi apontada a inscrição de 1.270 médicos residentes, que terão de formalizar o desligamento de seus programas de especialização antes de homologar sua participação no Mais Médicos.

Todos os médicos brasileiros têm até a meia-noite de domingo para sanar eventuais inconsistências e concluir, por meio do portal www.saude.gov.br, a entrega de documentos. Eles também terão de indicar seis opções de cidades, entre as 3.511 participantes, onde desejam trabalhar.

Nesta lista, eles apontarão, em ordem de preferência, uma opção entre cada dos seguintes grupos: capital; município de região metropolitana; bloco de 100 municípios de maior vulnerabilidade social; cidades cujo índice de extrema pobreza supera 20% de sua população; e distritos sanitários indígenas. A sexta opção estrará entre as cidades que não estão nestes perfis.

Como definido desde o lançamento do Mais Médicos, os brasileiros terão prioridade no preenchimentos dos postos apontados. Os remanescentes serão oferecidos a primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Entre os 18.450 profissionais inscritos, 1.920 se formaram no exterior, em 61 países distintos.

Em 1º de agosto, será divulgada a relação de médicos com CRM válido no Brasil e a indicação do município designado para cada profissional.  Os profissionais terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até três de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão publicadas no Diário Oficial da União.

TRT-RN: Servidor lança breve história do Rockn Roll

Ugo Monte O que tem a ver a política e a economia com o Rock? Para o servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), músico, advogado e historiador Ugo Monte, essa relação está intimamente ligada com o contexto histórico em seus vários momentos da história.
Apaixonado por rock desde a adolescência, nos anos 80, quando morou em Brasília e viveu a efervescência daquela época, Ugo utilizou-se de sua formação como historiador para mergulhar de cabeça numa pesquisa que durou dois anos e resultou no lançamento de seu primeiro livro: ROCKN ROLL Uma breve história da música que mudou a maneira de ver o mundo.SERVIDOR UGO MONTE 032
O livro será lançado em Natal, nesta sexta-feira (2), às 19h, durante sessão de autógrafos na Capitania das Artes, na Avenida Câmara Cascudo, na Cidade Alta.
Ugo percorre a história do rock, dos anos 50 aos dias atuais, em nove capítulos cheios de referências ao contexto histórico e social. É um livro para iniciados e iniciantes sobre o Rock e seu contexto histórico, explica.
Cada capítulo do livro traz, ainda, uma relação de músicas por ano de gravação, uma discografia básica e uma relação de filmes e documentários feitos em cada época ou sobre ela. No final, o livro também traz um glossário de termos roqueiros.
O primeiro capítulo aborda o surgimento do rock nos Estados Unidos, a partir do início dos anos 50, enquanto o segundo capítulo fala dos Beatles e a influência do rock britânico, no início da década de 60.
O rock psicodélico, o movimento Hippie e o movimento estudantil de Maio de 68 são tratados no terceiro capítulo.
Já o fim da utopia do movimento Hippie com a morte de vários ídolos do rock por causa do consumo de drogas, como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, e o surgimento do Rock Progressivo, do Glam Rock e do Heavy metal no início dos anos 70, são detalhados no capítulo seguinte.
O quinto capítulo faz uma narrativa sobre o surgimento do movimento Punk em Nova York e depois na Inglaterra, e cita, ainda, a influência do reggae jamaicano de Bob Marley como expoente da música do terceiro mundo, de 1976 a 1981.
O sexto capítulo é dedicado ao surgimento da música pop no mundo e a geração MTV, com o surgimento da linguagem do vídeoclip, a partir de 1982.
O Rock alternativo dos Estados Unidos, com a cena Grunge de Seattle, tendo como expoentes as bandas Nirvana e o Pearl Jam, o Britpop inglês com o Oasis, além da música eletrônica e o Hip Hop, são os assuntos principais do sétimo capítulo, que vai de 1989 a 1997.
O oitavo capítulo é dedicado à crise da indústria fonográfica a partir do surgimento do Napster, o primeiro programa de compartilhamento de arquivos de música em rede grátis, no final dos anos 90 e início da década de 2000.
Nesse capítulo, Ugo ainda trata dos bastidores da música, a formação do cartel da música fonográfica e o início da derrocada das grandes gravadoras.
No último capítulo, o autor faz um apanhado geral sobre tudo o que foi discutido para entrar na cena do rock independente, em meados dos anos 2000, com o revival do rock de garagem nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde figuram bandas como Black Keys e Strokes (EUA) e Coldplay, Inglaterra.
Nesse primeiro, o historiador se dedica muito pouco à história do rock brasileiro, limitando-se apenas a algumas citações esporádicas. O motivo é que Ugo pretende lançar outro livro dedicado exclusivamente à cena brasileira.
SERVIÇO
Lançamento do livro ROCKN ROLL - Uma breve história da música que mudou a maneira de ver o mundo, de Ugo Monte.
Data: Sexta-feira - 2 de agosto de 2013, às 19:00h.
Local: Capitania das Artes Av. Câmara Cascudo - Cidade Alta Natal RN.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Direitos dos trabalhadores brasileiros e os 70 anos da CLT

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) completa 70 anos. Desde sua criação, os trabalhadores conquistaram muitos direitos. Foi durante o regime do Estado Novo que o salário mínimo, a jornada definida e a carteira de trabalho foram criados. Uma das maiores conquistas da classe trabalhadora brasileira. Atualmente, os direitos não param de aumentar e só nos primeiros cinco meses deste ano foram emitidos quase três milhões de documentos. “A CLT vem avançando significativamente, muitas normas foram criadas, como o direito a férias, 13º, fundo de garantira e seguro desemprego”, afirma a juíza do trabalho Olívia Figueiredo. O aniversário da CLT chega num momento extraordinário da luta política nacional, principalmente neste momento em que consolidamos um ciclo virtuoso de geração de empregos, ampliação dos direitos sociais e trabalhistas, bem como os ganhos nos salários e na renda nacional. Segundo o Ministério do Trabalho existem 48 milhões de trabalhadores com carteira assinada. O Brasil da era Lula-Dilma em nada se assemelha com o país deixado por FHC. Se no início de 2003 o índice de desemprego era de 13%, hoje atingimos o patamar de quase pleno emprego A classe trabalhadora brasileira tem muito o que comemorar, mas também ainda há muito por fazer. Em março de 2003, início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, a taxa de desocupação era de 12,1%. O governo Lula, em oito anos, gerou 15,3 milhões de empregos, ante os 5 milhões da era FHC. Somados aos empregos gerados no governo da presidenta Dilma Rousseff, o governo do PT já criou 19 milhões de novas vagas em dez anos. Criada por meio do Decreto-lei nº 5.452, de 1º-5-1943 a CLT foi sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, e passou a vigorar naquele mesmo ano. O novo texto unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, regulamentando as relações individuais e coletivas do trabalho. Dentre os direitos garantidos pela CLT estão a jornada de trabalho de 44 horas semanais, o pagamento de férias e horas-extras com acréscimo de 50% do valor da hora normal, o aviso prévio e o seguro-desemprego, dentre outros benefícios. “A CLT, para os trabalhadores brasileiros, é o instrumento legal mais importante da história porque legaliza o mundo do trabalho e permite que os trabalhadores, mesmo aqueles que não têm sindicato, tenham direitos básicos consagrados”, afirma o senador Paulo Paim (PT-RS). “A legislação é essencial para estabelecer um equilíbrio na relação entre capital e trabalho e deve existir um patamar de garantias mínimas dos trabalhadores, porque senão o poder do capital acaba sujeitando os trabalhadores à piora na sua situação”, disse o juiz João Bosco Coura, diretor administrativo da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). As tentativas de flexibilização dos direitos trabalhistas não são recentes, como disse o professor do Instituto de Economia da Unicamp Marcio Pochmann. Ele adverte que durante os anos 90, no governo FHC, houve um empenho para se modificar a legislação trabalhista, dando validade às negociações em detrimento do que constava na legislação. Naquele ocasião, a CLT era considerada responsável pela crise e pelo desemprego que se abatia sobre o país. A CLT prossegue sendo a melhor garantia de benefícios sociais ao trabalhador. É vital relembrar as lutas que culminaram com a edição da CLT, especialmente para manter a classe trabalhadora mobilizada por seus direitos. A defesa da CLT é importante para evitar que conquistas históricas dos trabalhadores sejam flexibilizadas a pretexto de se modernizar as relações de trabalho no Brasil. A CLT se mantém de pé, apesar dos ataques, das críticas dos neoliberais e conservadores; e que precisa ser atualizada, mas não para tirar direitos dos trabalhadores, mas para ampliar a participação na produção. É preciso celebrar conquistas, ampliar os avanços e rechaçar as tentativas de flexibilização da legislação trabalhista.

Abdias Duque de Abrantes Jornalista, advogado e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities

LULA NÃO VAI VOLTAR PORQUE NÃO SAIU’, DIZ DILMA

foto

O encontro da presidente Dilma Rousseff com a Folha, na sexta, no Palácio do Planalto, começou tenso. "Minha querida, você tem que desligar o ar-condicionado", dizia ela a uma assessora.

Com febre e faringite, medicada com antibiótico, corticóide e Tylenol, e com "o estômago lascado", ela estava também rouca. Em pouco tempo, relaxou. E passou quase três horas falando sobre manifestações, inflação, PIB e a possibilidade de Lula ser candidato a presidente. Leia abaixo os principais trechos:

Folha - As manifestações deixaram jornalistas, sociólogos e governantes perplexos. E a senhora, ficou espantada?

Dilma Rousseff - No discurso que fiz na comemoração dos dez anos do PT, em SP [em maio], eu já dizia que ninguém, ninguém, quando conquista direitos, quer voltar para trás. Democracia gera desejo de mais democracia. Inclusão social exige mais inclusão. Quando a gente, nesses dez anos [de governo do PT], cria condições para milhões de brasileiros ascenderem, eles vão exigir mais. Tivemos uma inclusão quantitativa. Esta aceleração não se deu na qualidade dos serviços públicos. Agora temos de responder também aceleradamente a essas questões.

Mas a senhora não ficou assustada com os protestos?
Não. Como as coisas aconteceram de forma muito rápida, eu acho que todo mundo teve inicialmente uma reação emocional muito forte com a violência [policial], principalmente com a imagem daquela jornalista da Folha [Giuliana Vallone] com o olho furado [por uma bala de borracha]. Foi chocante. Eu tenho neurose com olho. Já aguentei várias coisas na vida. Não sei se aguentaria a cegueira.

Se não fosse presidente, teria ido numa passeata?
Com 65 anos, eu não iria [risos]. Fui a muita passeata, até os 30, 40 anos. Depois disso, você olha o mundo de outro jeito. Sabe que manifestações são muito importantes, mas cada um dá a sua contribuição onde é mais capaz.

O prefeito Fernando Haddad diz que, conhecendo o perfil conservador do Brasil, muitos se preocupam com o rumo que tudo pode tomar.
Eu não acho que o Brasil tem perfil conservador. O povo é lúcido e faz as mudanças de forma constante e cautelosa. Tem um lado de avanço e um lado de conservação. Já me deram o seguinte exemplo: é como um elefante, que vai levantando uma perna de cada vez [risos]. Mas é uma pernona que vai e "poing", coloca lá na frente. Aí levanta a outra. Não galopa como um cavalo. Aí uma pessoa disse: "É, mas tem hora em que ele vira um urso bailarino". Você pode achar que contém a mudança em limites conservadores. Não é verdade. Tem hora em que o povo brasileiro aposta. E aposta pesado.

A senhora teve uma queda grande nas pesquisas.
Não comento pesquisa. Nem quando sobe nem quando desce [puxa a pálpebra inferior com o dedo]. Eu presto atenção. E sei perfeitamente que tudo o que sobe desce, e tudo o que desce sobe.

Mas isso fez ressurgir o movimento "Volta, Lula" em 2014.
Querida, olha, vou te falar uma coisa: eu e o Lula somos indissociáveis. Então esse tipo de coisa, entre nós, não gruda, não cola. Agora, falar volta Lula e tal... Eu acho que o Lula não vai voltar porque ele não foi. Ele não saiu. Ele disse outro dia: "Vou morrer fazendo política. Podem fazer o que quiser. Vou estar velhinho e fazendo política".

Para a Presidência ele não volta nunca mais?
Isso eu não sei, querida. Isso eu não sei.

Ao menos não em 2014.
Esses problemas de sucessão, eu não discuto. Quem não é presidente é que tem que ficar discutindo isso. Agora, eu sou presidente, vou discutir? Eu, não.

Mas o Lula lançou a senhora.
Ele pode lançar, uai.

O fato de usarem o Lula para criticá-la não a incomoda?
Querida, não me incomoda nem um pouquinho. Eu tenho uma relação com o Lula que tá por cima de todas essas pessoas. Não passa por elas, entendeu? Eu tô misturada com o governo dele total. Nós ficamos juntos todos os santos dias, do dia 21 de junho de 2005 [quando ela assumiu a Casa Civil] até ele sair do governo. Temos uma relação de compreensão imediata sobre uma porção de coisas.

Mas ele teria criticado suas reações às manifestações.
Minha querida, ele vivia me criticando. Isso não é novo [risos]. E eu criticava ele. Quer dizer, ele era presidente. Eu não criticava. Eu me queixava, lamentava [risos].

Como a senhora vê um empresário como Emílio Odebrecht falar que quer que o Lula volte com Eduardo Campos de vice?
Uai, ótimo para ele. Vivemos numa democracia. Se ele disse isso, é porque ele quer isso.

Do Blog com Folha

BARBOSA DIZ QUE NÃO É CANDIDATO À PRESIDÊNCIA

foto

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse em entrevista publicada ontem no jornal "O Globo" que não é candidato à Presidência e que o país não está preparado para "um presidente negro".

Em recentes pesquisas de intenção de voto, Barbosa tem surgido como opção para as eleições do ano que vem.

O ministro afirmou ainda que nunca cogitou entrar na política, mas não esclarece se sua decisão é definitiva. As candidaturas para a disputa de 2014 só serão oficializadas em junho do ano que vem.

Barbosa citou ainda "bolsões de intolerância", dando como exemplo reportagem que, no domingo retrasado, mostrou que o ministro adquiriu um apartamento em Miami (EUA) por meio de uma empresa que tem por sede o apartamento da União que Barbosa ocupa em Brasília.

A compra de imóvel no exterior por meio de empresa resulta em benefícios fiscais.

O ministro disse que a reportagem foi uma "invasão brutal" da sua privacidade e que "o jornal se achou no direito de expor a compra de imóvel modesto nos EUA".

Ouvida por "O Globo", a reportagem afirmou em nota que "Joaquim Barbosa ainda não está acostumado ao cargo, que o expõe ao escrutínio público e reduz sua privacidade".

O presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), Nino Toldo, defendeu ontem uma apuração sobre as circunstâncias da compra.

Toldo afirmou ainda que a abertura da empresa configura afronta à Lei Orgânica da Magistratura, que veda aos magistrados "exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista".

A reportagem não conseguiu localizar ontem a assessoria do ministro.

Do Blog com Folha

- See more at: http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2013/07/29/barbosa-diz-que-nao-e-candidato-a-presidencia/#more-82155

SENADOR CRISTOVAM BUARQUE CHEGA A CAPITAL POTIGUAR NESTA TERÇA-FEIRA E VEM DEFENDER PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO.

Ele quer federalizar as escolas públicas do Brasil tornando-as, desse modo, escolas modelo e de excelência. Bandeira que vem defendendo desde que foi ministro da Educação do Governo Lula e depois amplamente divulgada em sua campanha presidencial.

O senador da República, pelo PDT, Cristovam Buarque estará em Natal nesta terça-feira (30), para defender suas ideias de como deve ser encarada a educação no Brasil. O evento é aberto ao público, será na Assembleia Legislativa, a partir das 19h30, e faz parte do Seminário Verde, uma proposta do Diretório Estadual do Partido Verde do RN, em parceria com a Fundação Verde Herbert Daniel.

Fonte: Marcos Dantas

GOVERNO DO RN REMANEJA VERBA PARA PAGAMENTO DA FOLHA DE JULHO, E COMO SERÁ AGOSTO?

 

Um decreto assinado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) retira R$ 50,5 milhões de áreas como segurança e saúde para destiná-los a cobertura de um déficit na folha de pessoal estimado em R$ 89 milhões. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (24). Para não atrasar o pagamento dos vencimentos do funcionalismo público estadual, o Executivo necessitou remanejar valores inicialmente destinados a reformar, construir penitenciárias e cadeias públicas; adquirir armamento e munição para o sistema de segurança; ampliar unidades hospitalares; conservar e recuperar rodovias; desenvolver atividades em setores de cultura e educação, entre outros. A redução e o acréscimo de valores em rubricas diversas ao longo do ano, no âmbito do orçamento anual, é algo comum. Mas a retirada de montantes substanciais de setores vitais, para salvaguardar tamanho déficit, não é tão corriqueiro assim.

Preocupada com a repercussão que poderia causar o atraso no pagamento da folha de pessoal, a governadora Rosalba Ciarlini ordenou aos auxiliares da área econômica que fizessem todos os esforços para garantir o recebimento, em dia, dos servidores. No DOE da quarta-feira (24) um outro decreto destinou outros R$ 43 mil para a folha, recursos subtraídos da preservação do patrimônio público, construção e reforma de unidades do Itep e ampliação da frota de veículos do estado. Pelo jeito, os aproximados R$ 38 milhões que ainda restam ser viabilizados para complemento da folha do mês vão ser removidos dentro do OGE a conta-gotas.

O Governo precisaria reservar para pagamento das remunerações dos servidores cerca de R4 391 milhões por mês. O problema, segundo alegam interlocutores da gestão Rosalba Ciarlini, é que o acréscimo financeiro mês a mês na folha não tem sido nada gradual. A implantação de planos de cargos e vencimentos, decisões judiciais determinando a fixação de ganhos salariais, entre outras demandas, têm avolumado as obrigações financeiras do estado com os servidores.

Para dividir o problema, o Executivo tem registrado que a responsabilidade é de todos, inclusive dos demais Poderes e Ministério Público. E tem pedido abertamente a compreensão das instituições para colaborarem financeiramente. O último pleito foi para que o repasse do chamado duodécimo (recurso pertencente ao Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ministério Público) – possa ser reduzido este mês. Ou então para que se consolide um acordo no sentido de que apenas parte do duodécimo de julho seja repassado ao TJ/RN, MPE, AL e TCE, valores que garantam o pagamento da folha das instituições; e no dia 10, o restante seja repassado. A “compreensão”, pelo que se sabe, não foi acatada. Ainda não.

Fonte: Wilma Wanderley/blog da Gláucia Lima

Dois Adolescentes são levados à Delegacia de Luis Gomes Sob suspeitas de furtos em Zona Rural de Major Sales, RN

Major Sales – Na última sexta-feira (25), dois adolescentes foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Luis Gomes sob suspeitas de furtos a Igreja de Cristo da localidade do sítio Fazenda Nova, zona Rural de Major Sales/RN. 

De acordo com os adolescentes eles estavam pegando passarinho quando viram dois ventiladores por trás da Igreja de Cristo, na localidade do sítio fazenda Nova, zona rural de Major Sales, onde levaram, desmontaram e jogaram dentro de um açude. 

Os dois ventiladores tinham sido furtados da referida Igreja, juntamente com um aparelho de DVD, uma caixa de Som e uma maquina de som. 

Foi lavrado Boletim Circunstanciado contra os referidos adolescentes e encaminhado ao Ministério Público da Comarca de Luis Gomes/RN.

Da Redação do Blog do Sargento Andrade

José da Penha/RN:Agricultor é encontrado morto às margens da BR 405

 

José da Penha - O corpo da pessoa identificada como sendo a pessoa de Antônio Jeronimo da Silva Filho, de 40 anos de idade, natural de José da Penha e residente no sítio Pejoaba zona rural daquele município foi encontrado nas margens da BR 405,  mais precisamente no sítio Baixa do Fogo, zona rural também daquele município.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 06 horas da manhã desde domingo (28), populares passavam pela referida rodovia quando deram conta de um corpo caído as margens da referida rodovia, onde acionaram a PM. Ainda de acordo com a PM ao chegar ao local, à vítima já estava em estado de óbito.

De acordo com informações o corpo foi encaminhado ao Hospital Regional de Pau dos Ferros já que aparentemente não havia sinais de violência. A vitima tinha problemas de alcoolismo e que possivelmente a causa morte tenha sido uma parada cardiorrespiratória. 

Galeria de Fotos:


Polícia Militar de Major Sales recupera objetos furtados em Igreja Evangélica na Zona Rural de Major Sales, RN

Major Sales - A Policia Militar da Cidade de Major Sales, sob o comando do Sargento Andrade, juntamente com sua equipe, passou a investigar dois furtos as Igrejas Evangélicas Congregação Cristã do Brasil e Igreja de Cristo, ambas localizadas em zona rural do município de Major Sales.

De acordo com a PM a autoria dos furtos praticamente já está esclarecida, já que alguns objetos como uma caixa de som foram encontrados na residência onde o autor do fato morava. O nome do suspeito não foi divulgado em razão do mesmo ter se evadido do local. Além desses dois furtos também foram furtados de uma residência da mesma localidade dois botijões de gás e segundo informações vendidos a uma pessoa do município de Major Sales/RN. 

De acordo com o Sargento Andrade, Comandante do Policiamento local, ele ressaltou a importância do trabalho da policia em parceria com a sociedade. Isso mostra uma Sociedade engajada na busca de melhorias para o município no âmbito  da segurança Pública. Finalizou. 

Majorsalense é preso depois de dirigir bêbado e capotar carro em José da Penha, RN

José da Penha – Uma pessoa foi presa no início da noite deste sábado (27) após dirigir embriagado e capotar o carro na BR 405, mais precisamente no sítio Baixa do Fogo, zona rural de José da Penha/RN. 

De acordo com informações a pessoa identificada como Francisco Vandeilson Filho, de 22 anos de idade, residente em Major Sales/RN, conduzia o veiculo, tipo gol, placa MMS 3545 de Cajazeiras/PB, perdeu o controle de direção e em seguida capotou as margens da referida rodovia. 

A esposa e um filho que acompanhava o condutor foram encaminhados ao Hospital Regional de Pau dos Ferros com ferimentos leves. 

O condutor foi levado para a 4ª Delegacia Regional de Pau dos Ferros e autuado em flagrante por embriaguez ao volante. O mesmo foi submetido ao teste de bafômetro onde foi constatado 1.28 mg/L de teor alcoólico. 

Até o fechamento desta publicação o mesmo permanecia preso no Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros à disposição de Justiça. 

Galeria de Fotos:

Paraiba:Bernardino Batista adere ao programa 'Mais Médicos'

medico-estetoscopioDe acordo com dados do último balanço do Ministério da Saúde, 62 dos 223 municípios paraibanos se inscreveram no Programa Mais Médicos. E amanhã (25) termina o prazo para inscrição de municípios no Programa Mais Médicos. Em todo o Brasil, inscreveram-se, até agora, 1.874 cidades.

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, estão sendo investidos R$ 15 bilhões na infraestrutura da rede pública de saúde. Deste valor, R$ 7,4 bilhões serão usados na construção de 818 hospitais, 601 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e de 16 mil unidades básicas de saúde, R$5,5 bilhões na reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs e R$ 2 bilhões em 14 hospitais universitários.

Nota do ministério informa que já foram investidos no estado do Rio R$ 160 milhões, para obras de reforma e ampliação em 655 unidades de saúde e R$ 6,5 milhões na compra de equipamentos para 276 unidades. Além disso, R$ 20,6 milhões foram gastos na construção de dez UPAs e R$164,6 milhões na reformas de 28 hospitais.

O Programa Mais Médicos criará cerca de 11,5 mil vagas para médicos e 12 mil para residentes, em todo o Brasil, diz a nota. O objetivo do projeto é fortalecer a atenção básica, resolvendo, assim, 80% dos problemas de saúde sem que as pessoas precisem recorrer a hospitais. “O que faz a diferença no atendimento à população é o médico presente na unidade básica de saúde perto de casa”, enfatizou, em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O projeto faz parte de um plano para melhoria de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando ampliar o número de médicos em regiões carentes, como municípios do interior e periferia das grandes cidades, e acelerar os investimentos em hospitais e unidades de saúde.
Veja as cidades que aderiram

AGUA BRANCA, AGUIAR, ALAGOINHA, ALGODAO DE JANDAIRA, AREIA, ASSUNCAO, BAIA DA TRAICAO ,BARAUNA ,BARRA DE SANTANA ,BAYEUX ,BELEM BELEM DO BREJO DO CRUZ, BERNARDINO BATISTA , BOA VENTURA, BONITO DE SANTA FE, BREJO DOS SANTOS ,CACIMBA DE AREIA, CAJAZEIRAS, CAJAZEIRINHAS, CARAUBAS, CATINGUEIRA, CATURITE, CONCEICAO, CONDE ,CUBATI ,DAMIAO ,FREI MARTINHO, GADO BRAVO, GUARABIRA, INGA, JUAZEIRINHO ,MANAIRA, MONTEIRO ,NOVA FLORESTA, NOVA OLINDA, OLHO D’AGUA, OLIVEDOS, PEDRA LAVRADA, PIANCO, PICUI, POCINHOS, POMBAL, REMIGIO, RIACHAO, SANTA CECILIA, SANTA INES .

Agência Brasil

Empregado do circo Babalu é preso por estupro de menor

estupro90965Na última sexta-feira (25) um funcionário do circo Babalu foi preso pela polícia militar de São José de Piranhas acusado de ter praticado um estupro contra uma garota menor de idade naquela cidade.

A polícia informou que o acusado é Thales Tiago da Silva, conhecido por “Galego”. Ele é natural de Mossoró/RN e acompanhava o circo. 

Ele foi preso pela guarnição policial e encontra-se na cadeia pública da cidade. Os colegas de circo não quiseram comentar o caso.
Anteriormente o circo Babalu passou pelas cidades de Uiraúna e São João do Rio do Peixe, depois seguiu para São José de Piranhas, onde se encontra há 15 dias.

Outro caso

Já no sábado (27) outro homem, José Nilton Freitas Tomaz, foi preso por força de mandado de prisão também acusado de estupro e se encontra detido na cadeia local.

Fonte: COFEMAC / Fábio Barbosa

Membros da comunidade Católica Jesus Pérola Preciosa de Sousa participaram da Jornada Mundial da Juventude

IRMA MARIANA DA COMUNIDADE JESUS PEROLA PRECIOSA (1)

A integrante do ministério da música, Antonia, da comunidade Jesus Católica Jesus Pérola Preciosa de Sousa e a freira Mariana da comunidade Jesus Católica Jesus Pérola Preciosa do Pinhão-Vieirópolis participaram da Jornada Mundial da Juventude. O evento teve início dia 23 no Rio de Janeiro (RJ) e terminou dia 28 deste mês.

A jornada teve o objetivo de promover um encontro pessoal com Cristo como disse o saudoso papa João Paulo II. A Jornada Mundial da Juventude (JMC) incentiva a solidariedade dos participantes, através da troca de experiência, o que contribui com a formação de valores cidadãos.

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro.

Essa convocação foi feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), durante a audiência geral no dia 24 de agosto.

Para a freira Mariana é importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo e esse tema, de fazer discípulos, de chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor, é o tema mais querido do Evangelho de Mateus.

“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!”, disse o Papa Francisco entre aplausos no Palácio Guanabara, em ato protocolar com a presidente Dilma Rousseff na noite de segunda-feira, 22. O Sumo pontífice saudou os jovens e todos os peregrinos presentes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

Segundo o Pontífice, é ideal que se dê oportunidades a todos os jovens. “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço”, disse.

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2016, será realizada em Cracóvia, na Polônia, cidade natal do papa João Paulo II.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

domingo, 28 de julho de 2013

Em Parana/RN: Foragido da Justiça usa nome falso e escapa da Policia

Paraná - O foragido da justiça Antonio Pereira Filho, conhecido como Antônio Filho, natural de Tenente Ananias/RN e companheiro foram detidos após uma abordagem na RN 117, nas proximidades da Escola Estadual 26 de Março, ambos estavam em um veiculo Cross Fox, cor preta, placa KGT 8771/PB, o qual apresentou uma CNH em nome de José Hilton da Silva Lacerda.

De acordo com o Comandante do Destacamento, Sargento Ataildo,  o fato aconteceu por volta das 10h30min, desta quinta-feira (25). Antônio Filho juntamente com outra pessoa foram levados para Delegacia de Policia para averiguações, em virtude do seu nervosismo diante da presença da Policia.

De acordo com a PM quando era interrogado sobre sua identidade e residência, Antônio Filho passou alguns minutos em frente à Delegacia de Policia de Paraná/RN enquanto o Policial verificava a autenticidade do documento, foi quando ele disse que iria realizar uma ligação para um amigo, aproveitando da má qualidade do sinal da empresa de telefonia TIM que atende o município, foi se afastando fingindo buscar sinal e pegou um mototaxista  saindo  com destino a cidade de Vieirópolis/PB no caminho o pneu da moto furou e ele adentrou no mato, tomando rumo ignorado.

O veiculo ora apreendido e liberado em seguida por não constar nada que impedisse sua liberação, o companheiro de Antônio Filho o qual se tratava de um macaqueiro do Hospital Regional de Sousa/PB e nada constava contra sua pessoa.

Após a fuga foi constatado realmente que havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Marcelino Vieira/RN.

Com informações do Nosso Paraná/RN.

Portaria abre prazo para o RN formalizar parceria com o “Brasil mais seguro”, diz Henrique Alves

Portaria baixada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 17, abre prazo até 16 de agosto para que a Secretaria de Defesa Social do Rio Grande do Norte apresente propostas visando o desenvolvimento de ações prioritárias na área de Segurança Pública.

A informação foi transmitida pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, que respaldou junto ao Ministério da Justiça os pleitos da governadora Rosalba Ciarlini à presidente Dilma Roussef e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para integraro Rio Grande do Norte no programa “Brasil mais seguro”.

Henrique acrescentou que a portaria, assinada pela secretária Regina Maria Filomena de Luca Miki, deixa claro que a parceria do Governos Federal e do RN na área de segurança terá como prioridades: 1) Estruturação das unidades especializadas da Polícia Civil; 2) Fortalecimento da polícia comunitária, da perícia forense e da inteligência em segurança pública.

O presidente assinalou também que o objetivo dessas ações será qualificar a investigação criminal relacionada aos crimes violentos letais e intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão seguida de morte, e mortalidade decorrente de ação policial, entre outros).

Ainda de acordo com Henrique Eduardo Alves, a portaria delineia ainda um resumo das propostas a serem apresentadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social. É previsto o aparelhamento da Delegacia de Homicídios nas cidades de Natal e de Mossoró, bem como a melhoria nas delegacias de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Macaíba. Além disso, também deve ser feita a implantação de bens móveis de polícia comunitária para atuação nas regiões mais violentes de Natal e nos municípios de Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Macaíba, apontados na portaria como “os mais violentos no mapa da violência”. Por fim, uma terceira proposta prevê o fortalecimento da Agência de Inteligência em Segurança Pública do Estado e implantação de núcleos de inteligência.

A formalização da parceria ficará vinculada à participação do RN com uma contrapartida de 5% do valor total das despesas.

Assessoria de Imprensa 

Presidência da Câmara dos Deputados

São Bento é campeão da 1ª Copa Icozinho de Futebol de Campo

DSCN0725

Nesta quinta (25) aconteceu a grande final da 1ª Copa de Futebol de Campo do Icozinho, promovida pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.

a grande final do certame coincide com o dia da padroeira do Distrito de Icozinho, Nossa Senhora Santana, e contou com a presença marcante do prefeito Jaime Júnior (DEM), que não mediu esforços para realizar um grande evento futebolístico, e toda a sua comitiva.

Após a grande final, o prefeito participou da procissão da santa, do tradicional leilão e da festa dançante, na quadra de esportes do Icozinho, com a Banda Bota pra Moer e Forró 4 X4.DSCN0728

Na final do torneio, o secretário de Esporte e Juventude, Alex Oliveira, que está participando da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, representando todos os jovens icoenses, na visita do Papa Francisco ao Brasil, foi representado pelo seu secretário adjunto, o professor Filipe dos Santos.

A 1ª Copa de Futebol de Campo do Icozinho acontece desde o dia 1º de junho. e contou com a participação de 10 equipes da região do Valçe do icozinho que, além de disputarem o aberto aconteceu tambem simultaneamente as disputas feminina e sub15.

DSCN0768 E na grande final o São Bento bateu o Alto da Varzea por 01 X00 gol de David e se sagrou campeão desta copa que, segundo o Prefeito Jaime junior vai se despontar como o maior evento de futebol amador da região.

na disputa feminina se sagru campeã a equipe de icozinho I e na disputa sub-15 a equipe de São Bento, os demais destaques:

Melhor goleiro: Lula –Alto da Varzea

Revelação: Murilo – varzea Grande

craque do campeonato: Toinho- São Bento

Artilheiro: Coruja - Flamengo

Por: Evaldomontes

DSCN0764DSCN0701 DSCN0702 DSCN0703 DSCN0709 DSCN0710 DSCN0711 DSCN0712 DSCN0713 DSCN0717 DSCN0718 DSCN0721 DSCN0722 DSCN0724 DSCN0726 DSCN0727 DSCN0728 DSCN0736 DSCN0747 DSCN0748 DSCN0749 DSCN0750 DSCN0751 DSCN0753 DSCN0754 DSCN0755 DSCN0756 DSCN0759 DSCN0760 DSCN0761 DSCN0762 DSCN0763

DSCN0811 DSCN0767 DSCN0768 DSCN0769 DSCN0770 DSCN0771 DSCN0772 DSCN0773 DSCN0777 DSCN0778 DSCN0779 DSCN0781 DSCN0782 DSCN0784 DSCN0785 DSCN0786 DSCN0787 DSCN0788 DSCN0789 DSCN0790 DSCN0792 DSCN0793 DSCN0795 DSCN0798 DSCN0799 DSCN0800 DSCN0801 DSCN0804 DSCN0805 DSCN0806 DSCN0810