sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Poço Dantas faz limpeza de açudes na zona rural

A prefeitura de Poço Dantas através da Secretaria de Obras e Serviços Municipais tem feito neste período de estiagem o desassoreamento de diversos açudes na zona rural em benefício do pequeno agricultor. Dessa forma os mananciais terão uma maior capacidade cumulativa de água.

P1000439

As 6 comunidades atendidas foram: Distrito de São João Bosco, Bulandeira, Lagoa dos Cezários, Baixa Verde, Assentamento Bom Jesus e Boa Vista conforme informações do Secretário Rufino Almeida.
A prefeitura dispõe hoje de várias máquinas que tem dado uma assistência constante ao produtor rural seja na limpeza de açudes ou no apoio da agricultura familiar de forma a favorecer a produção agrícola que é uma das principais fontes de renda do município.

Termina nesta sexta-feira prazo de pagamento de IPVA dos veículos com placas finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 3 e 4 têm até esta sexta-feira (28) para efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O consumidor pode pagar com desconto de 10% na opção da cota única ou então parcelada em três vezes sem redução, mas a primeira delas deverá ser paga também até hoje.

Tomando como base os dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que firmou convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para a entrega às residências, foram enviados 109.275 boletos de licenciamento dos proprietários de veículos de placas finais 3 e 4, sendo 49.839 da placa final 3 e outros 59.436 da placa final 4.

Contudo, caso o boleto ainda não tenha chegado às residências via Correios, o proprietário poderá imprimir pela internet no portal do Detran-PB. Basta informar o número completo da placa, CPF/CNPJ e o número do Renavam no link http://www.detran.pb.gov.br/index.php/atendimento-on-line/ipva.

Outras opções para impressão do boleto são os terminais de autoatendimento do Detran-PB instalados em diversas repartições públicas ou nos órgãos de Detran-PB, na capital, nas unidades do interior do Estado do Ciretran e uma das Casas da Cidadania. Lá, o contribuinte pode solicitar a impressão do seu boleto para efetuar o pagamento nas agências do Banco do Brasil.

REDUÇÃO MÉDIA – Em 2014, os proprietários de veículos usados no Estado da Paraíba terão uma redução média de 4,6% no pagamento do IPVA, quando comparado ao valor pago neste ano. A redução do pagamento do tributo toma como base a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de PesquisasEconômicas (Fipe) no mercado local, encomendada pela Receita Estadual ao instituto.

ISENÇÃO - O Governo do Estado manteve a isenção do IPVA dos proprietários de veículos que tenham mais de 15 anos completos de fabricação. A legislação estadual assegura isenção do tributo para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo abaixo de 1998. Os contribuintes deverão pagar apenas as demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran-PB e a taxa de bombeiro.

A Secretaria de Estado da Receita esclarece aos proprietários de veículos que a mudança de pagamento ocorrida no exercício de 2013 no calendário de pagamento do tributo segue neste

ano. Como a Receita Estadual adotou a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para corrigir os débitos tributários estaduais, o pagamento do tributo deverá ser quitado sempre até o último dia útil de cada mês para evitar pagamento de juros e perdas de redução, inclusive do desconto de 10% à vista na cota única. Caso o contribuinte deixe de pagar na data limite, além da perder o desconto, o pagamento do tributo sofrerá acréscimos da taxa Selic de 1% sobre o valor do IPVA mais 0,33% de juros de mora ao dia, com limite de até 20%.

Secom-PB

Futebol:Presidente do Sousa chama árbitro de ladrão e diz: "FPF quer desclassificar o Dinossauro"

O Sousa Esporte Clube empatou com o CSP durante o jogo na tarde desta quarta-feira (26), no estádio Amigão em Campina Grande. Os dois times pressionaram, buscaram o ataque, porém o placar terminou 0 a 0.

O CSP dominou o jogo no primeiro tempo e ainda mandou uma bola na trave. Já o Dinossauro do Sertão voltou mais ofensivo no segundo tempo e mandou uma bola na trave e outra no travessão, mas o placar terminou mesmo sem gols.

Ladrão
Após um lance polêmico aos 36 minutos do segundo tempo, o jogador Paulinho Mossoró do Sousa Esporte Clube, foi derrubado na área, mas o árbitro Antônio Umbelino não marcou pênalti. "O zagueiro deu uma pancada, me derrubou e o árbitro não marcou nada", disse o atleta.

Durante entrevista à jornada espotiva da rádio progresso, o presidente do Sousa Esporte Clube, Aldeone Abrantes, disse que o ábitro veio pronto para apitar contra o time sertanejo. "É um ladrão esse árbitro, é uma vergonha, muitos lances de falta que ele deixou de marcar para nosso time. Oito jogadores do Sousa levaram cartão amarelo. Realmente a Federação não quer que o Dinossauro do Sertão se classifique", disse.

No topo
Com o resultado, o Sousa continua na liderança com 24 pontos e ainda enfrentará fora de casa o Auto Esporte e o Atlético de Cajazeiras. As partidas serão marcadas pela Federação Paraibana de Futebl (FPF) para a próxima semana. O CSP permanece na vice-liderança com 23 pontos.

Por: Diario do sertão

Médica sousense fica ferida após capotar carro na BR 230 entre Sousa e Aparecida

A médica sousense Marcela Vieira, foi vítima de um acidente na BR 230 próximo a cidade de Aparecida, na tarde desta quinta-feira (27). O carro capotou e saiu da pista.
De acordo com informações da Polícia, a médica voltava da cidade de Santa Cruz, conduzindo um veículo Celta de cor prata e placa NQJ-1029, com destino a sua residência em Sousa, quando perdeu o controle em uma curva e capotou o veículo que caiu no matagal e ficou parcialmente destruído.
A vítima foi socorrida em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) até o Hospital Regional de Sousa para receber atendimento médico, e não corre risco de morte.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando os devidos procedimentos necessários ao caso.

PT NEGA VERBAS DE CAMPANHA AOS SEUS CANDIDATOS E EXIGE DINHEIRO DOS ELEITOS.

O lema do PT nas eleições de 2014 é: cada um por si e todos pelo partido. Nesta quinta-feira (27), dia em que o STF livrou oito réus do mensalão da condenação pelo crime de formação de quadrilha, o diretório nacional do partido divulgou um documento chamado ‘Carta Compromisso do Candidato e da Candidata Petista.” Anota as condições impostas aos que querem pedir votos sob a sigla do PT. Precisa ser assinado e registrado em cartório. Quem violar as regras sujeita-se à expulsão.

O texto tem seis folhas. Pode ser lido aqui. É especialmente draconiano nos trechos que envolvem dinheiro. “Deverá haver total separação das finanças do partido e das finanças das campanhas eleitorais”, informa o PT, distanciando-se do modelo adotado na eleição de 2002, ano em que o então tesoureiro Delúbio Soares abriu suas arcas “não contabilizadas”.

Noves fora a campanha reeleitoral de Dilma Rousseff, o PT não parece compartilhar verbas. Candidatos a cargos majoritários —aos governos e ao Senado— não poderão espetar despesas de campanha nos diretórios estaduais. A menos que “os gastos tenham sido expressamente autorizados pelo respectivo diretório”, eventuais pedidos de socorro serão ignorados. “As instâncias superiores não se responsabilizarão por dívidas contraídas em instâncias inferiores”, diz o texto.

Postulantes a cargos proporcionais (deputados estaduais e federais) deverão “efetuar os gastos de campanha em seu respectivo nome, assumindo individualmente eventuais dívidas daí decorrentes”. Para registrar a candidatura no respectivo diretório, os pretendentes terão de informar “o número da conta bancária a ser obrigatoriamente aberta em seu próprio nome para a movimentação financeira de sua campanha eleitoral.”

TSE aprova novas regras para as eleições de outubro

Urna-300x249O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (27) três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.

Os ministros decidiram proibir que candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores. Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na TV sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.

Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão, o prazo era de 24 horas antes do pleito.

Sobre financiamento, o TSE reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o TSE decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais.

Bell Marques faz último show com Chiclete com Banana

bell chiclete

Embalados pelo hino “Sei que minha paixão é Chiclete. Sou chicleteiro, eu sou da paz, eu sou tiete”, fãs do Chiclete com Banana tratam a saída do vocalista Bell Marques do grupo como o “dia mais triste” de suas vidas. A despedida já tem data: terça-feira de Carnaval. Eles dizem que se sentem “órfãos”, já que colecionaram histórias, amigos e abadás em seus anos de chicleteiros. Para prestar as últimas homenagens ao grupo completo, esses fãs vão gastar até R$ 20 mil no Carnaval de Salvador.

Para ser um chicleteiro é preciso ter grana. Um abadá para seguir o bloco “Camaleão” na última apresentação da banda, na terça-feira de Carnaval — já esgotado no site oficial Central do Carnaval — custava R$ 1490, o equivalente a pouco mais de dois salários mínimos.

Resolução torna inviável Cláudia Regina disputar eleição de Mossoró

claudia-regina-2Afastada da prefeitura, Cláudia Regina (DEM) não poderá ser candidata nas eleições suplementares para prefeito de Mossoró marcadas para 4 de maio. É que ela precisará de uma liminar e a Resolução 23.256/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que pessoas na situação dela não podem ser candidatas.

Segundo O Mossoroense, o texto que torna inviável a postulação de Cláudia Regina mostra que está impedido de disputar o pleito suplementar o candidato que causou a nulidade da eleição. Inclusive, há o caso concreto de Jetro Gomes (PSB), prefeito cassado de Santa Maria da Boa Vista (PE). Ele tentou disputar a nova eleição e teve o registro negado pela Justiça Eleitoral.

3.º repasse de fevereiro do FPM será depositado hoje(28); Valor será 22% maior que no ano passado

Será creditado hoje (28), nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês de fevereiro de 2014.

O montante será de R$ 1.487.720.923,40, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, ou seja, incluindo a retenção do Fundo, o repasse é de R$ 1.859.651.154,25.

Em comparação ao repasse de fevereiro de 2013, o decêndio teve um crescimento expressivo, de 22%, em termos brutos e nominais, sem considerar a inflação.

Acumulado - O acumulado dos decêndios de fevereiro de 2014 é de R$ 8,536 bilhões, enquanto que, no mesmo período do ano anterior, o acumulado ficou em R$ 8,571 bilhões. Em termos reais, houve uma queda de 0,4%.

No ano de 2014, o FPM soma R$ 16,104 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 14,981 bilhões. Em termos reais, o crescimento é de 7,5%.

Previsão - De acordo com a Receita Federal, para o mês de março espera-se uma redução de 32% em relação a fevereiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores para que tenham prudência na execução de suas despesas já que esse mês de março o repasse será menor.

Luciano Cartaxo vê dificuldade para Ricardo se reeleger na Paraiba

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), comentou nesta quarta-feira (26) a decisão do PSDB entregar os cargos no Governo do Estado e a possibilidade do senador Cássio Cunha Lima entrar na disputa. Segundo ele, isso, a princípio, não muda a estratégia do PT para a campanha. O petista avalia que o maior prejudicado com a mudança de postura dos tucanos é o governador Ricardo Coutinho (PSB).

“Muda muito para o PSB, a minha leitura é que dificulta muito a reeleição do governador, tendo em vista que eles apostaram muito na manutenção dessa aliança com o PSDB. Quando se perde um parceiro desse, sem dúvida há uma divisão muito forte no bloco governista que fragiliza a candidatura à reeleição do governador”, disse Cartaxo após a solenidade em que assinou a ordem serviço para a reforma da Praça das Muriçocas.

Segundo Cartaxo, com a possível entrada da candidatura de Cássio, o blocão (PT, PSC e PP) vai sentar para analisar o cenário. Ele preferiu não fazer a defesa de uma única postulação do bloco de oposição. “Existem algumas pessoas que defendem essa tese, precisamos fazer uma avaliação do cenário. Eu não vejo como fazer uma antecipação desse processo, temos uma pré-candidata (Nadja Palitot) que tem um potencial de crescimento”, completou.

O prefeito também falou sobre mudanças no quadro de secretários da prefeitura. Cartaxo disse que está analisando a reforma administrativa e não deu prazo para ela acontecer. “Estamos avaliando, porque ainda existem alguns espaços na nossa administração, queremos concluir, queremos completar, tem três ou quatro vagas de secretário adjunto que a gente deve preencher , então vamos trabalhar dentro dessa perspectiva”.

Paraiba:Companhia de Trânsito anuncia blitz de Lei Seca durante Carnaval de Cajazeiras

O comandante da 5ª Companhia de Trânsito, Capitão Bruno Silva anunciou que foi iniciada a operação “Carnaval 2014: Brinque o Carnaval em Segurança”, na cidade de Cajazeiras e região. A companhia está à frente da operação, juntamente com os comandantes do Batalhão.

O capitão aconselhou os foliões a irem para o corredor da folia com espírito de paz, evitar excesso de bebida alcoólica e principalmente, quando misturado a bebida. Segundo ele, a companhia de trânsito vai fiscalizar os municípios de São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Uiraúna, São João do Rio Peixe, Sousa, Catolé do Rocha, São Bento, entre outros municípios.

Quanto ao Carnaval de Cajazeiras, o comandante informou que a entrada será pela PB 400.  Segundo ele, três viaturas darão suporte na entrada. Já ao longo da BR-230, a Polícia Rodoviária Federal vai realizar blitz de lei seca e não será permitido estacionar veículo as margens da BR.

O capital Bruno acrescentou ainda a informação de que, não será permitido nenhum evento de encontro de paredões com vendas de bebidas sem comunicar aos órgãos.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Paraiba:Prefeito consegue carro para Conselho Tutelar de Poço Dantas

O Prefeito Dedé anunciou nesta sexta feira no auditório da Câmara Municipal a aquisição de kits de material de escritório e um veículo automotor para o Conselho Tutelar Municipal. O Kit é composto por computadores, bebedouro, impressora multifuncional, refrigerador e etc.

pref-dede32235-oficial

O prefeito conseguiu o material ao visitar o gabinete do deputado Luis Couto e anunciou também que o deputado concedeu uma emenda parlamentar para melhorias de estradas vicinais como abertuda de estradas, pavimentação em paralelepípedo e outros serviços no valor de R$ 250.000,00.

Na mesma viagem Dedé juntamente com o Prefeito Gervazio Gomes (Bernardino Batista), Bosco Fernandes (Uiraúna), Wendel Dantas ( representando a prefeita Lucrécia deJoca Claudino) se reuniram com o DNIT e IPHAN e conseguiram garantir à população a retomada da obra da BR 434.

COFEMAC / Assessoria

SUPLENTE RENUNCIA, E "DEPUTADO DO CASTELO" VOLTA À CÂMARA.

Prefeito de Montes Claros, que poderia assumir no lugar de Eduardo Azeredo, informa à Câmara que não deixará a prefeitura. Com isso, Casa deve empossar Edmar Moreira nos próximos dias. Ele, no entanto, corre o risco de ter o mandato contestado por infidelidade partidária.

Conhecido na legislatura passada como o “deputado do castelo”, Edmar Moreira (PTB-MG) está voltando à Câmara. Segundo suplente da coligação do ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que renunciou ao mandato na semana passada, Edmar será chamado a tomar posse na Câmara nos próximos dias. Nesta segunda-feira (24), o primeiro suplente da chapa, Ruy Muniz (DEM-MG), recusou oficialmente a cadeira no Congresso, optando por seguir à frente da prefeitura de Montes Claros (MG).

O caminho agora está aberto para o ex-deputado, cuja família pôs à venda recentemente um castelo em estilo medieval por R$ 40 milhões. Edmar Moreira já enviou à Câmara pedido de informações sobre sua posse.

Infidelidade partidária

Ele, no entanto, corre o risco de ter o mandato contestado pelo Ministério Público Eleitoral por infidelidade partidária. Nas eleições de 2010, o ex-corregedor e ex-vice-presidente da Câmara obteve 45.576 votos e ficou na suplência da coligação formada por PR, PP, PPS, DEM e PSDB. Mas, em outubro do ano passado, trocou o PR pelo PTB.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) entendem que o mandato pertence ao partido ou à coligação, e não ao candidato eleito. Com base nesse entendimento, a antiga legenda, outro suplente interessado na vaga ou o Ministério Público Eleitoral podem reivindicar na Justiça eleitoral a cadeira ocupada até semana passada por Azeredo. O PR, antigo partido de Edmar, no entanto, já adiantou não ter qualquer intenção em cobrar a vaga.

Depois dele, o terceiro suplente da chapa é Dr. Ivair, prefeito de Conselheiro Lafaiete. Ele, porém, encontra-se na mesma situação do petebista: era filiado ao PSDB nas eleições de 2010, e agora está no PSB. Além disso, para assumir na Câmara, teria de renunciar à prefeitura. O quarto suplente é Helio Ferraz de Oliveira, o Baiano (PP).

Cota e castelo

Em 2009, então filiado ao DEM, Edmar Moreira renunciou à vice-presidência da Câmara e ao cargo de corregedor após a revelação de que destinava parte da cota parlamentar para uma empresa de segurança da qual era proprietário. Ele acabou absolvido no Conselho de Ética, mas a Casa mudou as regras, para proibir expressamente o parlamentar de mandar verba pública para os seus próprios empreendimentos.

Na época, também foi descoberto que o então deputado tinha um castelo no município de São João Nepomuceno, na Zona da Mata de Minas Gerais. O imóvel, no entanto, não constava da declaração de bens dele. Edmar comprovou que o havia repassado a dois filhos.

No ano passado, um deles, o deputado estadual Leonardo Moreira (PSDB-MG) foi indiciado pela Polícia Federal por falsificação de documentos, suspeito de ter escondido e, em seguida, subestimado o valor da propriedade em suas declarações de bens entregues à Justiça eleitoral.

Pivô da dança das cadeiras, Eduardo Azeredo renunciou ao mandato alegando que não queria mais ser “enxovalhado” e que estava com problemas de saúde decorrentes do processo do chamado mensalão mineiro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede 22 anos de prisão para Azeredo no Supremo Tribunal Federal, onde o ex-governador de Minas é réu em ação penal, acusado de ser o “maestro” do esquema de desvio de dinheiro público para campanhas eleitorais. O caso, que também tem o empresário Marcos Valério Fernandes como um dos seus personagens, é considerado o “embrião” do escândalo que abalou o governo Lula.

Fonte: Edson Sardinha

Marcelino Vieira/RN: Ministério Público recomenda que sejam efetuadas mudanças na direção médica e técnica de hospital

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Marcelino Vieira devem garantir a permanência de enfermeiros durante todo o horário de funcionamento do Hospital Maternidade Padre Agnelo Fernandes, de acordo com a Lei de Exercício Profissional nº 7.498/86. Para tal, se necessário for, que sejam contratados mais profissionais. Além disso, a unidade hospitalar deve mudar de direção médica e técnica. Essas são providências que o Município deve tomar em obediência à recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

Para expedir a recomendação nº 001/2014, publicada no Diário Oficial do Estado, a Promotoria de Justiça da Comarca de Marcelino Vieira levou em consideração o relatório de julho de 2012, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren/RN) sobre o hospital maternidade.

O documento aponta a ausência de enfermeiro nos setores onde são desenvolvidas ações de enfermagem, durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento de saúde. Outra irregularidade verificada pelo conselho é que a escala dos serviços de enfermagem, que não atende às recomendações do Coren, tem sido confeccionada por profissional não enfermeiro.

No relatório foi constatado ainda que a jornada de trabalho da maioria dos profissionais é de 24 horas, contrariando os parâmetros da legislação pertinente. O centro de material e esterilização também apresentou várias inadequações: profissionais não capacitados e sem supervisão de enfermeiro e registros em prontuários incompletos e sem identificação do profissional que o elaborou.

Em investigações decorrentes do inquérito civil nº010/2013, a Promotoria de Justiça verificou que a secretária de Saúde do Município, Ozilene Oliveira, também ocupa o cargo de diretora do Hospital Maternidade Padre Agnelo Fernandes. O representante ministerial Daniel Fernandes de Melo Lima recomendou que Ozilene Oliveira opte por um dos cargos de gestão. De acordo com a artigo 28 da Lei Federal nº 8.080/1990, "os cargos e funções de chefias, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral".

As informações sobre a equipe de recursos humanos do Hospital Maternidade Padre Agnelo Fernandes devem ser imediatamente corrigidas no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), sob pena de punição frente o artigo 313-A do Código Penal Brasileiro.

No site do Ministério Público do RN (Veja AQUI) é informado que o município tem o prazo de 15 dias para comunicar ao Ministério Público as medidas adotadas acerca da recomendação.

DEM vai deixar nas mãos do diretório estadual reeleição de Rosalba

image

O alto escalão do DEM – leia-se senador José Agripino – não se pronuncia sobre a possibilidade de lançar a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), à reeleição. Essa decisão vai ficar nas mãos do diretório estadual, que deve tomar tal decisão no mês de abril, para definir entre candidatura própria ou aliança.

Neste segundo caso, o aliado preferencial é o PMDB. Lembrando: a aliança ajudaria a salvar os mandatos de Leonardo Nogueira, Getúlio Rêgo, José Adécio e Felipe Maia. Esse é grande objetivo da legenda comandada por Agripino.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Os justiceiros, o regresso da justiça privada e da barbárie

o começo de fevereiro, redes sociais, jornais e sites foram tomados pela imagem de um adolescente negro e nu, preso a um poste do bairro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, por uma corrente de bicicleta. Três dias depois um homem é executado à luz do dia em uma rua movimentada de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.Outro jovem foi amarrado a um poste e agredido após uma tentativa de assalto em Itajaí, em Santa Catarina. Os autores se autoproclamaram “justiceiros” e fizeram o papel da polícia, ao prendê-los, e da Justiça, ao julgá-los e definir as penas a serem aplicadas.

Muitas pessoas passaram a defender nas redes sociais a ação destes justiceiros. Vale salientar que primitivamente, O Estado era fraco e limitava-se a definir direitos reconhecidos pelo órgão estatais defendê-los e realizá-los com os meios de que dispunham. Eram os tempos da justiça privada ou justiça pelas próprias mãos, que, naturalmente, era defeituosa e incapaz de gerar a paz social almejada por todos. Com o fortalecimento do Estado e com o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, a justiça privada, já desacreditada pela sua ineficácia, foi substituída pela Justiça Pública.

O estado assumiu para si o encargo e o monopólio de definir o direito concretamente aplicável diante das situações litigiosas, bem como o de realizar esse mesmo direito, se a parte recalcitrante recusar-se a cumprir espontaneamente o comando concreto da lei. Somente em alguns casos é possível a defesa dos direitos pelas próprias mãos da parte. No direito civil temos o artigo 1.210 § 1º do Código Civil que estabelece” O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse”.

No Código Penal temos o crime de exercício arbitrário das próprias razões previsto no artigo 345 que reza: “Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite (legítima defesa, estado de necessidade, etc)”. Trata-se de um crime contra a administração da justiça, porque o sujeito menospreza o Poder Judiciário. Configura exercício arbitrário das próprias razões a retenção de paciente em hospital, até o pagamento das contas, utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer, colocar na rua os bens do inquilino que não estava pagando os aluguéis, apropriar-se de bens da empresa porque o patrão não lhe pagou direitos trabalhistas, dentre outros.

Para a antropóloga Alba Zaluar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o fenômeno dos justiceiros não é novo, pois já ocorreu em décadas passadas. Ela acredita que “vamos caminhar para a barbárie” caso não se efetive “uma relação de cooperação entre a sociedade e a polícia”. O professor de Sociologia e Antropologia Michel Misse, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alerta que a reação favorável a essas práticas na sociedade é muito preocupante. “É preciso compreender que a sobrevivência dessa ideia de justiça como vingança, uma ideia pré-moderna, é absurda, e que não é uma saída aos problemas. Precisamos esclarecer a importância da lei, ou estamos fadados ao inferno”, argumenta.

Para Jaqueline Muniz, antropóloga e cientista política e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é crucial esclarecer que o justiçamento nada mais é do que uma “apropriação privatista dos mecanismos de policiamento. Trata-se de um policiamento ilegal e clandestino, idêntico às milícias e ao patrulhamento das favelas exercidos por narcotraficantes”.

Quem manifesta opinião favorável ao justiçamento também está sujeito a punição. O Código Penal que em seu artigo 286 prevê detenção de três a seis meses, ou multa, por incitação ao crime e apologia ao crime ou ao criminoso, inclusive em meios de comunicação e redes sociais. Quem apoia os justiceiros não se dá conta de que pode ser a próxima vítima. Parte de setores da opinião pública precisa ter cautela em não transformar “justiceiros” em policiais e juízes e que julgamentos sejam realizados na praça pública. Se houver crime, se houver corrupção, os responsáveis devem ser julgados, mas de acordo com as normas do Estado Democrático de Direito. É evidente que precisamos buscar soluções para a segurança pública. Todavia, apoiar justiceiros fere de morte o Estado Democrático de Direito, a Justiça Pública, o Poder Judiciário, o ordenamento jurídico e a democracia.

ADVOGADO ABDIAS ABRANTES (1)

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista, advogado e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities

Realizada a 1ª Cavalgada da Sagrada Família de Uiraúna – PB que reuniu cerca de 200 participantes

BAR DE MANOELZINHO

Foi realizada domingo (23) a 1ª Cavalgada da Sagrada Família de Uiraúna – PB. Cavaleiros e amazonas percorreram cerca de 40km. Saíram às 7h da Chácara Ninho do Azulão de propriedade do vice-prefeito de Poço Dantas, Thiago Silva Santiago ( Thiago Azulão), passando por várias ruas da cidade, concentram-se em frente à Igreja Jesus Maria e José onde receberam as bênçãos do padre Domingos Cleides Claudino, homenagearam o Sr. Tico Bevenuto pelos seus 80 anos de idade, depois passaram pelas comunidades do Agreste, Graciosa, Quixaba de Baixo e João Ferreira. Houve uma parada para o almoço no Bar do Manoelzinho na comunidade de Mato Grosso e descanso para os animais. Após o almoço os participantes retornaram para a comunidade de Extrema onde foi oferecido um churrasco na Fazenda do comerciante Teó de Raimundo Nonato.

O evento foi organizado pelos vereadores de Uiraúna, Marcondes de Bizerril e Mazinho da Vazante, vice-prefeito de Poço Dantas-PB, Thiago Azulão, boiadeiro Expedito de Alcione, comerciante Tadeu Claudino, engenheiro agrônomo Plácido Anacleto e o vaqueiro João de Bosco. A Cavalgada reuniu cerca de 200 cavaleiros e 10 amazonas com destaque para a garota Hellen Beatriz de 12 anos de idade, filha do vereador Marcondes de Bizerril.

Segundo o vereador e um dos organizadores da Cavalgada, Marcondes de Bizerril o evento objetiva resgatar essa tradição que estava esquecida em Uiraúna e unir mais essa classe tão sofrida e esquecida que são os vaqueiros oferecendo aos mesmos uma confraternização.

“Essa foi a primeira de muitas que virão, se Deus quiser. Vamos manter viva essa tradição. Não podemos deixar que essa prática milenar deixe de existir”, defende o vereador.

A cavalgada é uma prática milenar, que surgiu na África e na Europa durante a domesticação dos cavalos. Nas últimas décadas, voltou a dominar o cotidiano dos criadores desses animais, como uma forma de confraternizar os apaixonados por equinos e muares.

Os organizadores da 1ª Cavalgada da Sagrada Família de Uiraúna agradecem a Deus, a todos os participantes, a população uiraunense e a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso do evento. Agradecemos também a todas as pessoas que nos apoiaram e patrocinaram.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

RN:Robinson e Fátima perto do casamento

O pré-candidato a governador Robinson Faria (PSD) continua de namoro com a o PT da deputada federal Fátima Bezerra. Pode sair casamento.

As duas legendas conversaram agora à tarde. Falta pouco para fecharem a aliança.

DELEGACIA AMEAÇADA DE DESABAR É INTERDITADA NO RN.

A Defesa Civil de Natal interditou, hoje de manhã, a sede da 13ª Delegacia de Polícia Civil, bairro Redinha, na zona Norte da cidade. O prédio ameaça desabar, segundo o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), o que oferece risco aos policiais e usuários da unidade.

O auto de interdição é da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas. Segundo o delegado adjunto da Delegacia Geral da Polícia Civil do RN, Adson Kepler, “a interdição foi justa, uma vez que o prédio não apresenta condições de uso”.

Segundo o Sinpol, apesar do desabamento alertado há meses, “nenhuma providência foi tomada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e Delegacia Geral de Polícia (Degepol).”

Prefeitura de Poço Dantas entrega kits para atletas do 'Escolinha do Futuro”

No último sábado Poço Dantas recebeu a visita do secretário executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado da Paraíba Ricardo Barbosa para entregar aos alunos integrantes do Projeto Escolinhas do futuro kits esportivos com mais de 800 itens para apoiar a atividade desportista no município.

escolinha-futuro-cofemac307

Os equipamentos foram adquiridos junto à secretaria estadual de Juventude Esporte e Lazer e inclui bolas oficiais, coletes, meiões chuteiras etc. Os kits foram entregues no estádio Francisco Evangelista, ocasião em que estavam presentes várias autoridades regionais como o prefeito Gervázio Gomes de Bernardino Batista que prestou entrevista ao programa Panorama Semanal da Rádio Poço Dantas FM.

Ricardo Barbosa chegou a Poço Dantas por volta do meio dia e após fazer a entrega do material foi acompanhado pelo prefeito Dedé até a rádio Comunitária onde prestou entrevista com transmissão da Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras. Ricardo também visitou a Escola Estadual José Nilson Santiago que está prestes a ser reformada pelo governo Ricardo Coutinho.

Projeto Escolinhas do Futuro

É um projeto de propositura do ex-vereador Rildo Almeida executado ainda na gestão do prefeito Itamar Moreira que tem obtido resultado por ser uma estratégia por meio da qual os alunos se dedicam mais aos estudos já que são impostas condicionalidades para participação nas Escolinhas. A iniciativa atende hoje cerca de 280 crianças e adolescentes em 14 células espalhadas pelo município.

A condição exigida para a manutenção das crianças nas escolinhas é o bom desempenho escolar, ou seja, se a condição não for satisfeita o aluno será afastado das escolinhas até que consiga ter um bom desempenho em sala de aula. A estratégia tem funcionado muito bem na prática, pois além de aproveitar o potencial desportista natural do município contribui para a educação de qualidade que é uma das metas do governo Dedé de Zé Cândido.
Por: Fabio Barbosa

escolinha-futuro-cofemac297

Robinson e Fátima perto do casamento

O pré-candidato a governador Robinson Faria (PSD) continua de namoro com a o PT da deputada federal Fátima Bezerra. Pode sair casamento.

As duas legendas conversaram agora à tarde. Falta pouco para fecharem a aliança.

Lamentável: criança de 1 ano morre vítima de doença rara em Sousa

A pequena Victória Mendes, morreu no início da noite desta sexta-feira (21), no Hospital Infantil Arlinda Marques em João Pessoa. A criança tinha hidrocefalia, uma doença rara que dobra o volume da cabeça, e estava internada no Hospital há três meses.
Victória Mendes tinha um ano e nove meses de idade e era filha do casal Francisco Mendes e Francisca Mendes que moram na cidade de Sousa.
O corpo de Victória foi transladado de João Pessoa até a cidade de Sousa no sábado (22), na residência da familiares no bairro da Estação.

Assista ao vídeo em homenagem a Victória!

Doença rara
Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço do crânio.
É um problema de saúde que, na maior parte das vezes, está associado ao aparecimento de Spina Bifida. O líquido cefalorraquidiano passa, no cérebro, de um ventrículo para o seguinte (existem, ao todo, quatro) através de canais relativamente estreitos, circulando depois na superfície do cérebro e sendo, finalmente, absorvido pelo sistema sanguíneo. Existe ainda uma parte do líquido que circula ao longo da medula.

DIÁRIO DO SERTÃO

Oito órgãos abrem as inscrições para 3,7 mil vagas nesta segunda-feira (24)

Pelo menos 8 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (24) para 3.738 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 10.883,32 na Secretaria de Fazenda do Mato Grosso do Sul. Somente na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares são 1.919 vagas.

Os órgãos que abrem as inscrições na segunda são: Câmara Municipal do Pontal do Paraná (PR), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Petrobras, Polícia Civil de São Paulo, Prefeitura de Itapuca (RS), Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul, Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão.

Vox Populi também dá Dilma vencedora no 1º turno

A presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno a disputa pelo cargo caso as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi em parceria com a Carta Capital.A sondagem aponta Dilma com 41% das intenções de voto, resultado que equivale a quase o dobro de seus dois principais adversários. O senador Aécio Neves (PSDB) ficou com 17% das intenções de voto, e Eduardo Campos (PSB), com 6%.

Os demais prováveis candidatos juntos não somaram mais de 1% das intenções de voto. São eles: Pastor Everaldo (PSC), Randolfe Rodrigues (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB).

A pesquisa mostrou também que cerca de 20% dos eleitores não responderam ou ainda não sabem em quem votar. Outros 15% manifestaram intenção de votar nulo ou bem branco.

A margem de erro é de 2,1 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento feito pela Vox Populi e Carta Capital foi realizado entre 13 e 15 de fevereiro, período em que foram ouvidos 2.201 eleitores em 161 municípios de todas as regiões do País.

Veículos escolares reprovados na PB

image

Fiscalizações realizadas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) em 1.289 transportes escolares de prefeituras do Estado constataram que 1.171 estão em desacordo com a lei. O número representa um total de 90,8% dos veículos vistoriados de agosto de 2013 até o momento.

Devido a essa realidade, a promotora Ana Carolina Coutinho, do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Educação, confirmou que todas as prefeituras que receberam notificação por causa de problemas nos veículos de transporte dos alunos têm até o final do primeiro semestre deste ano para regularizar seus respectivos transportes. Segundo ela, se os carros não se adequarem à legislação, eles poderão ser apreendidos devido a parceria com de atuação e fiscalização com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.

“Com a assinatura desse termo de cooperação nós estamos buscando garantir a segurança de mais de 142 mil estudantes paraibanos que utilizam o transporte escolar. A realidade que encontramos dessas vistorias é preocupante porque é preciso tratar esse assunto com responsabilidade. Ao longo das vistorias que foram feitas, a equipe de fiscalização do Detran encontrou problemas como tacógrafos quebrados, pneus carecas, veículos sem estepe, sem segurança, e até mesmo carros do tipo pau de arara, que oferecem um risco muito grande para os alunos”, afirmou a promotora.

Ana Carolina Coutinho ainda disse que além dos quesitos relacionados à segurança também estão sendo levados em conta itens como a idade mínima dos condutores, que precisa ser de 21 anos, a posse da Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D”, além da necessidade de ter registro de cursos de especialização e não tenham cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas, nos últimos 12 meses. A fiscalização ainda aponta para que os veículos sejam registrados na categoria aluguel ou oficial, e sejam identificados como veículos escolares e inspecionados, semestralmente, para a verificação dos equipamentos obrigatórios.

Segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens 'Buba' Germano, os prefeitos vêm fazendo a parte deles, ao encaminhar os alunos para as escolas. “É preciso consultar o Ministério Público e o Detran para que eles apontem as soluções, porque o tempo não para e os alunos já estão em aula. Os gestores fazem o processo licitatório, ninguém participa e a responsabilidade fica para a gente? Quem vai transportar os estudantes?”, indagou.

Globo garante que presidenta vai nomear Vital do Rêgo para Ministério

image

O repórter Ilimar Franco, que escreve o prestigiado e bem informado colunão Panorama Político de O Globo, auxiliado pela repórter Simone Iglesias, diz na edição de O Globo, deste domingo, 23, que “não há como a presidente Dilma deixar de nomear o senador Vital do Rego (PB) para um dos ministérios”.

Ilimar utiliza como fonte de sua informação “articuladores políticos do governo”, que, segundo o repórter de O Globo, “depois de seis meses ao relento, dizem que o seu (de Vital) caso é considerado grave”. 

Aqui e acolá, o que se comenta, é que o senador Vital do Rego Filho pode aumentar a dissidência no interior do PMDB no que tange à aliança com o PT e a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Já houve, inclusive, uma conversa entre ele (Vital) e o senador Cássio Cunha Lima, cuja candidatura ao governo da Paraíba é também noticiada por Ilimar Franco, no Panorama Político de hoje, em O Globo, seguindo o que dizem a revista Época, deste final de semana, e a coluna Painel, da Folha deste sábado, 22. 

Do Globo

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ex-deputado estadual do Ceará Sérgio Benevides é preso

Ex-deputado condenado por desvio está na Delegacia de Defraudações.

Ele foi condenado por desvio de R$ 1,3 milhão de merenda escolar.

O ex-deputado cearense Sérgio Benevides, condenando no "escândalo das merendas", foi preso nesta quinta-feira (20), em Fortaleza, na Delegacia de Defraudações. O ex-deputado prestou depoimento ao delegado Jaime de Paula, titular da Delegacia de Defraudações. Segundo o delegado, o ex-deputado e mais duas pessoas, também presas, estão envolvidas na  venda ilegal de um imóvel.

Condenação em 2012
Em 2012, Sérgio Benevides foi condenado no escândalo das merendas foi condenado pela Justiça Federal. Segundo denúncia do Ministério Público, empresas ligadas a Benevides foram beneficiadas pela venda superfaturada de merenda escolar à prefeitura de Fortaleza entre 1998 e 2000. Por suspeita no chamado "escândalo das merendas", o então deputado pelo PMDB Sérgio Benevides foi cassado em 2004. O escândalo desviou R$ 1,3 milhão.

Os advogados do ex-deputado negam o crime e recorreram da decisão. Delano Cruz, um dos advogados, defende que o valor de R$ 1,3 milhão que seria usado para compra de merenda escolar sofreu "ilícitos administrativos" e parte do dinheiro foi usada para compra de produtos superfaturados. "Não houve má fé. Simplesmente houve ilícitos administrativos por conta da necessidade de dispensar licitação. A compra foi feita com parecer. O que houve foi erro técnico, não improbidade administrativa", defende o advogado.

Sérgio Benevides também teve seus direitos políticos suspensos por oito anos, perda da função pública, caso exerça, além de estar proibido de estabelecer contrato com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais.

Soneca pós-almoço pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

image

Dormir durante o dia pode aumentar o risco de diabetes do tipo 2 em adultos. A famosa soneca pós-almoço já foi alvo de diversos estudos nas universidades da Grã-Bretanha e China. As duas instituições concluíram que a “sesta” pode aumentar o risco de desenvolver a doença, que é crônica e afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose – principal fonte de energia do nosso corpo.

“Vários fatores podem estar por trás desta relação. Obesidade e distúrbios do sono, como apneia e insônia. Além disso, a soneca causa uma diminuição da atividade normal do corpo e ativa hormônios e mecanismos que impedem a insulina de atuar com eficiência”, explica a especialista em Medicina do Sono responsável pelo setor de Polisonografia e pelo Ambulatório de Ronco e Apneia do Hospital Federal da Lagoa (RJ), Luciane Mello.

Dilma vai convidar papa Francisco para a Copa do Mundo

image

A presidenta Dilma Rousseff se encontra em instantes com o papa Francisco, no Vaticano. Na reunião, o sumo pontífice será convidado pela presidenta para vir ao Brasil prestigiar a Copa do Mundo em junho e julho deste ano.

Dilma está na Itália para a oficialização de dom Orani Tempesta, arcebispo brasileiro, como cardeal da Igreja Católica. A cerimônia, denominada consistório, ocorre neste sábado (22), seguida de cumprimento aos 18 outros novos cardeais.

RN:METEOROLOGIA PREVE CHUVAS DE MARÇO A MAIO E A PRESPECTIVAÉ DE INDICES DE NORMALIDADE

A equipe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentou à imprensa, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Governadoria, o relatório da análise e previsão climática para o Rio Grande do Norte no período de março a maio de 2014. A perspectiva é que as chuvas no Estado atinjam os níveis de normalidade, entre 301 e 401 milímetros. “A notícia é boa, e vamos torcer para que essa expectativa se confirme. Todavia, vamos ter que continuar com algumas medidas para repor os reservatórios de água de alguns municípios”, disse a governadora Rosalba Ciarlini, que esteve presente na apresentação.

A Chefe do Executivo Estadual garantiu que vai dar continuidade aos programas de combate à seca, uma vez que muitos municípios ainda estão em situação de emergência devido à estiagem ocasionada em 2012 e 2013. A Governadora também afirmou que vai se empenhar em ações como a perfuração de poços e a construção de adutoras e barragens para manter a distribuição regular de recursos hídricos à população potiguar. Ações como a implantação da Barragem de Umarizeira beneficiará os municípios da microrregião de Umarizal. De acordo com Gilmar Bistrot, meteorologista da Emparn, a previsão é de que os índices pluviométricos atingirão níveis normais no Rio Grande do Norte. A chance de que os índices fiquem abaixo do normal é de 30% e acima do normal, 25%.

Motoqueiro morre em colisão próxima a Cachoeira dos Índios

Deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras vítima de colisão entre uma Moto e um Caminhão na Rodovia 420, próximo a Cachoeira dos Índios, o Motoqueiro, Ricardo Dantas de Sousa, 35 anos. O sinistro aconteceu nas imediações do Distrito de São José, Município de Cachoeira dos Índios. Quando a Policia chegou ao local foi informada que a vítima pilotava uma Moto, 100CC, placa, NQE 6720, cor vermelha, quando teria colidido com um Caminhão que fugiu rapidamente sem prestar socorro. Ricardo Dantas de Sousa chegou com vida ao Hospital, mas em virtude dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito. O PPTRANS esteve no local do acidente por volta das 22h, para tomar as devidas providências ao caso.

Padre é investigado por "pedofilia"; Arquidiocese confirma afastamento para "tratamento de saúde"

A Delegacia Seccional do Litoral Sul da Paraíba abriu investigação criminal contra o padre Jaildo Souto que foi denunciado nessa quarta-feira (19), por crime de pedofilia. O 'termo de declaração' foi registrado na delegacia da cidade de Pitimbu (na região metropolitana de João Pessoa, a 64 quilômetros da Capital), pelo delegado Elias José Rodrigues Silva. A informação foi confirmada pelo delegado Aneilton Castro, que está apurando a denúncia feita pela suposta vítima e pela mãe dela. A assessoria de imprensa da Arquidiocese da Paraíba confirmou ao Portal Correio o afastamento do padre Jaildo Souto, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, de Taquara, em Pitimbu. No entanto, informou que o afastamento foi motivado "por problemas de saúde". Para o delegado, as suspeitas que recaem sobre o religioso são fortes. “Tudo indica que se trata de um crime de pedofilia. É um caso complexo e vamos investigar detalhadamente, tendo em vista que envolve um representante da Igreja Católica. O inquérito criminal contra ele foi instaurado e temos 30 dias para encerrar, podendo esse prazo ser estendido”, disse Aneilton Castro. Conforme consta no 'termo de declaração' do jovem, que hoje está com 21 anos, o primeiro contato sexual com o padre teria ocorrido em 2008, quando residia em Pitimbu. Ele era menor de idade e o sacerdote teria lhe oferecido "bens valiosos em troca de carícias". “Eu residia no distrito de Acaú, em Pitimbu, e conheci uma pessoa pelo MSN, onde as conversas eram intencionais, com relação à sensualidade e ao sexo. Quatro meses depois, quando comecei a frequentar a igreja, o padre se apresentou dizendo que era a pessoa com quem conversa no MSN. No mesmo instante, fui convidado pelo padre a ir até uma igreja de Pernambuco e, mesmo de menor, dirigi o carro. Daí, a gente terminou dormindo em um motel, culminando com a relação sexual, porque ele dizia que me daria algo em troca”, disse o jovem. Segundo as informações repassadas à polícia, o rapaz que diz ter sido vítima de abusos estaria morando na Europa e veio à Paraíba apenas para denunciar o caso. Conversas por redes sociais e aplicativos de mensagens comprovariam a ligação entre ele e o padre. O Portal Correio ligou várias vezes para o padre, tentando um contato telefônico. Na casa paroquial, em Pitimbu, a informação repassada é de que o ele não aparece por lá há mais de uma semana. Também foi confirmado o afastamento do religioso de suas funções na Igreja Católica "para tratamento de saúde", conforme divulgou a assessoria de comunicação da Arquidiocese. Apesar do fato ter ocorrido em 2008, o delegado disse que, se for comprovado, o crime não prescreve. “Como o caso ocorreu quando o rapaz era menor de idade, o fato não prescreveu. O crime só passa a ter contagem da prescrição a partir do 18 anos”, afirmou.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PREFEITURAS RECEBEM 2ª PARCELA DO FPM DE FEVEREIRO COM QUEDA, VEJA QUANTO SEU MUNICIPIO RECEBEU.

images3As prefeituras receberam hoje (20),   a segunda  parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com cálculos feitos na cota de hoje há uma queda em relação ao mês anterior.

Comparando com o segundo decêndio de fevereiro de 2013, os recursos correspondentes dessa segunda parcela do mês de fevereiro de 2014 do FPM tiveram uma queda de 5,17% em termos nominais, sem considerar a inflação.

Veja quanto seu município recebeu nesta 2ª parcela do FPM, a segunda do mês de fevereiro de 2014. Os dados são do Banco do Brasil.

CONFIRA

Cajazeiras: R$ 87.596,60 C

São José de Piranhas: R$ 58.978,38 C

São João do Rio do Peixe: R$ 58.978,38 C

Carrapateira: R$  29.489,20 C

Bonito de Santa Fé: R$ 39.318,94 C

Monte Horebe: R$ 23.890,00 C

Santa Helenas: R$ 29.489,20 C

Cachoeira dos Índios: R$ 29.489,20 C

Bom Jesus: R$ 23.890,00 C

Joca Claudino: R$  29.489,20 C

Triunfo: R$ 29.489,20 C

Barro-CE: R$ 49.875,57 C

Poço José de Moura: R$ 29.489,20 C

Uiraúna: R$  39.816,66 C

 

Folhadovale.com e Cancãonoticias

Apostador do interior de SP fatura sozinho R$ 111 milhões da Mega-Sena

Um apostador da cidade de Santa Bárbara do Oeste acertou as seis dezenas do sorteio 1.575 da Mega-Sena, realizado ontem à noite, em Osasco (Grande São Paulo), e faturou R$ 111 milhões sozinho.

Os números sorteados foram: 01 – 04 – 05 – 14 – 45 – 56.

O valor total arrecadado com o sorteio foi de R$ 199 milhões, segundo a Caixa.

709 apostadores acertaram a Quina e levam R$ 16.432,41 cada. Outros 42.590 jogadores acertaram quatro números e embolsam R$ 390,78.

Filho de ex-vice-prefeito é convocado para assumir cargo na Secretaria de Estada da Saúde Pública do RN

BRUNO FERNANDES

Bruno Fernandes Barbosa foi convocado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para assumir o cargo de farmacêutico-bioquímico. O profissional foi classificado em 2º lugar no concurso público promovido pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos (SEARH) e Secretaria de Estado da Saúde Publica (SESAP) em 2010.Ao todo foram convocados 81 médicos (50 clínicos gerais, 20 gineco-obstetras, 6 pediatras, 2 nefrologistas e 3 tomograsfistas), 12 farmacêuticos- bioquímicos, 19 enfermeiros e 56 técnicos de enfermagem.
O farmacêutico-bioquímico Bruno Fernandes Barbosa é graduado em Farmácia e Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduação em Hematologia Clínica, bioquímico do Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes em Sousa-PB e bioquímico do Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcante em Cajazeiras - PB.
O farmacêutico-bioquímico Bruno Fernandes Barbosa é casado com a advogada e funcionária do Procon Municipal de Sousa, Allany Pinto e pai de Otton Bruno. Ele é filho do saudoso ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Valdemar Abrantes Barbosa (Mazinho Barbosa) e da professora Nenzinha Fernandes. Bruno Fernandes é irmão da assistente social Fernanda Fernandes e do contador Júnior Abrantes. Bruno Fernandes Barbosa é neto do saudoso agropecuarista Assis Barbosa e D. Chiquinha Abrantes, sobrinho do proprietário do Laboratório de Análises Clínicas São Francisco em Sousa-PB e bioquímico do Complexo Médico e Hospitalar Santa Terezinha, Augusto Abrantes Barbosa e do líder político e ex-prefeito de Tenente Ananias-RN, Rocival Fernandes de Oliveira (Roci) “in memoriam”.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista DRT PB 604

Ministério Público Recomenda que Prefeitos não Gastem com o Carnaval

Os Prefeitos dos municípios de Umarizal e Olho D'água do Borges, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, devem cancelar todas as despesas previstas para serem realizadas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de buffets e montagens de estruturas para eventos, enquanto durar o estado de emergência no município em razão da seca, e, principalmente, durante o período carnavalesco deste ano de 2014.

A recomendação é da promotora de Justiça de Umarizal, Liv Ferreira Augusto Severo Queiroz, e foi publicada na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial do Estado. A representante ministerial lembra que 160 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência, dentre eles Umarizal, por conta do longo período de estiagem.

O Ministério Público Estadual considera que “as adversidades sofridas pelo homem do campo e o consequente Estado de Emergência são incompatíveis com a contratação de bandas ou a realização de festas por parte do Poder Público Municipal”, bem como a realização de despesas para a realização do carnaval, por exemplo, “configuraria violação ao Princípio Constitucional da Moralidade Administrativa”.

Pela recomendação conjunta nº 01/2012, de 01.06.2012, expedida pelo Procurador-Geral de Justiça, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Procurador Regional Eleitoral e pela Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, “a realização de gastos com festejos, por parte dos prefeitos dos municípios afetados pela estiagem, poderia gerar inclusive eventual postulação de atuação preventiva e cautelar à Corte de Contas, com pedido de sustação de atos, contratos e procedimentos administrativos e suspensão do recebimento de novos recursos, sem prejuízo da aplicação de multa ao gestor, além de outras sanções cabíveis.”

Por Diretoria de Comunicação do MP

Palestrante sobre pedofilia é preso por polícia do DF por abusar da filha

Um eletricista de 26 anos, que ministrava palestras em escolas sobre prevenção de violência sexual e combate à pedofilia, foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (19) por abusar da própria filha e incluí-la em orgias com a companheira, entre 2012 e 2013. A madrasta da menina não foi detida porque era menor de idade na época dos crimes, mas vai responder por infração análoga a estupro de vulnerável, segundo a corporação.

A polícia chegou até o suspeito depois de uma denúncia da mãe da vítima. Segundo o delegado que chefiou as investigações, Marcelo Zago, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a filha foi morar com o pai porque a mulher não tinha condições financeiras de cuidar da menina.
A criança, hoje com 8 anos, voltou a viver com a mãe em dezembro último, depois de se queixar de maus tratos por parte do pai e da madrasta. O agressor e a mãe da vítima possuem outro filho, de 6 anos. Ele estava morando com o pai há dois meses. Segundo a polícia, o garoto não sofreu violência do eletricista e da companheira dele.

“A mãe afirmou que desconfiou quando estava assistindo TV e passou uma reportagem sobre camisinha. A criança ficou interessada, e ela começou a perguntar mais coisas. A menina acabou dizendo que já conhecia aquilo, que já tinha visto o pai usando”, afirma Zago.

A prisão aconteceu no Entorno do DF. A polícia não divulgou a cidade. Computadores e mídias eletrônicas foram apreendidos, mas nada de ilegal foi encontrado, segundo o delegado.

Zago informou que no depoimento a criança relatou onde ficavam guardados os preservativos e uma ducha íntima utilizada pelo casal durante as relações. “Ela disse exatamente onde ficavam os objetos, o que só reforça que houve o crime”, diz o delegado.

Segundo a polícia, a vítima relatou que fazia sexo oral com o casal. O exame do Instituto Médico Legal (IML) comprovou que houve penetração durante a prática sexual.

Na delegacia, o agressor afirmou que estava arrependido e que cometeu o abuso por “fraqueza”. “Ele justificou que já tinha sido abusado também, e que isso pode ter contribuído. Ele chegou a dizer ‘como eu fiz isso? Logo eu que fazia palestras sobre pedofilia’”, diz Zago.

Ainda no depoimento, o suspeito afirmou que cometeu o crime quatro vezes. Segundo a polícia, a vítima diz que os casos ocorriam sempre que o casal mantinha relações ao longo de 2012 e 2013.

O casal também obrigava a menina a executar diariamente diversos serviços domésticos, como cozinhar e limpar a casa. A vítima disse que apanhava de chinelo e de cinta, segundo o delegado.

O eletricista foi levado para uma penitenciária de uma cidade do Entorno. Segundo a polícia, ele não tem ficha criminal no DF. “Ele é suspeito de um caso de roubo em Alagoas, mas sem comprovação”, diz Zago. Caso seja condenado, ele pode pegar até 15 anos de prisão. A madrasta da vítima, hoje com 18 anos, pode ser internada por até três anos.

 

G1 DF

Instrutor de autoescola e servidor do Detran são presos por fraudes na PB

Mais três pessoas foram presas através da ‘Operação Pronta Entrega’, por fraudes na aquisição e liberação de Carteira Nacional de Habilitação. Dessa vez, os detidos foram flagrados dentro do prédio da Companhia Regional de Trânsito (Ciretran), no bairro das Malvinas, ligada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Campina Grande, a 125 km de João Pessoa.

De acordo com a corregedoria, um homem de 35 anos teria pago R$ 400 para um instrutor de autoescola de Campina Grande, que estaria intercedendo as ‘negociações’ com um servidor do Detran, de forma que os testes fossem burlados.

Conforme a corregedoria, essas informações foram colhidas a partir do depoimento do homem de 36 anos, que queria conseguir a carteira de habilitação, mesmo não sendo aprovado nas avaliações práticas.

Os três estão detidos na Central de Polícia Civil em Campina Grande, onde são ouvidos e poderão responder por corrupção passiva e ativa.

Já são nove pessoas presas desde o início das investigações, desencadeadas pela Corregedoria Geral do Detran/PB, em parceria com a Polícia Civil. Recentemente,outra pessoa que trabalha no Detran foi presa em flagrante e as autoridades revelaram que as investigações também chegam às autoescolas do estado.

Conforme a Corregedoria do Detran/PB, as investigações da ‘Operação Pronta Entrega’ continuam e outras pessoas envolvidas com fraudes na liberação e aquisição de CNH poderão ser presas a qualquer momento.

Portal Correio

Acusado no mensalão tucano, Azeredo renuncia

Deputado federal é apontado como 'maestro' no suposto esqema do mensalão mineiro.

Em clima de surpresa para quase todos os parlamentares, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciou nesta quarta-feira (19) ao mandato na Câmara dos Deputados. A carta, entregue pelo filho de Azeredo, Renato Azeredo, no início da tarde, foi lida em plenário minutos depois, oficializando o afastamento do político, réu na Ação Penal 536, o processo do mensalão mineiro.
No processo em análise do Supremo Tribunal Federal (STF) , Azeredo foi apontado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como o “maestro” no suposto esquema. Janot afirma que o tucano desviava recursos públicos em benefício próprio para financiar sua campanha política. E pede que o ex-deputado seja condenado a  22 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
Eduardo Azeredo não foi para Brasília. Na carta, ele afirma que as pessoas que assumem a atividade política estão vulneráveis a situações ditadas por ataques, pressões e interesses de adversários.
“Uma tragédia desabou sobre mim e minha família, arrasando o meu nome e a minha reputação”, destacou. Segundo ele, as acusações feitas a ele foram baseadas em testemunhos e documentos falsos.
Eduardo Azeredo disse, no documento, que a contratação da agência de Marcos Valério, foi uma “infeliz coincidência” que o colocou em situação de suspeita e garantiu que não é culpado de nenhum ato de peculato. “Não fiz empréstimo fictício para minha campanha de reeleição ao governo de Minas em 1998”, completa.

O presidente nacional do PSDB e senador, Aécio Neves (MG), que, ainda pela manhã dizia que apenas tinha “ouvido falar sobre a renúncia”, tentou afastar qualquer rumor de que a decisão tivesse sofrido qualquer pressão do partido que disputa o processo eleitoral deste ano. "Que eu saiba não foi nenhuma [pressão do PSDB]. Foi uma decisão de foro íntimo que tem de ser respeitada".
Aécio Neves ainda acrescentou que Azeredo “é conhecido e reconhecido em Minas Gerais como homem de bem” e que sua decisão não provocará qualquer influência nas campanhas do partido.
Por duas vezes, ao longo das últimas semanas, Eduardo Azeredo ameaçou se manifestar no plenário sobre as acusações feitas no processo, mas cancelou os dois pronunciamentos.
Com a leitura da carta de renúncia, que ainda será publicada no Diário Oficial do Congresso Nacional, a vaga de Azeredo deverá ser ocupada pelo deputado João Bittar (DEM-MG), que hoje é suplente em exercício e será efetivado, segundo informou a Secretaria-Geral da Mesa Diretora. A vaga de Bittar passa a ser ocupada pelo deputado Ruy Muniz (DEM-MG) ou por Edmar Moreira (PR-MG), que ficou conhecido por ter um castelo de R$ 25 milhões no interior de Minas Gerais registrado em nome dos filhos.

FORÇA SINDICAL FARÁ ENTREGA DE FROTA DO NORDESTE EM NATAL

O presidente nacional da Força Sindical, uma das maiores entidades de representação de trabalhadores do Brasil, Miguel Torres, e o secretário de relações sindicais da mesma entidade, o potiguar Geraldino dos Santos Lima,  estarão em Natal, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, para fazer a entrega de parte da frota de veículos que a Força adquiriu para as suas representações no Brasil inteiro.

         Em Natal, será feita a entrega simbólica dos veículos dos nove estados da região Nordeste, em evento na sede da Força Sindical, na Rua Felipe Camarão, na Cidade Alta.

         No Rio Grande, a Força Sindical é presidida pelo sindicalista José Antônio de Souza.

         De acordo com o presidente nacional da Força Sindical, os veículos são do modelo Fiat Doblô Adventure e foram adquiridos para o uso da atividade sindical, expandido a representatividade da Força no Rio Grande do Norte.

(Legenda da foto: Geraldino (e) e Miguel Torres)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Urgência para CPI sobre maus-tratos contra animais poderá ser votada nesta quarta-feira

JBA_6433

Brasília (DF) – O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, vai consultar os líderes partidários sobre a possibilidade de votar a urgência para o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para discutir maus-tratos contra animais no Brasil ainda nesta semana.

A criação da CPI foi uma das reivindicações apresentadas por representantes de várias organizações de defesa dos animais em audiência nesta terça-feira (18) com o presidente da Câmara. Representantes dessas organizações estão acampados no gramado do Congresso Nacional desde o início da semana. Os ativistas estavam acompanhados dos deputados Ricardo Izar (PSD-SP), Delegado Protógenes (PCdoB-SP), Guilherme Campos (PSD-SP), Roberto Santiago (PSD-SP) e Anthony Garotinho (PR-RJ). A criação da CPI consta do PRC 204/13. Se aprovada a urgência para o projeto, a CPI poderá ser instalada mais rapidamente. “Será uma discussão benéfica para todos”, disse Henrique Alves, admitindo que, atualmente, há deficiências na legislação brasileira sobre o assunto.

Além da criação da CPI , as entidades também pediram prioridade para propostas, em tramitação na Casa, relativas à proteção de animais. Entre elas, o Projeto de Lei 6602/13, que permite a castração gratuita de cães e gatos como método de controle populacional e de saúde pública; e  PL 6800/13, que proíbe testes toxicológicos em animais com produtos dermatológicos, de limpeza e cosméticos. “O Brasil poderá até ganhar mercado com a exportação desses produtos, uma vez que a legislação europeia atualmente não permite a entrada de produtos testados em animais”, lembrou coordenadora do acampamento dos ativistas em Brasília, Carol Mourão.

Outra reivindicação dos manifestantes é a aprovação do PL 7291/06, que proíbe a presença de animais em circos. Dez estados já aprovaram legislação nesse sentido.  Também foram apontadas como propostas prioritárias:
- o PL 6167/13, que criminaliza o uso de animais em filmes pornográficos;
- o PL 6799/13, que altera o Código Civil para que, juridicamente, os animais deixem de ser considerados objetos e passem a ser sujeitos de direito;
- o PL 2833/11, que aumenta a pena por maus-tratos e crueldade contra os animais; e
- o PL 4568/12, que estabelece um selo de incentivo a produtos livres de crueldade com animais.

fotos: J Batista

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mega-Sena acumulada pode pagar o sétimo maior prêmio da história

Concurso 1.575 será sorteado na quarta-feira e deve pagar R$ 105 milhões. Maior premiação foi de R$ 244.784.099,16, segundo a Caixa.

Mega-Sena acumula  (Foto: Raul Zito/G1)

O concurso 1.575 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (19), deve pagar R$ 105 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas sorteadas. O valor corresponde ao sétimo maior prêmio da história da Mega-Sena.

Os cinco maiores prêmios referem-se a concursos da Mega-Sena da Virada, que é sorteada no último dia de cada ano. Sem considerar a Mega da Virada, o prêmio pode ser considerado o segundo maior da história.

Segundo a Caixa Econômica Federal, fora da Mega da Virada, o concurso 1.220, sorteado em 6 de outubro de 2010, foi o que pagou o maior valor a uma aposta premiada: R$119.142.144,27. 

Veja abaixo as dez maiores premiações da Mega-Sena:

Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.

Homens são mais fofoqueiros que as mulheres, diz novo estudo

Se você já se cansou das piadinhas masculinas sobre as mulheres serem fofoqueiras e contarem tudo para as amigas, agora tem uma maneira de rebater: um novo estudo comprovou que eles são muito mais adeptos da fofoca e só conseguem manter um segredo por cerca de três horas. Apesar do que diz o senso comum, os homens são mais tagarelas quando o assunto é tentar manter algo em sigilo, passando informações confidenciais antes do sexo feminino. Alguns até mesmo admitiram que não conseguem ficar calados por mais do que alguns minutos. A pesquisa da The Fifth Estate on Blu-ray and DVD teve a participação de 2000 pessoas, e revelou que o tempo médio para eles manterem algo que ouviram apenas para si mesmos é de apenas duas horas e 47 minutos, quase 40 minutos menos que as mulheres. Apesar disso, 92% dos entrevistados se consideram ótimos na missão de deixar a boca fechada. Quando o assunto é traição, rapazes são mais propensos a espalhar o ocorrido, seguido de perto por descobrir uma mentira de alguém e revelar o romance secreto entre colegas de trabalho. Um a cada 20 participantes disseram que fofocam sobre um mesmo tema com pelo menos cinco pessoas, incluindo suas parceiras, amigos e conhecidos do ambiente profissional. Três em cada dez contaram que já falharam com alguém espalhando rumores sobre eles, e quase um em dez revelaram que ainda não conseguiram fazer as pazes com essa pessoa. Apenas um quarto de todas as mulheres ouvidas têm o mesmo problema.

Os segredos mais repassados pelos homens

1: casos extraconjugais.

2: alguém mentir sobre algo.

3: romance no trabalho.

4: gravidez.

5: problemas com a polícia.

6: mentiras sobre o salário ou trabalho.

7: cirurgias plásticas.

8: sorte em alguma empreitada.

9: problemas financeiros dos amigos.

10: problemas sexuais e amorosos dos amigos.

MPF condena ex-prefeito de Santa Cruz e empresário a pena de seis anos de prisão

O Ministério Público Federal em Sousa (MPF) obteve a condenação do ex-prefeito de Santa Cruz, Francisco Ferreira Sobrinho, e do empresário Antônio Carneiro Filho pela prática de crime de responsabilidade previsto no artigo 1º, inciso I, do Decreto Lei n. 201/67. Ambos foram condenados à pena de prisão de 6 anos e 8 meses. A decisão foi proferida pela Justiça Federal, no dia 19 de dezembro de 2013, em ação penal pública.

A eles, será imposta a inabilitação, por cinco anos, para o exercício de cargo e função pública, eletivo ou de nomeação, bem como a perda dos cargos públicos que porventura ocuparem. Também foi fixado o pagamento de R$ 58.879,42 como valor mínimo de reparação dos danos causados. Os réus responderam o processo em liberdade e já interpuseram recurso, que será analisado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

Na sentença, reconhece a Justiça que as circunstâncias que permeiam a execução do convênio “espancam qualquer dúvida a respeito do dolo de ambos os acusados, denotando o superfaturamento da obra de construção do núcleo pedagógico de Santa Cruz (PB), com vistas a possibilitar o desvio dos recursos públicos em proveito dos envolvidos no esquema. Para tanto, concorreram diretamente o então prefeito e o proprietário da empresa Terramoto Construções Ltda”.

Detalhes do caso

Na ação penal, o MPF expôs que em 29 de junho de 1996 foi celebrado o Convênio nº 5.383/1996, entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o município de Santa Cruz (PB). O objeto era a construção de Núcleo Pedagógico de Iniciação ao Trabalho no município e o valor destinado era de R$ 128.125,80.

O ex-prefeito e o empresário desviaram verbas federais por meio da apresentação de planilha de orçamento com valores superfaturados e pelo fornecimento de recibos ideologicamente falsos, que atestavam a realização de serviços não executadas. A empresa Terramoto Construções Ltda. (de propriedade de Antônio Carneiro Filho) emitia as notas fiscais que atestavam a realização de serviços não realizados.

O valor do desvio foi quantificado em R$ 58.879,42 pelo Instituto Nacional de Criminalística. Sobre esse ponto, frisa a sentença que “embora a defesa argumente que houve a homologação da prestação de contas por parte do FNDE, o laudo do Instituto Nacional de Criminalística demonstra de forma clara e objetiva que houve superfaturamento na execução da obra, com o pagamento de serviços que não foram executados, sendo suficiente para caracterizar a ocorrência do desvio de recursos públicos”.

O município de Santa Cruz (PB) está localizado a 453 km de João Pessoa, no sertão do Estado.

RN volta a ter 13 municípios em colapso no abastecimento de água

O Rio Grande do Norte voltou a ter 13 municípios em colapso de abastecimento de água potável. A última vez que isso aconteceu foi em outubro do ano passado. Em novembro, eram nove. Agora, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o número de cidades cujas cobranças de faturas foram suspensas voltou a se elevar.

Ainda de acordo com a Caern, as cidades que estão em colapso ficam nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente, estão sem abastecimento de água os municípios de João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver, Paraná, Francisco Dantas, Equador, Ipueira, Carnaúbas dos Dantas, São José do Seridó e Jucurutu.

Além das cidades desassistidas, relatório divulgado pela Caern mostra que outros seis municípios potiguares estão em situação de rodízio de abastecimento. São eles: Jardim do Seridó, Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís e Messias  Targino.

Risco de abastecimento - Outras 13 cidades apresentam risco de colapso de abastecimento. Se encontram nesta situação os municípios de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Tenente Ananias, Serrinha dos Pintos e Riacho de Santana, na região Oeste; Cruzeta, Jardim do Seridó e Ouro Branco, na região Seridó; e  Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Messias Targino e Janduís, na região Oeste correm risco de colapso devido a diminuição da oferta de água em trecho da adutora Arnóbio Abreu, no médio Oeste, em razão da ausência de chuvas e consequente baixa do índice de água no reservatório.

José da Penha/RN:Foragido da justiça é recapturado pela policia e apresenta identidade falsa

image

O foragido da Penitenciária Mário Negócio Ildenismar Lopes de Araújo foi recapturado na noite desta sexta-feira (14) na cidade de Campo Grande. Ele se apresentou como Leandro Fernandes da Silva, mas logo foi descoberto que se tratava de uma farsa.

Idenismar, que é natural de Pau dos Ferros, está foragido desde o dia 24 de dezembro e cumpre pena de 19 anos. A pena é referente a morte do menino Igor Victor Santos Diniz, de 8 anos, em ocasião que uma mulher de 30 anos também foi baleada uma mulher. O fato aconteceu em junho de 2011, em Mossoró/RN.

Ele foi preso junto a um menor de 17 anos. Eles foram encontrados com uma arma de fogo, tablete de maconha e uma moto roubada.

Os dois foram presos às 23h em uma estrada carroçável, quando a Polícia Militar fazia abordagem corriqueira, referente a Operação Estradas Limpas.

*Jornal de Fato

Henrique Alves e Garibaldi Filho participam de celebração pelo aniversário de Wilma de Faria

AnivVilma1 Henrique Alves e Garibaldi Filho participam de celebração pelo aniversário de Wilma de Faria

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, participaram, nesta segunda-feira (17), em Natal, de ato ecumênico em ação de graças pelo aniversário da vice-prefeita de Natal, Wilma Maria de Faria. A celebração foi realizada na sede do conselho comunitário do conjunto Potengi. Também participaram do evento a deputada estadual Márcia Maia, o ex-deputado Álvaro Dias, o ex-vereador Adenubio Melo e representantes da comunidade.

Wilma agradeceu a homenagem e disse ser importante registrar as articulações desenvolvidas por Henrique Alves no sentido de evitar a intolerância e o radicalismo político. Ela assinalou que o trabalho que vem sendo realizado por ele é válido e oportuno. “Nosso estado vive um dos momentos mais difíceis de sua história, e é preciso de que haja uma unidade de todas as pessoas de boa vontade, somando forças para superar as dificuldades e recolocar o Rio Grande do Norte na trilha do desenvolvimento”.

Tanto Henrique Alves quanto Garibaldi Filho destacaram, durante o evento, que não poderiam faltar  à comemoração. “Tenho certeza que Wilma vai receber neste dia muitas homenagens, mas tenho certeza que esta será uma das que mais vão tocar o seu coração”, disse o ministro Garibaldi Filho.

Henrique transmitiu votos de saúde e paz a homenageada, afirmando que, contemplada com essas duas graças, ela seguirá de cabeça erguida desenvolvendo o seu trabalho em favor de Natal e do Rio Grande do Norte.

Assessoria de Imprensa

RN:Nomeada nova coordenadora de Recursos Humanos da II Regional de Saúde de Mossoró

OESTE - A assistente social Narah Jaqueline Régis Nogueira é a nova coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), em Mossoró/RN, unidade integrante da rede assistencial da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), terça-feira (4) de fevereiro.

PERFIL

Narah Jaqueline Regis Nogueira é graduada em serviço social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Gestão de Projetos Sociais com ênfase em Políticas Públicas pela Faculdade Evolução-Sobral – CE. Cursa Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Iberoamericana-Sobral/CE.

A nova coordenadora Narah Jaqueline Régis Nogueira já atuou na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Mossoró, exerceu o cargo de assistente social nas empresas Prest Manutenção e Empercom em Mossoró-RN, foi monitora do Programa Mova Brasil do Instituto Paulo Freire, exerceu o cargo de assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobral-CE e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Tibau-RN.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap DRT PB 604

QUAL O RIO GRANDE DO NORTE QUEREMOS ?

IMG_2837

Precisamos escolher que tipo de Estado queremos ter nos próximos anos e essa decisão começará a ser tomadas nas eleições de outubro.

Uma coisa é certa, quem quer que seja eleito, serão quatro anos de muitas dificuldades, quer tenhamos um Governador comprometido com as necessárias mudanças na forma de administrar o Estado, ou se tivermos o azar de, mais um vez, elegermos um grupo político que só quer estar no Poder e fazer uso dele, sem saber ou querer fazer as reformas estruturais que a administração pública do Rio Grande do Norte exige.

Sejamos otimistas, vamos partir do princípio que escolheremos um Governador comprometido com o Estado e com a modernização da máquina pública. Depois de eleito, precisaremos apoiar esse Governo e ajudá-lo, pois não haverá um novo Rio Grande do Norte, sem grandes transformações do Estado, e não existe grandes mudanças sem perdas.

Os beneficiados, na maioria das vezes, só enxergam os ganhos anos depois. Já aqueles que forem atingidos por medidas de fim de privilégios e de distorções promovidas pelo Estado tentarão, de todas as formas, desqualificar um novo modelo.

O RN precisa de estabilidade política, segurança jurídica e um projeto claro para ser seu guia. O RN precisa de um projeto articulado, bem feito, com um grande grupo para geri-lo. É preciso mostrar para a sociedade que, apesar da caminhada ser longa, dá para colocar o Estado no caminho certo, sem demagogia, falsas promessas ou tiros de curto prazo.

O RN precisa ousar. Todos nós precisamos. Se não ousarmos, nos distanciamos do que realmente pensamos e queremos.Se não nos indignarmos, nos aproximamos do que combatemos.

Sousa-PB: Aniversário do farmacêutico bioquímico Augusto Abrantes Barbosa

Dr Augusto e Leide

Parentes, amigos e colegas de trabalho celebrarão segunda-feira (17) de fevereiro o aniversário do farmacêutico bioquímico Augusto Abrantes Barbosa, graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campina Grande-PB. O aniversariante é casado com a Sra. Leide Fontes. São seus filhos o engenheiro agrônomo Aubigne Abrantes Fontes e a estudante de serviço social da Unopar/Sousa, Simony Abrantes Fontes.

Dr. Augusto Abrantes Barbosa é funcionário do Complexo Médico e Hospitalar Santa Terezinha em Sousa-PB, servidor da Prefeitura Municipal de Sousa e proprietário do Laboratório de Análises Clínicas São Francisco estabelecido na Rua Luís Pereira Silva, 17, Sousa - PB.

O Laboratório de Análises Clínicas São Francisco ao longo de mais de trinta anos de trabalho conquistou credibilidade e a confiança de pacientes e usuários. O Laboratório de Análises Clínicas São Francisco dispõe de profissional capacitado, que oferece aos seus clientes a garantia e total satisfação no atendimento. O laboratório acompanha todas as inovações tecnológicas, sempre buscando os melhores equipamentos da área para oferecer à população qualidade e segurança em análises clínicas.

O farmacêutico bioquímico Augusto Abrantes Barbosa é uma das figuras mais singulares da geografia humana de Sousa e região. Profissional competente, amante de carros antigos, boêmio e bon vivant. Nasceu na comunidade do Pinhão/Vieirópolis - PB, filho do saudoso agropecuarista Assis Barbosa e D. Chiquinha Abrantes. O bioquímico Augusto Abrantes Barbosa é irmão do ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa, do bacharel em direito e servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Paraíba, João Abrantes Barbosa, do ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Mazinho Barbosa “in memoriam”, do ex-vereador e secretário de Obras de Vieirópolis, Sinval Barbosa, de Necy Abrantes, Chico Barbosa, Tiquinha Abrantes, Quinca Barbosa, Maria Abrantes de Oliveira, Jasmira Abrantes e Creusa Abrantes.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TCU INVESTIGA CASO DE SUBORNO NA PETROBRÁS.

Intermediários e funcionários da estatal teriam recebido US$ 139 milhões em "comissões" de empresa holandesa.

Um caso de suborno na Petrobras será investigado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Ele envolveria intermediários e funcionários da estatal brasileira.

Os suspeitos teriam recebido US$ 139 milhões em "comissões", as quais teriam sido pagas pela holandesa SBM Offshore, empresa que aluga navios-plataforma. A ação seria realizada em troca de encomendas de plataformas de produção da Petrobras.

A denúncia foi feita por um ex-funcionário da SBM, que acusa a empresa de pagar US$ 250 milhões em propinas a autoridades de governos e de estatais de vários países.

Em nota à imprensa, no último dia 7 de fevereiro, a SBM acusou o ex-funcionário de chantagem.

Fonte: Portal da Band

Paraiba:Ex-prefeito diz que governador mente e taxa OD de orçamento ‘demoniado’.

O ex-prefeito de Triunfo, João Coragem fez duras críticas ao governador Ricardo Coutinho e ao seu Orçamento Democrático nesta segunda-feira (17). João taxou o programa socialista de orçamento “demoniado” pois, segundo ele, o programa é construído somente de mentiras.

João Coragem disse ainda que, o governador faz muita propaganda e não cumpre. “Seria importante que o governador fizesse pelo menos uma vez o que diz”, disse ele.

Segundo João Coragem, o trabalho de divulgação do Governo do Estado é amplo, mas em Triunfo, o serviço de recapeamento que começaram a fazer na estrada é de material ruim e não foi concluído. “São serviços vergonhosos”, afirmou.

Realizado o congresso técnico da 12ª Copa Primo Fernandes de Futebol de Campo

Dirigentes de 25 equipes das mais diversas cidades do Alto Oeste potiguar e do Sertão paraibano, compareceram a cidade de Major Sales nesse domingo, 16, para mais uma reunião da Copa Primo Fernandes que chega a sua décima segunda edição, e dessa vez com número recorde, 32 equipes, divididas em 8 grupos de 4.

Outros 7 representantes não compareceram, mas já haviam garantido presença na competição, e os mesmos se prontificaram de aceitar o que em assembleia fosse decidido.

Além dos representantes das equipes estiveram presentes autoridades, como o ex-prefeito Dr Pio X Fernandes, idealizador da competição, o prefeito do município Dr Thales Fernandes e a imprensa que cobre essa grande competição.

O prefeito Dr Thales abriu os serviços na reunião dizendo da satisfação de está junto em mais uma edição da Copa Primo Fernandes, já que essa é a sua segunda como prefeito da cidade sede. Ele disse que é muito importante que todos colaborem, para que a competição continue sendo o sucesso que é, e o respeito que conquistou até aqui.

Dr Agnaldo Fernandes, irmão de Dr Pio que é presidente da comissão de Justiça da competição, também fez uso da palavra e reforçou o que disse o prefeito, e também falou da alegria de estar mais uma vez vivenciando esse momento.

Dr Pio encerrou a primeira parte da reunião falando que aquele era um dos momentos mais importantes da competição, pois era ali onde todo regulamento, o que pode e não pode seria decidido. Chamou a atenção para que as equipes atuem dentro da legalidade, assim como a comissão resolva as coisas com total democracia e também com rigor quando preciso.

Após as palavras dos membros que formavam a mesa, finalmente começou a ser decidido como será a competição e o sorteio. Ficou decidido que os presidentes terão que inscrever suas equipes e atletas, até o dia 10 de março, assim como também o pagamento da inscrição que ficou em $ 800,00.

Um dos assuntos mais polêmicos foi exatamente sobre os reforços e após votação apertada ficou mantida a formula dos anos anteriores onde cada equipe pode inscrever no máximo 3 jogadores de outro município.

Regionalização - Uma ideia proposta pela organização e que foi acatada por todos, foi à regionalização dos grupos, que garantirá as equipes uma ótima forma de cortar gastos e evitar desgastes provocados por longas viagens.

Premiação - O campeão esse ano levará R$ 8 000,00 (oito mil reais), o vice R$ 4 000,00 (quatro mil reais) e o terceiro R$ 2 000,00 (dois mil reais), para o goleiro menos vazado e artilheiro da competição, $ 500,00 (quinhentos reais cada).