sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Adolescente é morto pela PM após assalto com arma de brinquedo em cidade da região oeste

Mossoró (RN)  - Dois adolescentes praticaram um assalto em um comércio na Rua Francisco Romualdo no bairro Boa Vista e tentaram fugir na hora que a polícia passava no local. Um deles de apenas 16 anos de idade, morador do bairro Aeroporto II, foi baleado e morreu a caminho do Tarcísio Maia para onde estava sendo socorrido.

O outro de apenas 12 anos de idade, confessou participação no assalto, foi conduzido a Delegacia Especializada em Defesa do Menor e depois dos procedimentos foi devolvido para a familia.

Segundo informações, os menores utilizaram uma arma para a pratica do assalto e quando foram abordados pelos militares de uma Viatura de Radio Patrulha, teriam apontado a arma em direção a viatura. Na reação da policia o adolescente foi baleado e não resistiu.

O dinheiro do assalto foi encontrado no bolso do short do menor morto e a arma, do tipo revolver também foi localizada com ele.
 
FOTO
 
 
 
 

Com informações e fotos o Câmera

Justiça atende pedido do MPF e decreta prisão de denunciado da Operação Pecado Capital

José Autran Teles Macieira, auditor-chefe do Inmetro, foi preso em audiência da Justiça Federal, após ameaçar uma das testemunhas ouvidas.

Durante audiência realizada nessa quarta-feira, 3 de dezembro, na 2ªVara da Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF/RN) pediu e a Justiça decretou a prisão preventiva do réu José Autran Teles Macieira, auditor-chefe do Inmetro e um dos denunciados da Operação Pecado Capital. O pedido foi feito pelo MPF logo após ter conhecimento de que, no intervalo da audiência, José Autran chegou a ameaçar a testemunha Daniel Vale Bezerra.

De acordo com o termo de audiência, documento que narra a oitiva das testemunhas, durante o intervalo Daniel Bezerra dirigiu-se ao procurador da República Fernando Rocha para contar que havia sido ameaçado. “Com expressão de angústia, relatou que o réu José Autran Teles Macieira o teria há pouco abordado no corredor desta vara com a seguinte frase, em tom ameaçador: você sabe o que o que isso vai lhe levar”.

No reinício da audiência, José Autran chegou a confirmar a abordagem e pediu desculpas. Entretanto, para o juiz federal Mario Jambo a retratação não foi suficiente. “É também de se esperar e é de conhecimento comum mediano que nenhum réu sem autorização dirija qualquer palavra à testemunha. O fato ainda mais grave, que tal contato foi buscado justamento no intervalo da audiência. Em que pese a retratação do acusado José Autran, entre o pretenso arrependimento do réu e o temor da testemunha, a precaução deste juízo deve ser com a testemunha”, destacou o juiz.

Para o procurador da República Rodrigo Telles, autor das denúncias da Pecado Capital, uma prisão dessas tem um efeito pedagógico e preventivo muito importante. “É uma importante medida que serve para inibir a repetição desse tipo de fato numa operação que, desde o início, foi marcada por afastamento de delegado, coação de testemunhas, falso testemunho, extravio de documentos, tudo para prejudicar a apuração da verdade”, explica.

José Autran Teles, auditor-chefe do Inmetro, foi denunciado duas vezes pelo MPF em 2014, juntamente com o diretor administrativo-financeiro do Inmetro, Antônio Carlos Godinho Fonseca. A audiência realizada ontem diz respeito a primeira das ações ajuizadas, que trata de recebimento de propina paga pelo ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) Augusto Caldas Targino, conhecido como Mano Targino, a frente do órgão nos anos de 2003 a 2007.

A segunda denúncia refere-se à propinas pagas por Rychardson de Macedo (que também é réu), diretor do Ipem entre 2007 e 2010, para viabilizar o recebimento de maior quantidade de recursos federais, por meio de convênio, e evitar consequências desfavoráveis decorrentes das auditorias. Além das denúncias, o MPF apresentou duas ações de improbidade, relativa às mesmas irregularidades.

A denúncias e as ações de improbidade tramitam na Justiça Federal sob os números 0000041-20.2014.4.05.8400, 0003748-93.2014.4.05.8400 e 0000040-35.2014.4.05.8400, 0805863-54.2014.4.05.8400, respectivamente.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Amanhã (05) é data final de desincompatibilização para determinados candidatos

Magistrados, secretários estaduais e ministros de Estado que pretendem concorrer nas Eleições Gerais de 2014 devem deixar as suas funções até o dia 5 de abril (amanhã), ou seja, seis meses antes do pleito de outubro. Caso contrário, serão considerados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades).

O governador de Estado que pleiteia cargo de deputado federal, estadual ou distrital, senador ou presidente do país também deve se desincompatibilizar da atual função até 5 de abril, exceto se for disputar a reeleição. O vice-governador e o vice-presidente que não substituíram o respectivo titular nos seis meses anteriores ao pleito e nem o sucederam, não precisam sair do cargo para participar das eleições deste ano.

Esse mesmo prazo é válido para membros do Tribunal de Contas da União, dos Estados e do Distrito Federal, de empresas públicas (presidente, diretor, superintendente, dirigente) e entidades mantidas pelo poder público (dirigente, administrador, representante), além de dirigentes de fundações públicas em geral.

Em 5 de junho, quatro meses antes das eleições gerais, deverão deixar seus postos dirigentes, administradores ou representantes de entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e dirigentes sindicais.

A três meses do pleito, ou seja, 5 de julho, quem deve se afastar dos respectivos cargos são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Servidores da Justiça Eleitoral não podem ser filiados a partidos políticos e por essa razão precisam se afastar da atividade um ano antes do pleito para, assim, poderem se filiar, mas se quiserem concorrer a algum mandato não poderão voltar aos seus cargos efetivos.

Os parlamentares que querem concorrer à reeleição ou a outro cargo não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas, bem como o presidente da República se concorrer à reeleição.

VEREADOR RASGA O REGIMENTO INTERNO EM PLENÁRIO.

Na sessão dessa quinta-feira o vereador Marcos Antônio (PSOL) rasgou, em plenário, o regimento da Câmara Municipal de Natal. Durante pronunciamento, ao criticar o requerimento sobre a não convocação imediata do prefeito Carlos Eduardo para explicar o atraso na implantação da bilhetagem eletrônica, o vereador pegou o regimento da Casa e rasgou o documento.
“A Mesa diretora é subserviente ao prefeito Carlos Eduardo”, criticou o vereador, que foi mais além: “não me venha falar em Comissão de Ética baseada nesse regimento. Pergunto ao presidente da Casa qual o novo regimento porque esse aqui (ele começa a rasgar o regimento) não vale nada. Não me venha falar em regimento, em Comissão de Ética porque essa Casa está sendo dirigida ao sabor do regimento do presidente (Albert Dickson), ele que diz o que pode e o que não pode”.
O vereador do PSOL disse que a Mesa Diretora estava descumprindo o regimento, ao permitir a não convocação do prefeito. “A Mesa desta Casa está rasgando e jogando no lixo o regimento desta Casa”, comentou.
Marcos Antônio classificou de “manobra” o requerimento aprovado ontem, que prevê a convocação da secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos.
Essa foi a segunda sessão seguida que o vereador fez o mesmo gesto. Presidente do Conselho de Ética da Câmara, o vereador Bertone Marinho (PMDB) não participou da sessão e ainda não se pronunciou sobre as providências a serem adotadas.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Diocese de Cajazeiras e Paróquia de São Francisco de Assis de Poço Dantas-PB celebram 100 anos de fundação da Capela de São José da Vila de Barra de Piabas

IGREJA DE SÃO JOSÉ BARRA DE PIABAS

A Diocese de Cajazeiras e a Paróquia de São Francisco de Assis de Poço Dantas-PB iniciaram dia 08 de março a Festa de 100 anos de fé, evangelização e fundação da Capela de São José da Vila de Barra de Piabas. O evento religioso termina dia 19 de março. A programação religiosa teve início sábado (8) com a saída da imagem de São José para as comunidades de Miranda e Recanto. Dia 9 saída da imagem de São José Operário da comunidade de Recanto para a sede da cidade de Poço Dantas. Dia 10, chegada da imagem de São José para a capela de Barra de Piabas. Às 18h30 acolhida da imagem e hasteamento da bandeira e às 19h foi celebrada da santa missa dedicada às comunidades de Recanto, Miranda e à cidade de Poço Dantas.

Terça-feira (11) às 19h foi celebrada uma novena dedicada às famílias de Antonio Guilherme Estrela, Tereza Vieira, Maria Jaci e Vanduir Machado. Responsáveis: Comunidades de Bulandeira e Baixio do Cedro. Quarta-feira (12) às 19h foi realizada uma novena dedicada às comunidades de Lajes e às famílias de João Bosco, Gabriel, Zé de Joaquim, Ismar e Zezinho. Responsáveis: comunidades de Oitis, São Bento e Baixio dos Lourenço. Sexta-feira (14) às 19h novena dedicada aos casais. Responsáveis: comunidades de Queimadas e Garrancho. Sábado (15) às 19h celebração da novena dedicada às famílias do radialista João Andrade, Manoel e Nina. Domingo (16) às 19h realização de novena dedicada à família Dias e às famílias de Antônio de Quinco, Zezinho, Didi e João. Segunda-feira (17) às 19h realizada da novena dedicada às famílias de Fátima, Valdir, Antonio de João e Chiquinho de Rosa. Responsáveis: Distrito de São João Bosco e comunidade de Lagoa dos Cesários. Terça-feira (18) às 19h novena dedicada a todo o povo de Deus e às famílias de Chiquinha, Zé Correia, Loura e Duir.

A festa centenária da Capela de São José chega ao fim na quarta-feira (19) às 7h30 com confissões, 8h30 batizados, 9h30 realização da tradicional procissão e às 10h celebração da santa missa pelo pároco Janecildo Soares de Sousa.. Na terça-feira (18) haverá homenagem aos padrinhos e madrinhas da festa, entrega de envelopes e desfile de lindas garotas. O desfile de garotas já se tornou tradicional durante os festejos de São José.

Desfile das garotas

Maria Clara de Sousa Lira, filha do comerciante Carlos Lira e da vereadora do Partido dos Trabalhadores de Poço Dantas, Maria Eva de Sousa Lira, representante da cidade Poço Dantas e da família Guilherme; Samia Ellem, representante do Distrito de Tanques; Amanda Emily, representado a comunidade de São José; Rosadahjane Almeida, representando a comunidade de Baixio dos Lourenço; Renan Rodrigues, representando a comunidade de Garrancho; Ana Beatriz, representando a comunidade de Miranda e a família Rodrigues; Kauan Dantas Lima Dias, representando a Vila de Barra de Piabas e a família Dias; Ana Vitória Andrade, representando a Vila de Barra de Piabas e a família Andrade; Maria Alícia, representando o Distrito de São João Bosco; Maria Cecília, representante da comunidade de Queimadas; Talita Alves Maximiano, representando a família Maximiano; Jamily Maria de Jesus, representando a comunidade de recanto e a família Dantas e Raiane Correia, representando a comunidade de Boa Vista e a família Correia.

Patronos da Festa de São José

São patronos da Festa de São José o prefeito constitucional de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho, ex-prefeito de Poço Dantas, advogado Itamar Moreira Fernandes, prefeito municipal de Uiraúna, médico João Bosco Nonato Fernandes, vereador José de Araújo Dantas (Dedé de Assis) e o vereador Antonio Correia de Araújo Sobrinho. A primeira-dama de Poço Dantas, Antonia Pereira de Queiroz é a dama de São José, dentre outras.

“É festa do padroeiro, é festa da comunidade, queremos celebrar em clima de júbilo no ano centenário da nossa Diocese de Cajazeiras, os 100 anos de fé e evangelização de nossa capela, pois São José nos ensina a agradecer, celebrar e evangelizar. É justamente neste espírito do jubileu que desejamos vivenciar a festa do nosso querido padroeiro São José. A festa que vamos celebrar é um convite à adoração ao louvor ao Deus da vida”, disse o padre Janecildo Soares de Sousa.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cacá Gadelha manda recado pra Rômulo: Pode tirar o partido, só não tira meu voto para Cássio

No final de semana passado, o vice-governador, Rômulo Gouveia esteve de passagem pelo Município de Sousa, e também por Uiraúna.

Poucas pessoas souberam desta visita realizada por Rômulo Gouveia, pré-candidato ao Senado, e presidente estadual do PSD na Paraíba.

Durante essa viagem que quase ninguém soube, teria ocorrido um encontro “secreto” com o empresário sousense, Carlinho de Deodato, pré-candidato a prefeito de Sousa em 2016.

Rômulo descontente com atitude do atual presidente do partido no Município, o vereador, Cacá Gadelha que declarou o seu voto a Cássio Cunha Lima, teria oferecido o partido a Carlinho de Deodato que ficou de analisar para assumir o comando na Cidade sorriso.

Cacá Gadelha ao tomar conhecimento desta reunião, disse que Rômulo veio a Sousa, e ele não foi informado de sua agenda, mas que o partido estava à disposição de Rômulo, apenas uma coisa Gouveia não tiraria dele: o voto para Cássio Cunha. Estava decidido, e orientado por Fábio Tyrone.

Alguns observadores políticos da Cidade de Sousa já entendem que o “racha” na oposição é maior do que se possa imaginar.

Haveria gente dentro do esquema da oposição ligada ao vice-governador fazendo o maior inferno, e querendo ver o circo pegar fogo de vez, porém que poderá sair chamuscado nisto tudo é o Governador Ricardo Coutinho.

Também com aliados articulistas deste querendo detonar os próprios amigos, não se precisa de inimigo, disse um defensor de Ricardo ao tomar conhecimento da história.

Muitas lideranças políticas sousenses reclamam da má assessoria do vice-governador quando vem aqui passear pela Região de Sousa. Rômulo chegava, saia, e ninguém sabia de sua estadia. É bom Rômulo se cuidar com suas companhias para não lhe atrapalhar nas urnas. Fique de olho “Gordinho”.

Ministro do TSE nega recurso e mantém cassação de prefeito no RN

image

O Prefeito cassado de Francisco Dantas, Gilson Dias (PTB), obteve mais um revés na justiça eleitoral, nesta terça-feira (11), e, provavelmente, deverá ficar fora do cargo até que seja julgado o mérito do recurso especial interposto no Tribunal Superior Eleitoral visando o seu retorno ao comando do Executivo.

Nesta terça, o Ministro do TSE, Dias Toffoli, negou seguimento a uma Ação Cautelar (Nº 15084) impetrada pelos advogados de defesa do Prefeito cassado e do seu Vice que objetivava suspender os efeitos do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que, mantendo sentença proferida em primeira instância, aplicou aos ora requerentes as sanções de cassação de diploma, multa e inelegibilidade, com base no art. 41-A da Lei nº 9.504/97, em razão da prática de captação ilícita de sufrágios.

Desta forma, continuará à frente da Prefeitura de Francisco Dantas, Vandeilton Bezerra (PTB), que assumiu o cargo de forma interina pelo fato de ser Presidente da Câmara Municipal.

Segundo informações, como a possibilidade de ocorrer eleições suplementares no Município ganha força a cada decisão judicial, Vandeilton Bezerra, que rompeu politicamente com Gilson Dias assim que assumiu a função de Prefeito interino, já estaria agindo nos bastidores para conseguir apoios dentro do partido e, consequentemente, disputar o comando da Prefeitura.

Nasceu Annelise, filha do diretor adjunto da Rádio Líder FM de Sousa, Rafael Estrela e da enfermeira Marise Gomes de Abrantes

ANNELISE

Nasceu sábado (8) no Complexo Médico e Hospitalar Santa Terezinha em Sousa-PB a garota Annelise Estrela Gomes de Abrantes, filha do diretor adjunto da Rádio Líder FM 97.1 de Sousa e proprietário do empreendimento Codornas Gigantes Vovó Maria, Rafael Estrela e da enfermeira Marise Gomes de Abrantes. A criança veio ao mundo através do parto humanizado, com o acompanhamento do médico Guilherme Carvalho.

São avós maternos o empresário e agropecuarista Valdeci Emídio Gomes e Zeffinha Abrantes e avós paternos o comerciante Raimundo Estrela/Fátima Oliveira. São bisavós maternos o Sr. José Duque e Necy Abrantes. Annelise é sobrinha do vice-prefeito de Vieirópolis, empresário Zé de Miro, do ex-vice-prefeito de Sousa, advogado Chiquinho do PT, da secretária de turismo de Vieirópolis, Mayanne Gomes de Abrantes, dos estudantes Maylla Gomes de Abrantes e Melque Emídio A criança é a consagração da vida e Annelise veio para dar vida, alegria e mais luz para as famílias Estrela, Gomes, Emídio, Abrantes, Machado, Guilherme, Duque, Equitane e Oliveira.

Annelise é a junção de Ana e Elisa. Ana tem origem no hebraico Hannah, mais tarde do latim, como Anna e significa cheia de graça ou graciosa. Alguns estudiosos apontam também para o significado "aquela que se levantará novamente". Para muitos se trata também da forma adotada no português e no espanhol para o nome Anne. Na Bíblia duas "Anas" se destacam, uma, no velho testamento, por ser mãe do profeta Samuel e ter engravidado em idade muito avançada e no novo testamento uma profetisa que reconhece que o menino Jesus é o Messias. A origem do nome Elisa é germânica e significa mulher feliz e consagrada de Deus.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

PB tem 117 pessoas sem nome na lista de transplante

Cálculo da ABTO considera a proporção de 25 transplantes para cada milhão de pessoas

Um estudo da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) estima que 117 pacientes que residem na Paraíba e precisam receber um novo fígado ou coração não conseguiram realizar o procedimento no Estado em 2013.

Os dados integram o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da ABTO e foram divulgados este ano. Segundo informações do presidente da entidade, Lúcio Pacheco, esses pacientes não estão cadastrados na lista de espera e não recebem o acompanhamento necessário para ter acesso aos serviços na Central de Transplantes.

Os resultados do RBT mostram que no ano passado a necessidade anual estimada de transplantes foi de 94 pessoas precisando receber fígado e outras 23 necessitando de transplante de coração, na Paraíba. Mas o relatório revela que em 2013 não houve transplante de coração e fígado no Estado.

De acordo com o presidente da ABTO, o cálculo para levantar as estatísticas da necessidade anual estimada de transplantes considera a proporção de 25 transplantes para cada milhão de pessoas.

“Essas pessoas são pacientes que não têm acesso à lista de espera ou não recebem o encaminhamento médico correto. Ou seja, pessoas que precisam de um transplante, mas não estão tendo acesso aos Centros de Transplantes e o número desses pacientes é bem maior do que o que aparece na lista”, explicou Lúcio Pacheco.

A lista de espera por transplantes na Paraíba, até dezembro do ano passado, contava apenas com três pacientes aguardando transplante de fígado e nenhum precisando de coração.

Já no caso de espera por um novo rim e córnea, o quantitativo também é menor do que a estimativa da ABTO. Para transplante de rim, a associação estimava que 226 pessoas precisavam de transplante, mas o cadastro registrava apenas 24 pacientes. Na luta para receber córneas, a necessidade levantada pela entidade médica era de 339 pessoas, e a lista apresentava 148.

A possibilidade da realização de transplantes é uma esperança para os pacientes residentes na Paraíba e que estão na expectativa por um novo órgão. É o caso de Mariene Franquelino de Oliveira, de 26 anos. Com uma doença renal degenerativa diagnosticada ainda na infância, a estudante está há 4 anos na fila de espera por um rim e enquanto não consegue realizar o procedimento, enfrenta três vezes por semana a hemodiálise.

“Tem dias que saio da hemodiálise e nem parece que passei por isso. Em outros dias, eu saio com dor de cabeça, enjoada.
É um sufoco”, lamenta a estudante, que já conseguiu uma doadora e se prepara para os testes de compatibilidade.

NOMES NÃO INTEGRAM BANCOS DE ÓRGÃOS

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Gyanna Lys de Melo, explicou que as estimativas divulgadas pela ABTO comparam a Paraíba com dados nacionais. Contudo, ela concorda com a explicação dada pelo presidente da associação e acredita que esses dados podem ser de pacientes que não estão cadastrados no Banco de Órgãos ou que não estão recebendo a orientação correta quanto aos procedimentos para realizar transplantes.

“Eles fazem essa estimativa em termos de milhões da população em nível nacional. Nós ainda não recebemos esses estudos oficialmente. Isso é uma estimativa por milhão da população e quantos pacientes a Paraíba deveria ter inscrito.Ou então, esses pacientes não estão chegando até nós. Quem precisar de transplante de coração deve marcar o atendimento no Hospital Universitário de João Pessoa e lá tem um médico transplantador”, disse.

Embora tenha informado que não recebeu oficialmente o último documento emitido pela ABTO, Gyanna Lys de Melo disse que a fila por transplantes começou a diminuir este ano no Estado. Segundo ela, até o mês passado foram realizados sete transplantes de rim, 36 de córnea e um de fígado.

A coordenadora explicou ainda que a Paraíba dispõe de equipes de captação de órgãos nos Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande e ainda na capital há um hospital privado que é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar transplante de coração. Ainda na capital, o Hospital São Vicente de Paula está sendo recredenciado pela Vigilância Sanitária Municipal para realizar transplante de rim. Por enquanto, esse procedimento está sendo realizado apenas no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande.

LISTA DE ESPERA NA PB

Conforme reportagem publicada no JORNAL DA PARAÍBA em fevereiro deste ano, a fila de espera por pacientes renais está 375 pessoas, sendo 335 em Campina Grande e 40 em João Pessoa, segundo informou o presidente da Associação dos Pacientes Crônicos-Renais e dos Transplantados de Rim, Carlos Roberto da Silva. O representante da entidade alega que, com a demora na captação de órgãos, muitos pacientes adoecem e não conseguem ficar aptos ao transplante.

“Do total desses pacientes que estão esperando, 120 não têm condições no momento de fazer a cirurgia. O paciente renal corre atrás do tempo. Nós não temos hoje equipes de captação de órgãos nos Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande. Os 53 transplantes que foram realizados no ano passado estão bem longe da realidade da fila de espera”, lamentou Carlos Roberto.

A fila de espera por córnea também aumentou de 2012 para 2013, conforme o registro da ABTO divulgado este ano. O número de pessoas que precisavam de transplante de córnea passou de 86, em 2012, para 148, no ano passado.

PARAIBA:CÁSSIO AMENIZA DECLARAÇÕES DE RÔMULO GOUVEIA: “NÃO SOU DONO DA VONTADE DE NINGUÉM”

Após anúncio da decisão do PSDB sobre entregas de cargos a gestão estadual e as evidências de rompimento com o PSB, o vice-governador Rômulo Gouveia decidiu pelo apoio ao projeto do PSB e endureceu discurso contra o senador Cássio Cunha Lima, insinuando que o tucano trai projetos que inicia e não assume decisões.

Cássio Cunha Lima não polemizou as declarações de Rômulo, e preferiu adotar um tom ameno em relação aos companheiros, lideranças políticas e até jornalistas que o acompanharam durante trajetória política.

Hoje, Cássio disse que não irá promover perseguições ou adotar um estilo impositor: “Todos tem liberdade plena para suas escolhas”, comentou.

O senador disse, ainda, que se a decisão do povo após consulta popular for pela candidatura própria do PSDB, será a decisão que ele vai defender e pela qual irá trabalhar: “Não sou dono da vontade de ninguém. Sei respeitar a vontade soberana do povo.”, concluiu

terça-feira, 11 de março de 2014

Bruno diz 'renunciar' Curso de Medicina devido polêmica

BRUNO_RODRIGUES

O estudante uiraunense Bruno Rodrigues postou agora pouco em sua página do Facebook que vai renunciar o curso de Medicina que supostamente teria passado na UFAC. A polêmica gerada pela rede social dando conta de que ele nunca teria passado foi o motivo que ele alegou para tomar essa atitude.

VEJA A POSTAGEM NO FACEBOOK DELE:

Bom caros amigos e leitores,

Bem devido aos ocorridos venho por meio desta declarar que estou me abdicando do curso de medicina na Universidade Federal do Acre (UFAC), não por ser uma mentira e sim por não aguentar mais essa confusão toda, com tudo isso estou perdendo amigos, sendo difamado, julgado, entre outras coisas, vou continuar estudando para tentar passar em alguma universidade da Paraíba ou Rio Grande do Norte, que são mais perto da minha família e amigos, irei me dedicar apenas aos estudos e meus amigos verdadeiros, que de tudo isso o que me proporcionou de verdade foi saber quem era meus amigos de verdade, os tipos de pessoas que estão ao meu redor, que se por boatos alguns me humilharam e fizeram tudo isso, imagina o que são capazes de fazer com outros que não são amigos numa situação pior, me pergunto até onde isso chegou? Às vezes preferia nem ter conquistado meu sonho pra não ter passado por tudo isso, as pessoas que mais confiei, mas apoiei nos seus momentos, me julgaram e me humilharam, o pior, em rede social, envolvendo pessoas que não tinham nada a ver, seria bem mais honroso chegar pra mim seja por inbox ou pessoalmente e falar, cadê a dignidade de vocês? Onde está a amizade em si? Em certo áudio que me equivoquei em um momento de ira todos passaram a me julgam, mas me diga quem nunca agiu em momento de raiva? Quem nunca xingou alguém? Não brigue ou me julgue e diga que estou errado sem ao menos se analisar primeiro, vocês fizeram tudo isso comigo e muito mais, mas não percebem que estão mostrando também aos demais como são vocês em uma amizade, quando as pessoas vão parar de se intrometer/incomodar com a vida dos outros, porque as pessoas gostam de falar dos outros, mas não gostam de ouvir a sua própria verdade, seu próprio fardo? Não ligo mais para tudo isso, criei repúdio a isso, eu simplesmente ficarei na minha, estudarei e procurarei o melhor para mim, amigos verdadeiros e família, Por fim, obrigado a todos que contribuíram para realização do meu sonho, sobre a quantia que me doaram, se todos os que contribuíram com a quantia aceitarem, irei doar tudo que resta a jammy – menina que se encontra com uma síndrome rara, que está necessitando bem mais que eu, seu tio é o Fábio design – sendo assim, garantindo a confirmação dos contribuintes irei entregar tudo o que resta a menina, com a esperança de poder ajudar em algo na vida dela, e sobre os tais comentários à carta aberta que está circulando a rede social, dizendo como me digo médico por escrever ou falar errado, ti digo, aprendi que não existe essa de falar/escrever certo ou errado, o que existe é uma diversidade de linguagem, e que “errado é aquele que fala correto e não segue o que diz” – O teatro mágico, que como Fernando Anitelli (vocalista da trupe O teatro mágico) diz que pessoas que “falam/escrevem errado” são poetas que reinventam as palavras, coisa que os poetas deveriam fazer, sendo assim, não me julgues pelas palavras errados e sim pelos meus atos e significados que quero transmitir, vocês não sabem o que passo, nem me conhecem de fato, então não tem o direito de me julgar, obrigado pela atenção de todos.
Atenciosamente,
Bruno Rodrigues, um simples e pequeno sonhador.
"O SONHO DE UM PODE SER ASSUSTADOR PRA OUTRAS PESSOAS, MAS NUNCA"

Aluno da UFAC desmente matrícula de Bruno em medicina

Acadêmico de Medicina da Universidade do Acre publicou carta desmentindo estudante uiraunense. Carta Aberta foi publicada no Facebook

facebook-hg

CARTA ABERTA AO PÚBLICO A CERCA DO SUPOSTO CANDIDATO APROVADO NO PROCESSO SELETIVO 2014 NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Caros docentes, discentes e moradores de Uiraúna-PB,

Tendo em vista os diversos pedidos de solicitação por parte da comunidade extra universitária, principalmente os da cidade de Uiraúna, em Paraíba, é que venho expor a indagação dos moradores quanto a veracidade dos fatos por parte de um suposto novo acadêmico deste ano.

A alguns cidadãos anônimos da população local supõe que B.R.S. (codinome), morador dessa mesma cidade teria forjado "uma história" de que teria sido aprovado no Curso de Medicina em 2ª Chamada na Sede da UFAC em Rio Branco.

Segundo a comunidade local e as diversas propagandas em redes sociais o mesmo disse ainda que necessitava de dinheiro pois não tinha condições financeiras para viajar a tempo e realizar a matrícula. Solicitou a comunidade uma ajuda financeira por meio de mídias no valor de 5000 reais (cinco mil reais) para custear suas despesas.

Após divulgação de imagens suspeitas os contribuintes e a comunidade local veio a me solicitar que fizesse junto a Universidade Federal do Acre um posicionamento quanto a aprovação do suposto novo acadêmico e também uma confirmação se o mesmo se encontra matriculado - ou seja, um documento que demonstre a real veracidade dos fatos.

Encaminhei ao Núcleo de Graduação um documento solicitando a veracidade dos fatos (processo de número: 23107.004554/2014-05). De antemão, fui ao Núcleo Permanente de Processo Seletivo confirmar o fato extraoficialmente de que o mesmo não havia sido selecionado em nenhuma das chamadas já publicadas pelo método SISU.

Confirmei com funcionários e secretários que esse número de matrícula é inexistente.

Hoje pela tarde, um secretário do Curso de Medicina entrou em contato comigo pois que: O Banco Santander havia ligado na coordenação e perguntado se um aluno com o nome de Bruno estava matriculado, e ainda que o mesmo portava um documento de comprovação de matrícula tentando abrir uma conta como estudante de medicina em outra cidade. O mesmo secretário disse ainda que foi dado como resposta de que esse número de matrícula não havia sido encontrado.

De antemão extraoficial foi isso que aconteceu por hoje. Uma resposta oficial poderá ser emitida em poucos dias por via documental. Aguardo a compreensão de todos para uma resposta oficial.

Gratos pela compreensão,

Jimmy Joy Campos
Diretório Acadêmico Francisco Mangabeira
Curso de Medicina - UFAC

Por: Fabio Barbosa

São Joao do Rio do Peixe:O destino dele não é outro é cadeia mesmo do jeito que vai.” Disse Wagner Breckenfeld com prefeito Airton Pires

WAGNERParticipando por telefone a imprensa Uiraunense, o empresário e líder da oposição em São Joao do Rio do Peixe Wagner Breckenfeld disse que lamenta a queda do primeiro repasse   do mês de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Segundo o empresário o prefeito Airton vem sonegando os valores devidos da Previdência Social, além disso a município vem gastando cerca de duzentos e cinquenta mil reais só de juros e multa por atraso de pagamentos. Quanto a isso, Wagner disse que entrará com mais uma ação no Ministério Publico Federal vara de Sousa, com essa são seis contra o prefeito Airton Pires.

Nesta primeira parcela apenas R$ 47.066,40 C estão disponíveis aos cofres da prefeitura de São João do Rio do Peixe e segundo o empresário quase nada pode ser feito com tão pouco dinheiro.

Paraiba:Pessoa mais velha de Uiraúna completa 108 anos

A família de Nezinho Fernandes, morador do Sítio Exu, em Uiraúna, comemorou no último sábado (8/mar) o seu 108º aniversário de vida. Para festejarr a data especial foi realizado um almoço para os familiares.

nezinho--108_001_cofemac

Seu Nezinho, hoje vencido pela idade já não trabalha mais na roça – coisa que fez até próximo aos 100 anos de vida.

Nezinho Fernandes nasceu em 1906, na Vila Canaã (hoje cidade de Uiraúna). Com dois meses de vida foi residir em Luís Gomes-RN, onde lá passou sua infância. Em 1927, contraiu matrimônio com a jovem Nicodina Augusta Fernandes. Viveram juntos e felizes por 73 anos. Do casal surgiram 17 filhos, dos quais nove nasceram vivos. Os dois juntos fizeram a semente se multiplicar gerando uma grande descendência.

Possivelmente seu Nezinho é a pessoa viva mais velha do município de Uiraúna.

As fotos postadas nessa matéria foram tiradas em 2006 quando Seu Nezinho completou 100 anos.

nezinho--108_002_cofemac

Por: Fabio Barbosa

Renato nega ter chamado Cássio de traíra e diz que vota em RC para o bem do tucano

O empresário Renato Cunha Lima, tio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), participou do programa Conexão Master, da TV de mesmo nome, e negou que tenha chamado Cássio de traíra como foi repercutido por parte da imprensa no Estado no final de semana. Renato disse ainda que vai votar no governador Ricardo Coutinho por querer o bem de Cássio Cunha Lima.

Renato destacou que Cássio vem fazendo um excelente mandato como senador e passou por uma campanha muito sofrida, não só para ele, mas como para toda família e por isso, defende que ele se mantenha no Senado.

O empresário disse ainda que não conversou com Cássio depois da decisão do PSDB de entregar oscargos, mas recebeu uma mensagem do senador depois da divulgação de sua fala em favor de Ricardo e que teria dito que Campina não gosta de traíra. Renato revelou que Cássio lhe enviou uma mensagem dizendo que aceitava sua decisão, mas não aceitava ser chamado de traíra.

Renato disse que não faz mais obras no governo e que sua decisão não é de cunha empresarial, mas revelou que nos governos Ronaldo e Cássio teve que levar sua empresa para outros estados, por que não poderia executar serviços no Estado.

Marcos Wéric
WSCOM Online

Assistente Social chora, dá zero a casamento gay e declara que quer ser prefeita de Sousa

O Frente a Frente desta segunda-feira (10) entrevistou a Assistente Social sousense, Socorro Ferreira. Ela falou sobre o respeito que tem a sua mãe, que a criou sozinha, sem a presença do pai.

Socorro defendeu a união familiar para criação dos filhos, que segundo ela deve ser com muito respeito, pois as crianças sentem falta da presença dos pais.

Para os filhos com pais separados, a sousense aconselha: “Procure seus pais, conversem com eles, diga que tem saudades. Nunca tomem partido por um ou por outro”

Notas
Socorro Ferreira deu nota 10 para os serviços de saúde em Sousa, justificando que faz parte da área e quer contribuir para melhorias nos trabalhos. “Falta humanizar para tratar as outras melhor”

Chorando ao contar da infância, a Assistente Social deu nota 10 aos seus pais. “Meu pai já não está mais aqui, mas dou dez aos dois”.

Ela deu nota dez para a diminuição da maioridade penal. “Acredito que os menores podem ser pessoas diferentes”.

A assistente social deu nota 10 para as cotas sociais. “Foi positiva a ação de Lula, abriu o mercado de trabalho e as portas das universidades para os negros”.

A sousense deu nota 10 para as mulheres na política. “A mulher na política melhorou e muito, pois ela é mais habilidosa e com certeza ver melhor certas situações”.

Sorridente ela disse: “Um dia vou ser prefeita desta cidade e vou dar uma lição de administração aos homens”.

É zero
A Assistente Social deu nota zero ao aborto. “A mulher sabe como evitar filho, e porque ser tão covarde? Chegar a matar alguém que está dentro de você sem defesa. É uma safadeza”

Socorro taxou de covarde o Homem que bate em mulher, e deu nota zero a violência contra a mulher.

A sousense também deu nota zero ao casamento homoafetivo. “Achei um absurdo o beijo gay”

Ela deu nota zero ao rompimento de Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. “Não estão pensando no povo, somente no poder”

Coringa
Perguntada se seria capaz de fazer qualquer coisa para chegar ao poder, ela respondeu que não. “Não adianta vender a alma ao diabo, pois os fins não justificam os meios”

DIÁRIO DO SERTÃO

Continua chovendo forte em cidades do Sertão da Paraíba

132834,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0As chuvas continuam trazendo esperança para os moradores das áreas afetadas pela seca no interior da Paraíba. Entre domingo (9) e segunda-feira (10), choveu mais de 40 mm em pelo menos sete cidades do Sertão da Paraíba, em municípios das regiões de Sousa e Cajazeiras, a mais de 400 km de João Pessoa.

Moradores de algumas dessas localidades utilizaram as redes sociais para compartilhar imagens do céu nublado e de relâmpagos seguidos de fortes trovoadas, conforme os depoimentos publicados.

A Agência Executiva de Gestão das Águas já havia informado sobre as condições favoráveis para ocorrências de chuvas e previsão de casos mais frequentes em locais que sofrem com a seca.

De acordo com dados da Aesa, os maiores índices pluviométricos registrados nessas 24 horas foram em Coremas (71,6 mm), São José de Piranhas (69 mm), Lagoa (67,7), Monte Horebe (58 mm), Aparecida (49,3 mm), Piancó (48 mm) e Bonito de Santa Fé (44 mm).

132835Apesar dessas chuvas, o volume da maioria dos açudes do Sertão e do Cariri do estado ainda é preocupante. Os dois que estão transbordando ficam no Brejo da Paraíba e o único manancial do Sertão que apresenta uma situação confortável é o Catolé 1, com 6,58 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 62,7% da capacidade total.

Portal Correio

1º decêndio de março do FPM apresenta queda de 4,1% em comparação a 2013

O 1º decêndio do mês de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi creditado nas contas das prefeituras nesta segunda-feira, 10. O montante foi de R$ 2.036.604.504,74, com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educaçã (Fundeb). Em valores brutos, isto é, com a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.545.755.630,93.

Em comparação ao primeiro decêndio de março de 2013, o repasse apresentou uma queda real de 4,1%. Apesar dos resultados ruins, devido ao crescimento observado em janeiro, no acumulado de 2014 o FPM apresenta crescimento é de 5,8%, em termos reais, e já soma R$ 18,650 bilhões. O mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 17,635 bilhões.

Previsão - De acordo com a Secretária do Tesouro Nacional (STN), para o mês de março espera-se uma redução de 32% em relação a fevereiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores que tenham prudência na execução de suas despesas já que em março o repasse será menor

Paraiba:Ex-prefeito de Sousa diz que oposição está unida para 2016 e taxa André Gadelha de cara de pau

Ex-prefeito de Sousa, João Estrela

O ex-prefeito de Sousa, João Estrela (PDT) taxou o atual prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB) de cara de pau na última semana. Segundo João, André assumiu a “paternidade” de um conjunto habitacional recentemente inaugurado em Sousa, quando a obra do ex-prefeito, Fábio Tyrone (PSDB).

“Ele devia fazer valer a sua altura. Um homem tão alto com atitudes tão pequenas. Mas, cada um dá o que tem”, disse João. De acordo com o ex-prefeito, os conjuntos habitacionais de Sousa foram conquistas de Tyrone, juntamente com seu grupo político.

De acordo com o ex-prefeito João Estrela, André Gadelha teria desobedecido o projeto aprovado pela Câmara Municipal que determinava que o conjunto seria denominado “Professora Silvana Braga”, mãe do ex-prefeito Tyrone.

“Teve a indecência de assumir a paternidade de uma coisa que todo mundo sabe que não é dele e ainda omitir o nome da mãe do ex-prefeito”, disse.

Eleições 2014 - Durante o carnaval, o ex-prefeito João Estrela recebeu várias lideranças políticas em sua residência, segundo ele, para “colocar a conversa em dias”.

João Estrela garantiu que não há divisão no bloco de oposição municipal. “Podemos até paticipar da campanha deste ano em palanques diferentes, mas, temos uma base muito forte para 2016”, disse.

O ex-prefeito reafirmou seu apoio a reeleição do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) e ao governador Ricardo Coutinho, mas. Revelou que o grupo ainda vai definir o candidato a deputado federal. “Espero que seja em comum para todos do grupo”, disse.

João Estrela recebeu inclusive a visita do ex-senador Wilson Santiago (PTB) que deve se candidatar a senador e colocar seu filho, Wilson Filho (PTB) como candidato a reeleição para deputado federal.

Vieirópolis-PB: Aniversário de 15 anos da estudante Juliana Stephanie Silva

1920600_260595494121474_959440001_n

Familiares, amigos e o namorado Fabrício Rodrigues comemoraram o aniversário de 15 anos da jovem Juliana Stephanie Silva. A debutante reside na comunidade do Pinhão-Vieirópolis. Juliana Stephanie é filha do empresário José Alves da Silva (Macaxeira), proprietário dos Mercadinhos Quitérios estabelecidos na comunidade do Pinhão e no Distrito de Campo Alegre e da servidora da Creche Mãe Toinha do Distrito de Campo Alegre -Vieirópolis, Lauriana Oliveira.São seus avós maternos Geraldo Emanoel de Oliveira e Soledade Oliveira residentes na comunidade do Pinhão - Vieirópolis. São avós paternos, Vicente Quitério da Silva “in memoriam” e Júlia Maria da Conceição. É bisneta de Dindinha Pedro e da Sra. Doninha, figura de grande respeitabilidade na comunidade do Pinhão.

Todos os familiares e amigos cumprimentaram e parabenizaram a jovem Juliana Stephanie por esta magna data. Juliana  sempre teve o perfil de uma jovem simples, estudiosa, idealista, determinada merecendo, deste modo, de todos os familiares e amigos, todo o respeito, admiração e carinho. A aniversariante estuda na Escola Normal Estadual José de Paiva Gadelha da cidade de Sousa e tem um futuro promissor. Ela almeja ser médica pediatra.

A debutante é irmã de Francisco Albiery; sobrinha do artesão Duda Pedro, do gerente da empresa Ceará Gás, um empreendimento do empresário Azarias Duque de Abrantes, estabelecida em Carapicuíba-SP, Vital Vilela, de Eilza Oliveira, Bibia e da comerciante Damiana Barbosa da comunidade do Bomfim/Vieirópolis; prima do saudoso vereador João Batista da Costa (João de Vicentinho), do estudante de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB),  Ramon Barreto de Abrantes, dentre outros.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT/PB Nº 604

Paraiba:Prefeitura é denunciada no MP após pagar sanfoneiro a preço de “Aviões do Forro”; R$ 85 mil foi o cachê pago

Um dos contratados pela prefeitura de Juru

O Ministério Publico (MP) da Paraíba e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), receberam recentemente, denúncia de superfaturamento em contratação artística na cidade de Juru, Sertão paraibano.

Segundo a denúncia, o prefeito Luiz Galvão (PSB), contratou dois sanfoneiros locais, o sanfoneiro Genailson Pereira de Carvalho e Luiz Arranca Toco, para os festejos juninos de 2013 ao preço de bandas como Aviões do Forró e Garota Safada.

O MP está investigando os valores do contrato não porque os músicos não mereçam o super cachê no valor de R$ 85 mil, que foi empenhado pela prefeitura de Juru, mas sim por não justificar que um município vizinho, Princesa Isabel, tenha contratado os mesmos músicos por apenas R$ 5.500,00.

A diferença de preço entre os dois municípios foi de R$ 79.500,00. Na denúncia constam as prestações d contas das duas prefeituras pelo Sagres do Tribunal de Contas do Estado. Luiz Galvão já pagou R$ 50 mil e deixou mais R$ 35 mil empenhados para concluir o pagamento.

A empresa responsável pelas negociações junto a prefeitura é a R Produções – Rafael Santos Diniz ME, localizada a Rua João Pessoa 208, cidade de São Bento, Sertão da Paraíba

Anterior
Na gestão de 2012, a prefeitura contratou a mesma atração musical pelo valor de R$ 1.800,00

DIÁRIO DO SERTÃO

Radialista comenta morte de médico de CZ em estreia na TV Diário do Sertão.

O radialista Olivan Pereira, o Big Boy da cidade de Cajazeiras estreia nesta segunda-feira (10), na TV Diário do Sertão como comentarista de vários assuntos.

O comentário integra o quadro “Direto ao Ponto”, e vai ao ar no programa “Sertão Alerta”, apresentado por Ângelo Lima, a partir das 17:00 horas.

Seu primeiro comentário, o radialista dedicou ao médico cajazeirense Polidônio Lacerda, falecido no Rio de Janeiro, na semana passada. “Ele era um homem apaixonado por sua terra”.

Segundo Big Boy, o médico nasceu em Cajazeiras, e morou por algum tempo em São João do Rio do Peixe, se formou no Estado do Pernambuco, iniciando sua missão em Fortaleza, Ceará.

Ele destacou o pedido de Polidônio: “Quando morresse queria ser cremado, e as cinzas espalhadas aos pés do morro Cristo Rei”

Big Boy informou que as cinzas do médico chegarão a Terra do Padre Rolim no mês de abril

Presos fogem algemados e dirigindo viatura da Polícia Militar na PB

DSC_0878Um cabo e um soldado da Polícia Militar da Paraíba estão recolhidos na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar após dois presos fugirem algemados dirigindo uma viatura nesse domingo (9) na cidade de Riachão, no Agreste do Estado.

A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Arilson Valério, comandante do 4º BPM.

Segundo o comandante, os policiais foram atender uma ocorrência na cidade de Tacima, onde prenderam dois jovens que se envolveram em uma briga.

No retorno para Riachão, os policiais pararam a viatura na frente do destacamento de onde os presos fugiram dirigindo veículo.

“Os policiais pararam e deixaram a chave do carro na ignição, com os dois presos dentro do carro algemados. Os detidos aproveitaram o momento e fugiram dirigindo a viatura. O carro foi abandonado nas imediações de onde fugiram”, disse o tenente-coronel.

Arilson Valério informou que foi aberto um procedimento administrativo na esfera militar e os policiais ficarão afastados das funções até a conclusão do inquérito. “Houve crime militar e eles vão responder por isso”. Os presos ainda não foram recapturados.

Prefeito da região de Cajazeiras conquista mais um transporte para município

Prefeito recebe veículo em João Pessoa

O prefeito da cidade de Bernardino Batista, Gervázio Gomes (PTB) recebeu nesta sexta-feira (07), através do ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro uma máquina do tipo caçamba, para auxiliar nos trabalhos de infraestrutura do município.

Ao lado do presidente da câmara de vereadores, Aldo Andrade (PMDB), o prefeito recebeu o equipamento em solenidade na capital do Estado.

Gervázio agradeceu o empenho do ministro paraibano e destacou as ações conseguidas para Bernardino Batista no Governo Dilma (PT) e Ricardo Coutinho (PSB).

“Bernardino Batista tem recebido muitos benefícios para melhoria de vida da população, e isto nos faz muito felizes, pois participamos diretamente dessas conquistas”. Disse o prefeito.

Outros municípios da região de Cajazeiras conseguiram veículos de grande porte, adquiridos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). 

Ao todo, 238 máquinas foram entregues a 195 municípios  do semiárido paraibano. A medida faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), que nesta fase doará 76 caminhões-pipa; 93 pás carregadeiras; 69 caminhões-caçamba universalizando, assim, as doações aos municípios paraibanos que decretaram estado de calamidade, por conta da estiagem.

DIÁRIO DO SERTÃO

RN:Governadora e comissão discutem segurança para Copa do Mundo de 2014

gomvernadora comissao

A governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e um grupo formado por Exército, Marinha, órgãos nacionais como o Serviço Nacional de Auxílio à Justiça, e membros do Governo do RN, discutiram durante toda esta segunda-feira (10) medidas de segurança para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, que terá Natal com uma das cidades-sede. A chefe do Executivo Estadual recepcionou o ministro e a comitiva na Base Aérea, em Parnamirim, de onde seguiram para a reunião.

Realizada no Centro de Convenções, o encontro ocorreu dividido em salas temáticas e envolveu também as pastas do turismo, do esporte, da saúde e da justiça e cidadania, Bombeiros e Defesa Civil. Na reunião, foram discutidas as matrizes de responsabilidade de cada ente envolvido na realização do Mundial e os consequentes reforços nas pastas.

Tags:Copa

RN deve somar 1 milhão de veículos até o segundo semestre deste ano

carro TN

Tribuna do Norte – São oito veículos novos a cada hora, ou 199 ao dia, nas cidades potiguares. Com isso, a frota do Rio Grande do Norte deverá alcançar a marca de 1 milhão de unidades até o segundo semestre deste ano, segundo estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). Apenas nos dois primeiros meses de 2014, 11.972 veículos foram emplacados e entraram em circulação nos municípios potiguares. Durante a Copa do Mundo, mais de 999 mil estarão circulando em todo o Estado. Só é estipulada, porém, a quantidade de modelos zero quilômetros emplacados aqui. Se considerados os veículos que vêm de outros estados, o RN já poderá chegar à casa do milhão durante o mundial de futebol.

Atualmente, a capital potiguar tem um carro ou moto para cada 2,52 habitantes. A taxa é muito superior à nacional, que calcula uma unidade para cada quatro pessoas. O crescimento médio anual do Estado é de 10,5%, sendo que o de 2013 (9,19%) foi o menor dos últimos oito anos. No período de um ano, a frota passou de 884 mil para 965 mil veículos. “Geralmente a gente percebe um aumento maior no interior, mas no primeiro bimestre desse ano houve um crescimento maior em Natal”, destaca Branca Azevedo, que coordena o setor de Estatística do Detran. Na comparação entre o primeiro bimestre de 2013 e 2014, o número de novos veículos cresceu tanto na capital (4,44%), como no interior (1,9%).

‘Aprovação em Medicina‘ causa polêmica em Uiraúna

BRUNO_RODRIGUESA semana subsequente ao carnaval está agitadíssima, fatos marcantes estão agitando as rodas de conversas da população uiraunense.

O foco de todo esse burburinho não é por causa da vitoria do Flamengo sobre o Botafogo que o consagrou como campeão da Guanabara 2014, nem mesmo é pela saída inesperada do Jornalista Abrantes Jr do comando de seus programas na Radio Mais FM 95,3, mas sim pela aprovação de um aluno do Colégio Estadual Dr. José Duarte Filho.

Bruno Rodrigues de Sousa é o nome dele, é o foco de todas as conversas nas ruas e nas redes sociais. Tudo começou quando Após sair o resultado de uma das chamadas do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e Bruno ter ’passado’ para o curso de Medicina na UFAC (Universidade Federal do Acre) que fica a mais de 4.200 quilômetros de distância da cidade de  Uiraúna. Toda a população ficou orgulha por assim dizer, um jovem de família pobre, aluno de escola pública passar para o curso mais concorrido do país, Medicina.

Devido às condições financeiras do jovem seus amigos, professores e população em geral, se mobilizaram através de contribuições, indo até a imprensa local fazer campanha para o mesmo viajar ao Acre para realizar sua pré-matrícula, o jovem foi e veio, está matriculado! Eis que...

Nos últimos dias surgem boatos nas redes sociais, dando conta que Bruno Rodrigues de Sousa não teria passado para o curso de Medicina e teria ficado apenas na posição 3.004 deste curso, tendo feito apenas 455,7 pontos na prova e 520,0 pontos na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

pag_enem_BRUNO_RODRIGUES

Imagem da pagina do enem

sisu_BRUNO_RODRIGUES

imagem da pagina do sisu

Pelo que aparenta para a população uiraunense é que a aprovação do jovem Bruno Rodrigues não passa de uma “fraude”, e todos estão na expectativa de uma explicação do mesmo a sociedade.

COFEMAC 

Invadir o celular do marido é crime. Mulher pode pegar 1 ano de cadeia

image

Ex-namorados vingativos, mulheres ciumentas, colegas difamadores. Muita gente assim já usou computadores e celulares para bisbilhotar ou agir contra seus desafetos. Agora isso é crime.“Essa lei vem resolver um problema, que é a lacuna relacionada à invasão”, avalia o advogado Renato Ópice Blum.A Lei 12.737 ganhou o nome de Carolina Dieckmann porque a atriz denunciou o caso do qual foi vítima de roubo e divulgação de fotos íntimas.

Agora quem invadir equipamentos de informática alheios para obter, adulterar ou destruir informações está sujeito a multa e prisão de três meses a um ano, podendo chegar a dois anos se forem roubados segredos comerciais, industriais - informações sigilosas. O crime fica mais grave se for cometido contra autoridades ou contra serviços públicos. Mas para fazer uso da nova lei é preciso antes proteger computadores, tablets e celulares com programas de segurança ou ao menos uma senha porque é a quebra dessa proteção que caracteriza o crime. Quem se tornar vítima precisa tomar providências rapidamente.

A nova lei já está em vigor e invasora pode pegar um ano de cadeia se invadir, fuçar ou bisbilhotar equipamentos eletrônicos do marido. Vale ressaltar que a regra vale para o homem da mesma forma. Portanto, se cuidem meninas, o bicho está pegando! É farpas e fogo para todo lado

ATUAÇÃO DE CÁSSIO NAS REDES SOCIAIS É DESTACADA EM PESQUISA NACIONAL

Cássio_Pesquisa_Medialogue

Em recente pesquisa intitulada POLÍTICO 2.0, realizada pela empresa Medialogue sobre o uso nas redes sociais pelos parlamentares brasileiros e publicado por importantes órgãos da imprensa nacional, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) teve a sua atuação bastante destacada dos critérios adotados na pesquisa, transparência, influência e interatividade.

No quesito transparência, foi destacada a divulgação das despesas dos seus gabinetes inclusive com a publicação no site do senador das notas fiscais de todos os gastos. Cássio é o único senador inclusive que faz este tipo de divulgação através do link transparência do site www.cassiocunhalima.com.br.

No que diz respeito à influência, Cássio foi destacado pelo seu comportamento nas redes sociais e o teor das suas postagens além do nível de repercussão junto ao público em geral.

Com respeito à interatividade, a pesquisa abordou os espaços que parlamentar disponibiliza para o cidadão manter contato com ele ou o seu gabinete e no caso de Cássio, seja através do próprio site e da página dele no site do senadohttp://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/paginst/senador5197a.asp, além do twitter pessoal do senador @cassiocl que é mantido pelo próprio senador e do facebook   https://www.facebook.com/cassiocunhalima?ref=hl que é atualizado pela assessoria dele.

No seu resultado final a pesquisa da MediaLogue apontou que o senador Cássio Cunha Lima é um dos 10 parlamentares mais influentes nas redes sociais em todo o Congresso Nacional, composto por 513 deputados e 81 senadores.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Poço Dantas-PB: Parentes, amigos e lideranças políticas participaram da missa de trigésimo dia da morte de Izabel Bezerra

10008444_531477776973612_997342716_n

Amigos e lideranças políticas participaram domingo (9) da missa de trigésimo dia da morte de Izabel Bezerra na Igreja Matriz de São Francisco de Assis em Poço Dantas-PB. Izabel Maria Bezerra era casada com o Sr. José Paulo Bezerra “in memoriam”. Deixou os seguintes filhos: Francisco, Nilton, José Paulo, Francisca, Maria, Lúcia, Vera, Marcondes e Jamilton. Izabel Maria Bezerra era prima do saudoso vereador de Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca) e da vereadora do Partido dos Trabalhadores de Poço Dantas, Maria Eva de Sousa Lira. O celebrante foi padre Jacenildo Soares de Sousa. Várias lideranças políticas estiveram presentes à celebração eucarística como o prefeito constitucional de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho, o ex-prefeito Itamar Moreira Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Poço Dantas, Antonio Cândido Sobrinho, vereadores Mardônio Ferreira, Dedé de Assis, Erivando Pereira de Queiroz e Maria Eva de Sousa Lira. Ainda estiveram presentes na missa o comerciante Dedé de Odilon e sua esposa a ex-vice-prefeita de Uiraúna, professora e defensora pública, Damy de Freitas Oliveira, secretário municipal de educação de Poço Dantas, Vicente de Almeida Filho, agente penitenciário Ionaldo de Almeida Machado, comerciante Ananias Duque de Abrantes (Sousapharma), comerciante Zé de Pedro de Santa, representante comercial Adonias Duque de Abrantes, Sr. Zé de Duca/Necy Abrantes, Gineide Abrantes, professora Maria José Guilherme, servidora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Geórgia Duque de Abrantes, Acilon Duque de Equitane, comerciante Noesia Estrela, Nilza Guilherme Estrela, Sra. Tereza Vieira, agropecuarista Raimundo Sousa, comerciante Assis dos Temperos, repentista Zaca Paulo, José Netto, Yan Sávio de Abrantes, Antonio Guilherme Moreira Duque, Zé de Joaquim, comerciante Carlos Lira, comerciante Manoel de Horácio Paulo, Burrego/professora Raimunda Almeida, professora Fátima Almeida Freitas Sá, blogueiro e radialista Evaldo Montes e demais familiares e amigos.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

SENADO PAGOU R$ 50 MIL POR TRATAMENTO DENTÁRIO DE JOSÉ AGRIPINO.

Gasto foi para a colocação de porcelana nos dentes do senador presidente nacional do DEM.

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, apareceu na lista de parlamentares beneficiados pelo pagamento de tratamentos dentários por parte do Senado Federal, publicada pelo jornal Estado de São Paulo. Bancado exclusivamente pelo contribuinte – ou seja, a custo zero para os senadores, ex-senadores e seus dependentes – o plano de saúde do Senado paga despesas que incluem implantação de próteses dentárias com ouro e até sessões de fonoaudiologia para melhorar a oratória e driblar a timidez. Alguns senadores chegam a gastar até R$ 70 mil por tratamento dentário.

Para o presidente nacional do DEM, o Senado creditou R$ 51 mil em 2009, referentes a 22 coroas de porcelana aluminizada, produto mais caro e que confere aparência melhor. “Essa é uma opção mais estética, porque troca uma infraestrutura metálica pela de porcelana aluminizada”, diz o cirurgião-dentista Rogério Adib Kairalla, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

O senador potiguar afirma que o tratamento foi “estrutural” e custou mais que o reembolsado pelo Senado, o que o obrigou a pagar a diferença. “Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía”, diz Agripino.

Segundo a reportagem, os documentos obtidos mostram que, nos últimos cinco anos, a Casa autorizou tratamentos milionários, principalmente odontológicos. Tudo sem fazer perícia física dos pacientes nem definir limites de cobertura. Os gastos com os dentes dos senadores e outros tratamentos médicos, como sessões de psicoterapia e fonoaudiologia, atingiram média de R$ 6,2 milhões anuais entre 2008 e 2012 – 62% desses valores dizem respeito unicamente ao reembolso de notas fiscais e recibos. A reportagem obteve as despesas efetuadas em 2013, que ainda não foram consolidadas pelo Senado. A estimativa é que a média de gasto tenha se mantido inalterada.

O plano de saúde do Senado é vitalício. Ele banca despesas de senadores, ex-senadores e dependentes como filhos, enteados e cônjuges. Para usufruí-lo, o parlamentar não precisa fazer nenhuma contribuição – basta que tenha exercido o cargo por 180 dias ininterruptos. Após a morte do titular, o cônjuge continua usando a carteirinha. Como não há uma lista detalhada de procedimentos cobertos, os beneficiários se sentem à vontade para incluir em seus gastos todo tipo de serviço especializado.

PARAIBA:VENEZIANO DESTACA ADMINISTRAÇÃO DE MARANHÃO E DIZ QUE PMDB PODE FAZER COMPARAÇÃO COM OUTRAS GESTÕES

Veneziano_TV

O pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, está confiante nos resultados das gestões passadas do PMDB na Paraíba para garantir vitória em 2014. Veneziano destacou importância de José Maranhão para a legenda e para todo Estado.

Durante entrevista em João Pessoa, Veneziano disse que leva referência de Maranhão :“Nas minhas andanças pelo estado da Paraíba tem me permitido levar as referências do que foi o governo do PMDB enquanto Maranhão foi o nosso administrador”, destacou.

Ao contrário de outros partidos, Veneziano afirmou que o PMDB é quem tem as maiores condições de participar de comparações entre gestões: “Foram 8 anos e meio de uma gestão que fez e eu aí não terei dificuldade nenhuma de ser questionado e de fazer relações comparativas”, frisou.

O pré-candidato demonstrou admiração pelo “desprendimento” de José Maranhão ao abrir mão das vagas de senador e vice-governador na chapa do PMDB para ampliar o projeto: “A sua presença na chapa proporcional demonstrando o seu desprendimento em abrir mão das vagas na chapa majoritária permitindo que novos integrantes, novas legenda possa se somar ao PMDB já mostra sua vontade de participação do governador Maranhão”, finalizou.

Promotor propõe carne de jumento na alimentação de presos do RN

image      Carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. É o que propõe o promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, cidade do Oeste do estado, para dar uma destinação aos cerca de 600 animais apreendidos nas estradas federais que passam pela região. A proposta será pauta de um almoço marcado para a próxima quinta-feira (13), oportunidade na qual autoridades convidadas experimentarão pratos com carne de jumento. "Vão comer e saber que é uma alimentação saudável", diz o promotor. Sílvio Brito explicou ao G1 que a ideia surgiu após reuniões com professores do curso de Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). "Chegamos à conclusão que uma das soluções para a questão dos animais apreendidos é estimular o consumo da carne de jumento. Os veterinários atestaram que o alimento é próprio para o consumo humano. Não é consumido por uma questão cultural. Queremos quebrar essa barreira", conta.

A ideia de inserir a carne no cardápio do sistema penitenciário será colocada após o primeiro momento de degustação. "Dependendo da receptividade quem sabe depois podemos expandir para a merenda escolar e nos hospitais", propõe Brito. Estão convidados para o almoço prefeitos, vereadores, promotores, juízes, representantes da comunidade e diretores de unidades prisionais de Caicó, na região Seridó, além de Pau dos Ferros, Mossoró e Apodi, na região Oeste. Promotor Sílvio Brito é o autor da proposta de que presos consumam carne de jumento no RN (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal) O promotor acrescenta que tudo começou em uma audiência pública realizada no ano passado para tratar a questão dos animais nas estradas. A partir de um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual formou-se uma entidade que recolheu até o momento 600 animais nas rodovias. Os bichos ficam alojados em uma fazenda da Associação de Proteção de Animais de Apodi. "Destinamos mais de R$ 30 mil em prestações pecuniárias de condenações judiciais para comprar medicamentos, alimentos e montar a infraestrutura das unidades, mas o custo tem cada vez mais aumentado. Daqui para o meio do ano a estimativa é que estejam alojados mil jumentos e no fim do ano dois mil animais", conclui o promotor.

G1/RN

Governadora nomeia novo Secretário de Segurança Pública do RN

image

A Governadora Rosalba Ciarlini nomeia na edição desta terça-feira, 11, o novo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. Trata-se do General de Brigada da Reserva do Exército Brasileiro Eliéser Girão Monteiro Filho. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 10, durante reunião com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a cúpula da segurança estadual, em Natal.

Natural de Fortaleza (CE), o General Monteiro, de 59 anos, ingressou no Exército Brasileiro em 1973 e graduou-se em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Formado em Ciências Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.

Durante os 36 anos na Ativa, o General Monteiro trabalhou em Natal, Resende (RJ), Recife, Rio de Janeiro, Petrópolis (RJ), Boa Vista e Brasília, tendo recebido mais de 30 condecorações nacionais e estrangeiras. Em Roraima, foi Comandante de Fronteira do 7o Batalhão de Infantaria da Selva e em Brasília, Diretor de Transporte e de Mobilização do Exército.

Ao passar para a Reserva, em 2009, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, onde exerceu funções junto ao Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (CONSESP), idealizando a criação de Câmaras Temáticas para o estudo e apresentação de propostas ao Ministério da Justiça que dessem mais flexibilidade, eficiência e eficácia às ações de segurança pública.

Em fevereiro de 2012, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania e Roraima, sendo o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas daquele estado. Liderou esforços públicos e privados junto às entidades de Roraima que atuam no tratamento da dependência química, criando várias campanhas de prevenção ao uso de drogas.

A posse do futuro Secretário ocorrerá até a próxima sexta-feira, 14. Até lá, o General Monteiro fará um trabalho de transição na SESED ao lado do atual secretário, o delegado da Polícia Federal Aldair da Rocha.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Mulheres

Como as mulheres são lindas!
Inútil pensar que é do vestido...
E depois não há só as bonitas:
Há também as simpáticas.
E as feias, certas feias em cujos olhos vejo isto:
Uma menininha que é batida e pisada e nunca sai da cozinha.
Como deve ser bom gostar de uma feia!
O meu amor porém não tem bondade alguma.
É fraco! Fraco!
Meu Deus, eu amo como as criancinhas...
És linda como uma história da carochinha...
E eu preciso de ti como precisava de mamãe e papai
(No tempo em que pensava que os ladrões moravam no morro atrás de casa e tinham cara de pau)

Sesed divulga o balanço sobre as ocorrências no Carnaval potiguar.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) divulgou na manhã desta quinta-feira (6) o balanço sobre as ocorrências no Carnaval potiguar. De acordo com os dados expostos, houve um aumento no número de ocorrências e na fiscalização nas estradas. Porém, de acordo com a Sesed, houve uma diminuição de 40% no número de homicídios.

Durante o Carnaval, 2.400 policiais militares atuaram na segurança ostensiva nos pontos onde havia maior concentração de foliões. Além disso, realizaram a fiscalização de 2.369 veículos, com 821 testes do bafômetro, resultando no recolhimento de 63 habilitações.

Ao todo, houve um aumento de 9,1% no número de ocorrências. Em 2013, foram 1.635 contra 1.783 neste ano. Os chamados à polícia eram, principalmente, relacionados a roubo/assalto, perturbação do sossego e presença de pessoas suspeitas na Região Metropolitana.

Apesar das ações contrárias aos abusos no uso de paredões de som, o número de ocorrências nesse sentido saltou de 207 para 363. Já para roubos, o número saltou de 170 para 205. Ainda nas fiscalizações, a PM conseguiu prender um quilo de cocaína, 254 frascos de loló, e 7 armas. Com o policiamento ostensivo, o número de homicídios caiu de 25 (em 2013) para 15 (neste ano).

Bombeiros - O Corpo de Bombeiros disse que 200 eventos foram realizados e fiscalizados pelo CBM durante a Operação Carnaval. Quanto às ocorrências, foram registrados 40 incêndios, um acréscimo em relação aos 23 computados no ano passado. Já sobre afogamento, foram sete atendimentos no litoral e balneários, com um morto. Segundo o tenente-coronel Luiz Monteiro Júnior, chefe do Serviço Técnico de Engenharia do CBM, houve um aumento de 270% de eventos fiscalizados em relação a 2012. Em 2013, foram 195 fiscalizações.

Operação Carnaval: Número de acidentes aumenta, mas não aumenta número de mortes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Carnaval 2014 às 24h00 dessa quinta-feira (5). Entre a última sexta-feira (28) e ontem, as rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte somaram 1741 condutores autuados, entre os 6.330 veículos fiscalizados. Em relação ao número de acidentes, o órgão aponta dez a mais em relação ao ano passado, mas o número de mortos se manteve entre 2013 e este ano.

No combate à embriaguez ao volante, 61 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool dentre os 1515 testes de bafômetro aplicados pela PRF. Radares instalados ao longo dos principais corredores viários que dão acesso às cidades de Mossoró, Caicó e Macau registraram 2503 imagens de veículos que trafegavam acima da velocidade permitida para a via.

Durante a fiscalização do trânsito nas rodovias, policiais submeteram quatro pessoas a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela posse de pequenas quantidades de entorpecentes. Duas pessoas foram detidas durante o Carnaval por porte ilegal de arma de fogo e uma pessoa foi flagrada conduzindo veículo com adulteração de chassi. No combate aos crimes de trânsito, a PRF submeteu seis pessoas que dirigiam sem ser habilitadas a Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Acidentes - O período de Carnaval terminou com o registro de 70 acidentes, que resultaram em 32 feridos e quatro mortos nas rodovias federais do RN. A maioria dos acidentes (66%) foram sem feridos. Em comparação com o ano passado, em 2014 houve 10 acidentes a mais. Os feridos, que eram 28, passaram a 32 este ano, e o número de mortos não se alterou

JOSÉ MARANHÃO RECOMENDA QUE VITALZINHO NÃO ACEITE MINISTÉRIO DO TURISMO

O ex-governador José Maranhão (PMDB) não ficou contente com a oferta do Governo Federal de indicar o senador paraibano Vital do Rêgo Filho para assumir o Ministério do Turismo. Maranhão disse, hoje, que o senador tem uma excelente atuação em Brasília para aceitar uma pasta sem representação.

José Maranhão destacou o trabalho de Viltalzinho à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, além do trabalho do senador enquanto relator de várias matérias importantes no Senado Federal como é o caso da proposta de Emenda à Constituição.
O ex-governador orientou que Vital do Rêgo filho avalie: “Diante da expressividade do PMDB no cenário nacional e da atuação de Viltalzinho não sei se uma boa pedida aceitar o Ministério do Turismo”, disse. Após ser submetido a cirurgia em São Paulo, José Maranhão já está na Paraíba e garantiu que está com saúde plena e recuperação perfeita.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Prazos de filiação partidária são diferentes para ocupantes de cargos públicos

Para concorrer às eleições gerais de 2014, entre outras exigências, o eleitor deve ter sido escolhido em convenção partidária e estar filiado a um partido político pelo menos um ano antes do pleito. Esta regra geral está prevista no artigo 18 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) e no 9º da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997). Mas há cidadãos ocupantes de cargos públicos que não estão submetidos a esse prazo de filiação partidária, como os magistrados, integrantes de tribunais de contas, membros do Ministério Público e militares.

O magistrado ou o membro de tribunal de contas que quiser concorrer à eleição deve se filiar a um partido até seis meses antes do pleito, no caso, até 5 de abril deste ano, devendo se desligar em definitivo (pedir exoneração) do seu cargo na Justiça ou na corte de contas, em igual prazo. Já o integrante do Ministério Público que desejar disputar o pleito deste ano deverá se afastar em definitivo de seu cargo e se filiar a um partido político até seis meses antes da eleição para concorrer a presidente da República, governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital.

Por sua vez, o militar da ativa com mais de 10 anos de serviço, não detentor de cargo no alto comando da corporação, para disputar uma eleição deve, primeiramente, ser escolhido em convenção partidária. A partir dessa data, é considerado filiado ao partido, devendo comunicar à autoridade a qual é subordinado para passar à condição de agregado. Se eleito, será transferido para a inatividade. Se contar com menos de 10 anos de serviço, após escolhido em convenção, também será transferido para a inatividade. Em ambas as situações o militar não precisa, assim, respeitar a regra geral de um ano de filiado a uma legenda antes do pleito.

Danilo Augusto é o novo treinador do Sousa

image

47 anos de carreira –  26 deles como técnico –Danilo Augusto é o novo treinador do Sousa Esporte Clube.

Para o presidente do Dinossauro do Sertão, Aldeone Abrantes:

- Além da gana pela vitória, o critério decisivo para a vinda do Professor Danilo Augusto é o fato de que ele já trabalhou com seis atletas que integram esse grupo do Sousa naquela memorável campanha do Tiradentes [CE] na Série D de 2013.

Abrantes, ao falar de seis jogadores, faz referências ao goleiro Fábio Lima, ao zagueiro Allison, aos laterais (d) Thiaguinho e (e) Camilio, ao volante Xinho e ao meia atacante Ribinha.

Junto com Danilo Augusto (ex-jogador do Ceará, América-RN, Guarani-SP, entre outros, e ex-treinador do Tiradentes-CE, Itapipoca-CE, Nova Russas-CE, Itapipoca-CE, Imperatriz-MA, entre outros) chegam o auxiliar técnico Gilson Férrer (ex-jogador de São Paulo-SP e Fortaleza-CE, entre outros) e o preparador físico Jr. Cruz.

PARAIBA:DEPUTADO DENUNCIA QUE GOVERNADOR GASTOU MAIS DE R$ 100 MILHÕES COM PROPAGANDA E SÓ R$ 25 MILHÕES COM SAÚDE EM 3 ANOS

O Deputado Estadual Osvaldo Venâncio Filho, conhecido como Bado Venâncio (PEN) afirmou, em recente entrevista, que o governo Ricardo Coutinho (PSB) vem se notabilizando em relação a seus antecessores devido aos gastos estratosféricos com propaganda, em detrimento de outras áreas importantes, como Saúde, Educação, Segurança Pública, dentre outras.

Segundo ele, essa situação vem sendo acompanhada com preocupação pela Assembleia Legislativa, que tem debatido os problemas da Paraíba gerados pela falta de investimento. “Na Assembleia nós debatemos a situação de segurança, saúde, infraestrutura, os não repasses constitucionais, a quebradeira que ele (Ricardo Coutinho) está impondo à UEPB”, afirmou o parlamentar, destacando as áreas preocupantes.

Ainda de acordo com Bado, o governo Ricardo Coutinho investiu, nos últimos três anos, quatro vezes mais em propaganda do que em Saúde. “Ele (o governador) está só investindo na mídia, que passou de R$ 104 milhões até o mês de setembro de 2013, nos últimos três anos, em detrimento dos investimentos precários de saúde que não chegaram a R$ 25 milhões”.

Bado afirmou que o montante investido pelo Governo do Estado em Saúde é bem inferior ao que as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande investiram, cada uma, em Saúde, nos últimos três anos. “É, menos que o que Campina Grande fez nos últimos três anos, menor que o que João Pessoa fez em 2012, porque só de UPA foi feito mais de que isso, foi feito lá de UPA, vinte e poucas UPAs”.

PARAIBA: PRIMO DE CÁSSIO DISCUTE COM SECRETÁRIO DE RICARDO NO TWITTER

O secretário-executivo da Comunicação Institucional da Paraíba, Célio Alves, e Renato Cunha Lima Filho, primo do senador Cássio (PSDB), travaram um verdadeiro duelo, no microblog Twitter, durante o Carnaval, numa prova de que o rompimento do tucano com o governador Ricardo Coutinho é decisão sem volta.

A discussão começou porque o secretário compartilhou notícias de diferentes sites sobre apoios políticos ao governador. Após ser questionado pelo internauta Wladimir Borborema, ex-gerente do Estádio O Amigão, acerca do peso eleitoral dos apoios das lideranças, Célio Alves perguntou se ele estava nervoso. Em seguida, o primo de Cássio atacou o secretário-executivo da Comunicação: "Não subestime. O maior argumento de suas falas é o contracheque que recebe todos os meses", provocou Renato.

Célio Alves reagiu dizendo que é secretário por acreditar no projeto político de Ricardo, e devolveu a provocação: "Seu pai também recebe dinheiro para defender Ricardo? Ao me ofender você ofende o amigo Renato", respondeu. O primo do senador tucano admitiu a posição do pai em favor do governador, mas garantiu que ele segue a decisão da família Cunha Lima (candidatura de Cássio a governador).

O secretário indagou quem seria menos isento, se ele ou Renato, que é primo de candidato, e acrescentou: "Não mudo de discurso do dia pra noite. Sou coerente". Célio Alves lembrou que votou em Cássio cinco vezes e uma em Ronaldo Cunha Lima. "Cássio me pediu para votar em Ricardo, mas para romper não me consultou. As mesmas razões que Cássio invocou para a Paraíba votar em Ricardo eu as invoco para votar, de novo, em Ricardo".

Carro de prefeito da região de Cajazeiras é alvejado a bala durante festa momesca; Polícia procura suspeitos do atentado.

A Polícia Civil confirmou na manhã desta quinta-feira (06), que o carro do prefeito do município de Santa Helena, Emmanuel Messias (PSD) foi alvejado à bala na madrugada desta quarta-feira (05). Segundo informações o fato teria acontecido por volta das 3h da manhã e não havia ninguém dentro do veiculo. 

De acordo com relato de testemunhas, a caminhonete Hilux de cor azul, estava estacionada em frente à casa de um ex-candidato a vereador de Santa Helena, Damião Freitas (conhecido como “Cabo Fofo”).

A polícia informou que pelo menos dois disparos atingiram o veículo. O atentado aconteceu minutos depois de faltar energia na cidade. 

“Ao ouvimos os disparos, convocamos a polícia, que chegaram ao local”, disse um dos assessores à reportagem do Diário do Sertão.

As polícias Civil e Militar já estão à procura de suspeitos. Santa Helena fica a 30 km de Cajazeiras.

Com o fato as festividades carnavalescas da cidade foram canceladas, na noite do atentado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Consumidor deve cadastrar documentos roubados no SPC

Alerta é necessário para reduzir o risco de ter os dados pessoais usados por golpistas; registro pode ser feito gratuitamente. 

Quem teve algum documento roubado ou perdido no Carnaval, deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) também oferece o serviço, chamado de SPC Alerta de Documentos.

O alerta é necessário para reduzir o risco de ter os dados pessoais usados por golpistas. Segundo a Serasa Experian, os consumidores que tiveram seus documentos perdidos ou extraviados estão mais suscetíveis a fraudes. “Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude”, diz a Serasa Experian.

Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, em fevereiro deste ano, a cada 14,4 segundos, um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio apresentando-se com uma falsa identidade.

O consumidor pode fazer gratuitamente o registro do extravio de folhas de cheques e documentos (como RG, Carteira de Trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor) pela internet, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona todos os dias, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país.

No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo um boletim de ocorrência na polícia e uma declaração formal à Serasa Experian.

Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o boletim de ocorrência e suste os cheques, diz a Serasa Experian. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.