sábado, 25 de agosto de 2012

Bernardino Batista/PB: Sistema de abastecimento d´água entra em colapso

O sistema de abastecimento d água da cidade de Bernardino Batista, localizada ha 23 Km da cidade de Uirauna, entrou em colapso e a população está sendo abastecida por meios de carro - pipa.
 

 
A cidade é abastecida com água da barragem da Capivara, localizada no município de Uiraúna, que também leva água para outras seis cidades da região. Antes, o abastecimento era feito com água de um poço artesiano, que foi desativado com a chegada da água da Capivara.

Há cerca de 10 dias que a água da barragem de Capivara não consegue subir até a cidade, está localizada. Segundo o prefeito Edomarques Gomes, o abastecimento de água da cidade e zona rural está sendo feito por meio de cinco carros- pipas, sendo três conveniados com o Estado e dois contratados pela prefeitura.

Segundo o prefeito, para a água chegar seria necessário instalar dois motores, para bombear a água. Ele já esteve na CAGEPA – Regional de Sousa, várias vezes tentando resolver o problema mais ainda não conseguiu.

Segundo Edomarques, a Prefeitura já se ofereceu, mas não pode comprar os motores, tendo em vista que o sistema pertence à CAGEPA.  Ele também esteve no Ministério Público, que deve entrar com uma Ação Civil, para instalar os motores e resolver o problema. Como o município fica em cima de uma Serra também existe dificuldade d´água no subsolo.

Segundo o último Censo do IBGE, Bernardino Batista tem 3.075 habitantes, sendo 859 residentes na cidade e 2.217 morando na zona rural. O aumento populacional do município, nos últimos 10 anos foi de 20,16%.

0 comentários:

Postar um comentário