Brasília (DF) – O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN) e a reitora da UFRN, Ângela Cruz, estiveram com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Eles solicitar a liberação de recursos destinados ao Hospital Universitário Onofre Lopes. São quatro milhões de reais para a manutenção e custeio do HUOL já a partir do próximo ano.
O deputado Henrique Alves e a reitora justificaram ao ministro a necessidade dos recursos. Eles relataram a importância do HUOL para o sistema de saúde pública do Rio Grande do Norte e pediram urgência na liberação do dinheiro. Os recursos foram assegurados pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários.
No mesmo encontro foi discutida a situação do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos da UFRN. O NUPLAM passará a produzir, em 2013, através de uma nova fábrica no Campus da UFRN, o medicamento conhecido como Olanzapina. O remédio é usado no tratamento de pessoas com doenças mentais. O Ministério da Saúde tem uma demanda de 16 milhões de comprimidos por ano. A distribuição é feita gratuitamente.
O diretor do NUPLAM, Carlos Lima, também participou da reunião. Ele disse que a atual planta da fábrica de medicamentos da UFRN tem condições de atender a demanda de outros remédios distribuídos pelo Ministério da Saúde, inclusive, da linha de produtos líquidos. O ministro solicitou a lista dos medicamentos que a UFRN poderá oferecer ao Ministério da Saúde.
Assessoria de Imprensa
0 comentários:
Postar um comentário