quinta-feira, 6 de março de 2014

Paraiba:Ruy diz que 90% dos filiados apoiam Cássio

A Executiva estadual do PSDB se reuniu na manhã de ontem, quarta-feira de cinzas, na sede da legenda, em João Pessoa, para produzir o calendário de consultas que serão feitas no Estado a partir da próxima semana, com a intenção de definir a candidatura própria do partido ao governo do Estado ou a manutenção da aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho para as próximas eleições.

O presidente estadual do partido, deputado federal Ruy Carneiro, antecipou que aproximadamente 90% dos filiados apoiam a candidatura do senador Cássio Cunha Lima ao governo do Estado.

O processo de consultas vai ser iniciado pela cidade de Patos, no Sertão paraibano. A Executiva estadual decidiu dividir as visitas por regiões. “Cada cidade congregará outras cidades.

Com isso teremos a participação de prefeito, vice-prefeito, ex-prefeitos, vereadores, diretórios das cidades. Nós temos nessas regiões reuniões com quem é do PSDB”, explicou Ruy Carneiro.

Em cada visita haverá dois momentos: a reunião fechada com o partido e logo após haverá entrevista coletiva com a participação da população de cada região. “Após a reunião fechada, Cássio e a Executiva terão um momento com a imprensa e outras pessoas vão poder participar dessa entrevista, a população em geral”, informou Ruy.

Conforme Ruy Carneiro, a reunião de ontem faz parte de um ciclo de encontros para iniciar a montagem do cronograma de visitas do partido nas regiões, que deve ser anunciado até a próxima segunda-feira. Além do presidente estadual, estavam na reunião de ontem o vice-presidente da legenda, prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano; o ex-secretário de Planejamento e Gestão do Estado e atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Gustavo Nogueira; o ex-prefeito de Mamanguape, Fábio Fernandes; e Dinaldo Wanderley.

Na semana passada, o presidente Ruy Carneiro se reuniu com o setor jurídico do partido para discutir a legalidade do formato adotado para consultar os filiados, de modo que não houvesse descumprimento da legislação eleitoral.

Sobre o percentual do partido que defende a candidatura de Cássio, Ruy Carneiro revelou que “eu sou suspeito porque as pessoas que externam a mim, externam já sabendo que eu sou a favor da candidatura própria, mas eu diria que a preço de hoje, uns 90%, tranquilamente (apoiam a candidatura própria”.

Pelo menos quatro prefeitos do PSDB não fazem parte destes 90%. Mesmo com a possível candidatura própria, a prefeita de Areia de Baraúnas, Vardelita Guedes, o prefeito de Tenório, Evilásio Souto, o prefeito de Sobrado, George Coelho, e a prefeita de Salgadinho, Débora Cristiane, se anteciparam e anunciaram apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho, em fevereiro.

Em relação ao posicionamento dos gestores municipais, Ruy Carneiro afirmou que o partido segue o calendário de consultas, independente de tais decisões. “Cada coisa no seu tempo. Cada um tem o seu formato, tem a sua estratégia e as pessoas fiquem à vontade. Tem pessoas que estão anunciando apoio a 'A, B ou C', ou dizem que se Cássio for candidato, 'é nós'. E assim a coisa vai transcorrendo”, declarou Ruy Carneiro.

TENDÊNCIA PARA A CANDIDATURA PRÓPRIA

Dentro do diretório estadual do PSDB, formado por quase 60 membros, predomina a tese da candidatura própria ao governo do Estado. Alguns deles foram ouvidos pela reportagem doJORNAL DA PARAÍBA e a maioria se posicionou a favor da candidatura de Cássio.

“A gente defende a candidatura própria com Cássio”, disse o vereador Luiz Flávio, que tem atuação política em João Pessoa. Ele está convicto de que a candidatura de Cássio é pra valer. “Essa decisão dele é irreversível. As consultas vão ser feitas apenas para seguir um ritual”, destacou o parlamentar municipal.

O ex-deputado Dinaldo Wanderley, que preside o diretório do PSDB na cidade de Patos, joga no time dos que defendem a candidatura própria ao governo do Estado. “Todo mundo sabe a minha posição. Toda vida eu acompanhei Cássio”, afirmou.

Integrante do diretório estadual do PSDB, a ex-secretária Isa Arroxelas, que já foi auxiliar do governo Cássio, também advoga a tese da candidatura própria. “A posição que o partido tomar eu sigo”, declarou ela. Outro filiado ilustre do PSDB, Juarez Farias, diz que o partido deve dar total liberdade ao senador Cássio para ele tomar a decisão mais adequada. O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas Luiz Nunes apoia a intenção de Cássio de disputar o governo. “Ele agiu acertadamente”, afirmou.

Mas no ninho tucano existem aqueles que ainda estão em cima do muro, esperando o desenrolar dos acontecimentos. É o caso do prefeito de São Francisco, João Bosco Gadelha, que espera ter uma conversa com o senador Cássio. “Meu coração é por Cássio, mas a gente precisa agir com a razão”.

A princípio, ele defende a manutenção da aliança com o governador Ricardo Coutinho. “Eu prefiro que permaneça todo mundo junto”. Na região de Emas, os tucanos também estão indefinidos. “A gente ainda está vendo qual a decisão política que vamos tomar”, disse Fernanda Maria Marinho, integrante do diretório estadual. (Lenilson Guedes).

0 comentários:

Postar um comentário