A Diocese de Cajazeiras e a Paróquia de São Francisco de Assis de Poço Dantas-PB iniciaram dia 08 de março a Festa de 100 anos de fé, evangelização e fundação da Capela de São José da Vila de Barra de Piabas. O evento religioso termina dia 19 de março. A programação religiosa teve início sábado (8) com a saída da imagem de São José para as comunidades de Miranda e Recanto. Dia 9 saída da imagem de São José Operário da comunidade de Recanto para a sede da cidade de Poço Dantas. Dia 10, chegada da imagem de São José para a capela de Barra de Piabas. Às 18h30 acolhida da imagem e hasteamento da bandeira e às 19h foi celebrada da santa missa dedicada às comunidades de Recanto, Miranda e à cidade de Poço Dantas.
Terça-feira (11) às 19h foi celebrada uma novena dedicada às famílias de Antonio Guilherme Estrela, Tereza Vieira, Maria Jaci e Vanduir Machado. Responsáveis: Comunidades de Bulandeira e Baixio do Cedro. Quarta-feira (12) às 19h foi realizada uma novena dedicada às comunidades de Lajes e às famílias de João Bosco, Gabriel, Zé de Joaquim, Ismar e Zezinho. Responsáveis: comunidades de Oitis, São Bento e Baixio dos Lourenço. Sexta-feira (14) às 19h novena dedicada aos casais. Responsáveis: comunidades de Queimadas e Garrancho. Sábado (15) às 19h celebração da novena dedicada às famílias do radialista João Andrade, Manoel e Nina. Domingo (16) às 19h realização de novena dedicada à família Dias e às famílias de Antônio de Quinco, Zezinho, Didi e João. Segunda-feira (17) às 19h realizada da novena dedicada às famílias de Fátima, Valdir, Antonio de João e Chiquinho de Rosa. Responsáveis: Distrito de São João Bosco e comunidade de Lagoa dos Cesários. Terça-feira (18) às 19h novena dedicada a todo o povo de Deus e às famílias de Chiquinha, Zé Correia, Loura e Duir.
A festa centenária da Capela de São José chega ao fim na quarta-feira (19) às 7h30 com confissões, 8h30 batizados, 9h30 realização da tradicional procissão e às 10h celebração da santa missa pelo pároco Janecildo Soares de Sousa.. Na terça-feira (18) haverá homenagem aos padrinhos e madrinhas da festa, entrega de envelopes e desfile de lindas garotas. O desfile de garotas já se tornou tradicional durante os festejos de São José.
Desfile das garotas
Maria Clara de Sousa Lira, filha do comerciante Carlos Lira e da vereadora do Partido dos Trabalhadores de Poço Dantas, Maria Eva de Sousa Lira, representante da cidade Poço Dantas e da família Guilherme; Samia Ellem, representante do Distrito de Tanques; Amanda Emily, representado a comunidade de São José; Rosadahjane Almeida, representando a comunidade de Baixio dos Lourenço; Renan Rodrigues, representando a comunidade de Garrancho; Ana Beatriz, representando a comunidade de Miranda e a família Rodrigues; Kauan Dantas Lima Dias, representando a Vila de Barra de Piabas e a família Dias; Ana Vitória Andrade, representando a Vila de Barra de Piabas e a família Andrade; Maria Alícia, representando o Distrito de São João Bosco; Maria Cecília, representante da comunidade de Queimadas; Talita Alves Maximiano, representando a família Maximiano; Jamily Maria de Jesus, representando a comunidade de recanto e a família Dantas e Raiane Correia, representando a comunidade de Boa Vista e a família Correia.
Patronos da Festa de São José
São patronos da Festa de São José o prefeito constitucional de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho, ex-prefeito de Poço Dantas, advogado Itamar Moreira Fernandes, prefeito municipal de Uiraúna, médico João Bosco Nonato Fernandes, vereador José de Araújo Dantas (Dedé de Assis) e o vereador Antonio Correia de Araújo Sobrinho. A primeira-dama de Poço Dantas, Antonia Pereira de Queiroz é a dama de São José, dentre outras.
“É festa do padroeiro, é festa da comunidade, queremos celebrar em clima de júbilo no ano centenário da nossa Diocese de Cajazeiras, os 100 anos de fé e evangelização de nossa capela, pois São José nos ensina a agradecer, celebrar e evangelizar. É justamente neste espírito do jubileu que desejamos vivenciar a festa do nosso querido padroeiro São José. A festa que vamos celebrar é um convite à adoração ao louvor ao Deus da vida”, disse o padre Janecildo Soares de Sousa.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista DRT PB 604
Cálculo da ABTO considera a proporção de 25 transplantes para cada milhão de pessoas






As chuvas continuam trazendo esperança para os moradores das áreas afetadas pela seca no interior da Paraíba. Entre domingo (9) e segunda-feira (10), choveu mais de 40 mm em pelo menos sete cidades do Sertão da Paraíba, em municípios das regiões de Sousa e Cajazeiras, a mais de 400 km de João Pessoa.
Apesar dessas chuvas, o volume da maioria dos açudes do Sertão e do Cariri do estado ainda é preocupante. Os dois que estão transbordando ficam no Brejo da Paraíba e o único manancial do Sertão que apresenta uma situação confortável é o Catolé 1, com 6,58 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 62,7% da capacidade total.

.jpg)

Um cabo e um soldado da Polícia Militar da Paraíba estão recolhidos na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar após dois presos fugirem algemados dirigindo uma viatura nesse domingo (9) na cidade de Riachão, no Agreste do Estado.







