segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estudante poçodantense apresenta trabalho na Faculdade Cristo Rei de Uiraúna sobre metas do Plano Nacional de Educação (PNE)

ESTUDANTE KALINY ARETTUZE

A estudante do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Evangélica Cristo Rei em Uiraúna – PB, Kaliny Arettuze de Sousa Josias apresentou um trabalho onde explanou sobre duas das vinte metas do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação, ou seja, a meta 5: alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade e a meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Kaliny Arettuze de Sousa Josias já atuou como professora na Creche Municipal Mãe Teté e na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rosa Dias do Nascimento de Poço Dantas. É neta do saudoso ex-vereador por Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca) e prima da vereadora Eva de Sousa Lira (PT) de Poço Dantas.

Segundo a estudante Kaliny Arettuze de Sousa Josias a meta do Ministério da Educação de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade e abolir o analfabetismo escolar só vem resgatar o direito à educação, estabelecido na Constituição Federal.

“É fundamental alfabetizar as crianças até oito anos, mas também é essencial adotar medidas como fortalecer a inclusão educacional, expandir o acesso à educação integral, combater a repetência e o abandono escolar e garantir a alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos na idade regular”, afirmou

“É um grande desafio em prol da educação e que é preciso que todos os municípios e todos os professores abracem esta luta pela alfabetização de todas as crianças até 8 anos. É um desafio gigantesco. É uma questão estratégica para fechar a torneira da chaga social chamada analfabetismo. A alfabetização na idade certa é a viga mestra para o desenvolvimento de uma nação,”, destacou Kaliny Arettuze de Sousa Josias.

Para a estudante Kaliny Arettuze de Sousa Josias a meta do Ministério da Educação de garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam é louvável uma vez que elevar a carreira docente a um novo patamar é uma premissa do setor da educação e se os professores não estiverem no centro das políticas públicas nos próximos dez anos, a qualidade do ensino brasileiro não vai melhorar.

O art. 206 da Constituição da República diz: o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: v) valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União. Sem valorização dos professores não há educação.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário