quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A simbologia do punho fechado e o socialismo

MANDELA PUNHO FECHADO

A saudação com o punho fechado tem sido mais usada ao longo da história por grupos de esquerda e de defesa de grupos oprimidos. A saudação junta sinais de resistência, solidariedade, orgulho e militância num gesto simples. O punho fechado simboliza a luta por melhores condições de vida e a resistência contra o fascismo e contra o capitalismo. Simboliza a luta de classes. O gesto alude à resistência, à vitória, ao êxito na batalha, enfim.

O punho fechado foi o símbolo do Partido Negro Revolucionário estadunidense, fundado em 1966 em Oakland - Califórnia, por Huey Newton e Bobby Seale, originalmente chamado Partido Pantera Negra para Autodefesa (no original, "Black Panther Party for Self-Defense", depois, mais conhecido como "Black Panther Party" (Panteras Negras)). Um movimento americano anti-racista, anti-capitalismo, marxista-leninista e socialista. Eles enfrentaram a opinião pública americana contra os vestígios da Ku Klux Kan, notadamente os do Sul dos Estados Unidos.

Segundo o psicólogo Oliver James. "É um modo de indicar que pretendes combater uma força poderosa, malévola e institucional, com a tua própria força - és um indivíduo que se sente ligado a outros indivíduos para lutar contra um ' status quo ' opressivo."

Sócrates foi um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. E era amplamente reconhecido e respeitado pelo seu caráter, pela sua inteligência e pela sua personalidade. O que nenhum grande veículo da grande mídia cita é que Dr. Sócrates era alguém convictamente de esquerda. Ou melhor, como ele próprio falava, não era de esquerda ou de direita. Era “socialista no sentido pleno da palavra. Como poucos, Sócrates era um ser humano íntegro, coerente entre o que pensava,falava e o que fazia. A sua maneira de comemorar gols, muitas vezes sem a intensidade proporcional que gera nos torcedores, mas sempre com o punho cerrado no braço erguido, é uma saudação socialista clássica.

Os ex-jogadores como Reinaldo, o genial atacante do Atlético-MG e da seleção e Eusébio o "Pantera Negra",considerado o melhor futebolista de sempre do Benfica e de Portugal também comemoravam seus gols com o braço erguido e o punho fechado.O momento da prisão inspirou esquerdistas brasileiros a adotar o gesto na época da ditadura militar. Em 1969, quando era um preso político e foi trocado pelo embaixador americano sequestrado, José Dirceu mostrou os dois punhos fechados antes de embarcar para o exílio. São clássicas as fotos dos medalhistas negros americanos Tommie Smith e John Carlos fazendo a saudação de punhos cerrados nos pódios da Olimpíada da Cidade do México, em 1968.

Quando Nelson Mandela foi preso, em 1962, era membro do Comitê Central do Partido Comunista Sul Africano. Quando, 28 anos depois, foi finalmente libertado, caminhou lentamente, ao lado de Winnie, metros e metros, a exibir para as câmaras televisivas e para as máquinas fotográficas vindas de todo o mundo o seu braço direito erguido, de punho fechado.

Durante a leitura de parte da mensagem da presidenta Dilma Rousseff ao Congresso nesta segunda-feira, na abertura dos trabalhos legislativos de 2014 e na
.presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), repetiu nesta segunda-feira (3) o gesto que marcou a prisão dos petistas condenados no julgamento da Ação Penal 470.

"Muitos cumprimentam com positivo, sinal de vitória. No PT, é tradicional cumprimentar com L do Lula e a gente tem se cumprimentado assim [punho erguido]. Foi o símbolo de reação dos nossos companheiros que foram injustamente condenados. O ministro está na nossa Casa. Na verdade, ele é um visitante, tem nosso respeito, mas estamos bastante à vontade para cumprimentar do jeito que a gente achar que deve", disse o vice-presidente da Câmara.

A atitude d deputado André Vargas seguramente será alvo de críticas de muitos colunistas, nas redes sociais e políticos da oposição, Vão propalar que o gesto do deputado é um desrespeito institucional. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), deve ingressar nesta terça-feira (4) na Corregedoria com uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR).

Decoro parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos de sua sociedade. O decoro parlamentar está descrito no regimento interno de cada casa legislativa brasileira. Na Constituição da República, no artigo 55, parágrafo 1º diz: "É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas". Não houve quebra de decoro. O gesto foi contra a injustiça de um julgamento de exceção. O PSDB que acabar até com o punho cerrado?

“Foi uma afirmação do poder Legislativo. A oposição pode esbravejar. A mídia cacarejar à vontade. Mas o gesto de André Vargas não só é expressão democrática. Como absolutamente defensável. E mais do que isso, importante do ponto de vista da demonstração da independência dos poderes. Há tempos o Congresso estava devendo um gesto, mínimo que fosse, de indignação com a saraivada de golpes que sofreu do presidente do STF.” disse o jornalista Renato Rovai.

Por: Abdias Duque de Abrantes
Jornalista, advogado e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities

0 comentários:

Postar um comentário