segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Realizada a 1ª Cavalgada da Sagrada Família de Uiraúna – PB que reuniu cerca de 200 participantes

BAR DE MANOELZINHO

Foi realizada domingo (23) a 1ª Cavalgada da Sagrada Família de Uiraúna – PB. Cavaleiros e amazonas percorreram cerca de 40km. Saíram às 7h da Chácara Ninho do Azulão de propriedade do vice-prefeito de Poço Dantas, Thiago Silva Santiago ( Thiago Azulão), passando por várias ruas da cidade, concentram-se em frente à Igreja Jesus Maria e José onde receberam as bênçãos do padre Domingos Cleides Claudino, homenagearam o Sr. Tico Bevenuto pelos seus 80 anos de idade, depois passaram pelas comunidades do Agreste, Graciosa, Quixaba de Baixo e João Ferreira. Houve uma parada para o almoço no Bar do Manoelzinho na comunidade de Mato Grosso e descanso para os animais. Após o almoço os participantes retornaram para a comunidade de Extrema onde foi oferecido um churrasco na Fazenda do comerciante Teó de Raimundo Nonato.

O evento foi organizado pelos vereadores de Uiraúna, Marcondes de Bizerril e Mazinho da Vazante, vice-prefeito de Poço Dantas-PB, Thiago Azulão, boiadeiro Expedito de Alcione, comerciante Tadeu Claudino, engenheiro agrônomo Plácido Anacleto e o vaqueiro João de Bosco. A Cavalgada reuniu cerca de 200 cavaleiros e 10 amazonas com destaque para a garota Hellen Beatriz de 12 anos de idade, filha do vereador Marcondes de Bizerril.

Segundo o vereador e um dos organizadores da Cavalgada, Marcondes de Bizerril o evento objetiva resgatar essa tradição que estava esquecida em Uiraúna e unir mais essa classe tão sofrida e esquecida que são os vaqueiros oferecendo aos mesmos uma confraternização.

“Essa foi a primeira de muitas que virão, se Deus quiser. Vamos manter viva essa tradição. Não podemos deixar que essa prática milenar deixe de existir”, defende o vereador.

A cavalgada é uma prática milenar, que surgiu na África e na Europa durante a domesticação dos cavalos. Nas últimas décadas, voltou a dominar o cotidiano dos criadores desses animais, como uma forma de confraternizar os apaixonados por equinos e muares.

Os organizadores da 1ª Cavalgada da Sagrada Família de Uiraúna agradecem a Deus, a todos os participantes, a população uiraunense e a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso do evento. Agradecemos também a todas as pessoas que nos apoiaram e patrocinaram.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário