quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

AO MENOS 27 CUBANOS JÁ DEIXARAM O MAIS MÉDICOS. TRÊS ESTÃO DESAPARECIDOS

 image                                                                                                             Desde o início da atuação dos profissionais do Mais Médicos, no final do ano passado, ao menos 192 já abandonaram o programa, sendo que 27 deles são cubanos. Os dados foram passados nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Saúde, em evento para anunciar os resultados do terceiro ciclo do programa. Do total de cubanos, 22 médicos decidiram retornar à Cuba por problemas de saúde ou motivos pessoais, e cinco simplesmente abandonaram o trabalho.

Existem, hoje, cerca de 7.400 profissionais de Cuba no Brasil que vieram pelo programa. Na coletiva à imprensa, o ministro Arthur Chioro deu a entender que o Brasil não vai tentar negociar o aumento de salário dos médicos com o governo de Cuba, já que os valores são acordados entre o país e a Opas (Organização Panamericana de Saúde).

Chioro lembrou que o acordo entre Cuba a Opas vale não só para o Brasil, mas para todos os outros países que recebem médicos cubanos - um total de 60, segundo o ministro.

Questionado sobre declarações do procurador do Ministério Público do Trabalho, Sebastião Caixeta, sobre a irregularidade do tipo de contratação de médicos, Chioro afirmou ter segurança sobre a legalidade, e lembrou que o Ministério da Saúde ganhou todas as ações na Justiça contra o programa.

Na semana passada, com a divulgação do caso de Ramona Rodriguez, cubana que foi acolhida pelo DEM, Chioro havia informado que 102 médicos haviam se desligado do Mais Médicos formalmente até agora (dentre eles 22 cubanos).

RELATO DE CUBANA EMBASARÁ NOVA ONDA DE AÇÕES CONTRA MAIS MÉDICOS.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, afirmou nesta quarta-feira, 12, que uma nova onda de ações contra o Mais Médicos deverá ser desencadeada nos próximos dias, por sindicatos estaduais.

A ideia é usar como nova munição relatos e documentação apresentada pela cubana Ramona Rodriguez, que semana passada abandonou o programa e pediu refúgio na liderança do DEM. "A documentação traz claros indícios de que a formação não é a de um médico, mas de um assistente", disse.

0 comentários:

Postar um comentário