sexta-feira, 8 de março de 2013

O legado do líder Hugo Chávez

2 - ADVOGADO ABDIAS ABRANTES

A Venezuela está de luto. A America Latina está de luto. Morreu Hugo Chávez. Morre o revolucionário; seguirá a revolução bolivariana, o chavismo. O presidente Hugo Chávez foi um dos presidentes mais influentes do século 20. O líder criou o bolivarianismo, ideologia patriótica, antineoliberal e antiimperialista, baseada em princípios “revolucionários, sociais, humanistas e igualitários”, segundo sua própria definição.

“Assumimos o compromisso de dirigir a Revolução Bolivariana até o socialismo do século XXI, baseada na solidariedade, fraternidade, amor, liberdade e igualdade”, disse ao ser reeleito em 2006. A Venezuela é um país muito rico, pelos fabulosos tesouros de seu subsolo, em particular o petróleo. Mas quase toda essa riqueza estava nas mãos da elite política e das empresas transnacionais. Até 1999, o povo só recebia migalhas.

Hugo Chávez erradicou o analfabetismo na Venezuela; multiplicou por 16 o total de médicos a serviço da população; dobrou os gastos sociais  com a  receita do petróleo, antes evadida para contas no exterior; reduziu a  pobreza em 37% e cortou a metade o desemprego. Ampliou o papel do Estado na economia com nacionalizações, controle de preços  e parcerias público-privadas. Chávez ordenou a recuperação de mais de 2,5 milhões de hectares de terras de propriedade privada e a nacionalização de setores estratégicos, como cimento, aço, telecomunicações, alimentos, elétrica ou bancário. Já foram entregues 300 mil casas populares e outros 2 milhões serão entregues até 2017,

Entre as conquistas da Venezuela chavista estão o fortalecimento da democracia, a redução da pobreza, da desigualdade, da desnutrição infantil e do desemprego; o aumento da escolaridade; a maior igualdade de gênero; mais acesso aos serviços de saúde; a democratização dos meios de comunicação e o fortalecimento da integração latino-americana.

Houve uma melhora dos indicadores sociais. A população atingida pela fome (segundo a FAO) caiu de 20%, em 2002, para 2%, em 2012 e o índice Gini de concentração de renda caiu de 48,65, em 1992, para 39,28, em 2009. O governo de Hugo Chávez dedica 43,2% do orçamento a políticas sociais. Resultado: a taxa de mortalidade infantil caiu pela metade. O número de professores, multiplicado por cinco (de 65 mil a 350 mil).

"Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou dois milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, ainda que vivessem em um país que tem a riqueza natural mais importante do mundo, que é o petróleo", disse o escritor Eduardo Galeano.

"Chávez, você é a alma e a esperança dos povos oprimidos da América", disse a ex-senadora da Colômbia, Piedad Córdoba. Para a presidenta Dilma Rousseff, o presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina e sua morte é uma perda irreparável. Ele foi um grande amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro." O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse: “ tenho a confiança de que seu exemplo de amor à pátria e sua dedicação à causa dos menos favorecidos continuarão iluminando o futuro da Venezuela.”

Agora que Chávez não existe mais, o que permanece é o chavismo. Nasce Hugo Chávez, o mito. Apesar das esperanças declaradas da oposição venezuelana e das direitas -latino-americanas e estadunidenses, o falecimento de Hugo Chávez não significa a morte do chavismo. O varguismo permaneceu no poder por uma década após o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e foi à principal referência da oposição até ser superado pelo PT em 1989. E o peronismo manda na Argentina de hoje, quase quatro décadas após a morte de Juan Perón em 1974. A oposição venezuelana enfrentava um líder carismático de carne e osso. A partir de agora, enfrentará uma lenda. Por tudo que fez em prol dos pobres, dos excluídos Hugo Chávez foi, sem dúvidas, o chefe de Estado mais difamado no mundo.

Abdias Duque de Abrantes

Advogado - Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP) e Jornalista

0 comentários:

Postar um comentário