segunda-feira, 18 de março de 2013

Iniciada a Festa de São José na Vila de Barra de Piabas – Poço Dantas

2 - SAO JOSE  FESTA BARRA DE PIABAS

 

Começou dia 08 e termina dia 19 de março a Festa de São José padroeiro da Vila de Barra de Piabas-zona rural de município de Poço Dantas-PB. A festa é comemorada com grande participação popular e a presença dos filhos ausentes vindos das cidades de Sousa, Mossoró-RN, Vieirópolis e Uiraúna. O evento é uma das tradicionais festas do município. Dia de São José é momento de rezar e pedir por mais chuvas. A igreja de São José da comunidade vai completar cem anos de fundação. O padre Francisco Mendes está preparando a festa centenária. Participarão da festa os prefeitos José Gurgel Sobrinho - Dedé de Zé Cândido – (PSB) e João Bosco Nonato Fernandes (PSB), respectivamente dos municípios de Poço Dantas e Uiraúna, vereadora Eva de Sousa Lira (PT) de Poço Dantas e demais autoridades.

Patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, exemplo de chefe de família e de obediência a Deus. Essas são algumas representações de São José no imaginário dos fiéis, cuja simbologia ganha força com a retratação de cenas da vida cotidiana do santo por artistas, nos diversos períodos da história, principalmente no Renascimento e no Barroco. Ao longo da história, as homenagens a São José ganham conotações diferentes. São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

Em alguns momentos, mais caracterizadas pelas manifestações culturais, marcadas pelas tradicionais promessas que, caso a chuva caísse, o agricultor teria que pagar. Muitas vezes, envolviam sacrifícios físicos como longas caminhadas. Existiam práticas que consistiam em "roubar" a imagem do Santo, devolvido no dia seguinte após o pedido, que podia ser um bom inverno ou um marido justo como o de Maria.

 

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário