terça-feira, 11 de junho de 2013

Paraiba:Juiz sousense Manoel Gonçalves Abrantes recebe título de Cidadão Pessoense

Manoel-G-D-Abrantes_19_02_09_-2

O magistrado Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, diretor do Fórum Regional de Mangabeira e titular da 3ª Vara do mesmo Fórum, recebeu terça-feira (11) o título de “Cidadão Pessoense”. A outorga do título ocorreu durante sessão especial no plenário senador Humberto Lucena, da Câmara Municipal de João Pessoa.

O projeto de decreto legislativo foi de autoria do presidente do Poder Legislativo Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP). Na justificativa, o presidente da Casa de Napoleão Laureano ressaltou o extraordinário valor e relevantes serviços prestados à Capital paraibana pelo magistrado.

O meritíssimo juiz Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes nasceu na cidade de Sousa, no sertão da Paraíba. No ano de 1970, veio residir na capital, onde estudou, colando grau em Direito pelos Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ) e em Licenciatura em História, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Foi professor das disciplinas história, Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica (EMC) do Estado da Paraíba, lecionando nos educandários Prof. Pedro Augusto Porto Caminha, no bairro de Jaguaribe, e Sesquicentenário, no Conjunto Pedro Gondim.

Como advogado militou nas Comarcas de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Em 1988 foi transferido para o cargo de Defensor Público, trabalhando no 1º Núcleo de Assistência Judiciária. Por meio de concurso público foi nomeado Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, no qual permaneceu até o ano de 1992, quando foi nomeado Juiz de Direito, aprovado no 48º Concurso de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Assumiu a Comarca de Coremas, sendo removido para a Comarca de Alagoa Nova. Promovido para a Comarca de Patos, em 1995. Foi removido dois anos depois para a Comarca de Areia, de onde saiu em 2001 ao ser promovido para a Comarca de Campina Grande. Em 2002 foi removido para a 3ª Vara Regional de Mangabeira, em João Pessoa, onde permanece até hoje. Também foi professor da Escola Superior da Magistratura (ESMA) e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Desde 2009 é diretor do Fórum Regional de Mangabeira.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário