Natal (RN) – O deputado Federal Henrique Eduardo Alves foi homenageado na noite desta quinta-feira (6), em Natal, com o título de Sócio Benemérito da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc). “Esse é o nosso reconhecimento pela sua liderança em defesa da luta pela renegociação de dívidas que se arrastam há décadas”, declarou o presidente da Anorc, Marco Aurélio Sá. A homenagem foi concedida com o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern) e da Associação dos Criadores de Caprino e Ouvinos (Ancoc).
Ao agradecer a homenagem Henrique Alves disse que as conversas sobre a inclusão dos produtores rurais nos mesmos critérios de renegociação de dívidas que os pronafianos. O deputado adiantou que a Medida Provisória 610, que trata de ações emergenciais para a região da seca no Nordeste, deverá ser votada já na próxima semana. Com a aprovação da MP as novas medidas anunciadas pela presidente Dilma terão efeito imediato, inclusive a suspensão das execuções de dividas com os bancos.
Outra reivindicação apresentada pelo deputado nas negociações com o governo, em nome dos produtores, foi a ampliação do teto da dívida com rebate de 85% dos juros de R$ 35 mil para R$ 100 mil. “Os valores previstos na MP em vigor não atendiam nem o pequeno que ficou ainda menor com a seca, nem o médio produtor que se tornou pequeno diante da gravidade da estiagem. E são eles que geram empregos no campo Deus sabe como”, justificou Henrique Alves.
O evento foi realizado durante o XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados que trouxe ao Rio Grande do Norte o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Durante o ENEL o ministro antecipou a informação de que o Rio Grande do Norte, bem como os estados vizinhos, ainda neste semestre, vão ser reconhecidos, em bloco, como área livre da febre aftosa com vacinação. “Será um grande prêmio do Nordeste para o Brasil: um rebanho de 22 milhões de animais livres de aftosa. Esse reconhecimento vai abrir o mercado agrícola do Nordeste para o Brasil e para o mundo”, lembrou o ministro. A solenidade de assinatura do decreto pela presidente Dilma Rousseff, ainda sem data definida, deverá ocorrer no Rio Grande do Norte.
A presença do ministro foi saudada pelo deputado Henrique Eduardo Alves e pela governadora Rosalba Ciarlini. Ambos reconheceram o apreço de Antônio Andrade pelos produtores rurais e o homem do campo em geral. O ministro é deputado federal licenciado pelo PMDB de Minas Gerais e também é produtor rural. Ele presidiu, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Apoio a Cadeia Produtiva do Leite. Na mesma época o atual presidente da Câmara liderava a bancada do PMDB na Casa.
0 comentários:
Postar um comentário