quarta-feira, 3 de julho de 2013

Idoso vieiropolense comemora 97 anos de idade ao lado de familiares

PEDRO FERREIRA

O senhor Pedro Ferreira residente na comunidade do Pinhão zona rural de Vieirópolis – PB celebrou ao lado de familiares e amigos seus 97 anos de idade. Seu Pedro mora com a sua filha Raimunda Ferreira Brejeiro em frente à comunidade Jesus Pérola Preciosa e a igreja de Santa Clara. Já residiu em Sousa e no Distrito de Campo Alegre. Pedro Ferreira foi casado com D. Maria Ferreira e tem vários filhos, netos e bisnetos. Certa vez quando seu Pedro residia em um dos quartos do Mercado Público do Distrito de Campo Alegre uma pessoa foi até os seus aposentos e perguntou: “Seu Pedro o senhor mora sozinho aqui? E ele respondeu:” Não senhor, mora eu e Deus”.

A longevidade do Sr. Pedro Ferreira é atribuída ao trabalho. Ele sempre se destacou pelo bom humor e pelo apego ao trabalho Ele sempre trabalhou na agricultura, na revenda de frutas na região e como pescador. O trabalho é benéfico para todas das pessoas e, para aquelas que gostam do que fazem, então, os benefícios para a saúde e mente são muito mais acentuados e perceptíveis. Nós precisamos do trabalho exatamente como o ar que respiramos. É ele que dá o sentido à própria dignidade do homem.

O segredo da longevidade não pode estar numa simples relação de alimentos. Não há dúvida de que 80% da nossa capacidade de alcançar os 100 anos está relacionada aos hábitos saudáveis. É importante não fumar, comer pouca carne, fazer exercícios, evitando a obesidade e, principalmente, gerenciar bem as situações de estresse que podem trazer mais 10 anos de vida saudável.

É importante o alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho e azeite de oliva (atua no aumento da taxa do colesterol “bom” (HDL), favorecendo nosso coração).

Outros elementos são muito importantes, como por exemplo, a genética familiar, pois pessoas longevas transmitem para os filhos algumas características que facilitam viver mais. Tudo o que for possível deve ser feito para minimizar as situações de estresse: dançar, fazer exercícios físicos, meditar, cantar e rezar podem nos ajudar neste árduo desafio.

“A maioria das doenças vem de coisas que entram na boca, assim como grande parte dos problemas tem origem nas palavras que dela saem.” Antigo provérbio chinês.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário