A 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente trouxe para o município de Poço Dantas a discussão de eixo principal a política nacional de tratamento dos resíduos sólidos. Um grande publico esteve no auditório do CRAS- Centro de Referencia da Assistência Social para prestigiar este grande evento.
A abertura da Conferência foi marcada pelo discurso do Prefeito Jose Gurgel Sobrinho (Dedé), onde foi salientada a importância dos devidos encaminhamentos dos resíduos sólidos no município. Dedé ainda reforçou a necessidade dos municípios do Brasil atenderem até o dia 02 de agosto de 2014, a exigência nacional de que não será mais permitida a nenhuma cidade do Brasil, a existência de lixões. Em tempo o prefeito Dedé defendeu a vinda de uma Usina de Reciclagem de Lixo, pois além de reciclar o produto que foi despejado, gerando ainda uma fonte de emprego e renda em nosso município.
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio ambiente Cesar Cesário, relatou que existem duas possibilidades ao município para os resíduos sólidos: A elaboração de um Aterro Sanitário, que tem um tempo de vida útil determinado, ou a construção de uma Usina de Reciclagem de Lixo, que irá reciclar todo o material, e não irá agredir ao meio ambiente.
O Conferencista Francisco Cicupira de Andrade Filho(Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB- Campus Sousa) proferiu uma palestra sobre os temas discutidos, citando vários exemplos e estudos já realizados em outras localidades, além de debater sobre os 4 eixos de discussão, como a Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental. Os participantes do evento puderam levantar questionamentos para a melhoria do município, tanto na plenária, quanto nos grupos de trabalho.
Ao término do evento, foram escolhidos 04 delegados para representar o município de Poço Dantas nas Conferências de Estado e Nacional.
Por:Evaldomontes
0 comentários:
Postar um comentário