segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Deputada Larissa Rosado apresenta Projeto de Lei que institui gratuidade do transporte coletivo em dia de eleição.

Um Projeto de Lei de autoria da deputada estadual, Larissa Rosado (PSB), foi protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa objetivando instituir a gratuidade do transporte coletivo urbano nos dias de realização de pleitos eleitorais no Rio Grande do Norte.


Ela justifica que como o voto no Brasil é obrigatório, o eleitor deve comparecer ao local da eleição munido de seus documentos e dentro do horário estabelecido, arcando com a despesa do transporte em dia que, a rigor, não teria esse tipo de custo, já que a eleição ocorre sempre aos domingos.


"Cabe ao Poder Público garantir que o direito de voto seja exercido em condições de igualdade por todos os eleitores, sendo este direito um dos pilares da democracia. Acontece que, muitas vezes o exercício do direito de sufrágio é utilizado como instrumento de barganha, diante da onerosidade da locomoção até o local da votação. Por este motivo, entendemos que o projeto que está sendo apresentado poderá reduzir o problema, com a possibilidade de extinção de uma das formas de crime eleitoral que ainda vem sendo praticada", justificou.

0 comentários:

Postar um comentário