sexta-feira, 16 de agosto de 2013

HERBALIFE É ACUSADA DE LIGAÇÃO COM PIRÂMIDE NO CANADÁ.

Segundo investigação do FT, Herbalife manteve contato com empresa suspeita de pirâmide por mais de dez anos.

A Herbalife, companhia de vendas direta, está sendo acusada de permitir que uma empresa afiliada sua no mercado canadense opere por meio de pirâmide financeira. As denúncias foram feitas por Bill Ackmnan, fundador do fundo de hedge Pershing Square, e divulgada por meio de uma investigação feita pelo jornal Financial Times.

Ackmnan afirma que a OBS, subsidiária da Herbalife no Canadá, age por meio de um esquema de pirâmide. Já a própria companhia se defende dizendo que suas operações são legítimas. De acordo com a reportagem, a OBS seria a empresa sucessora da Global Online Systems – que foi condenada pelo tribunal canadense, em 2004, por esquema de pirâmide.

Depois de condenada, a Global Online Systems se prontificou a mudar suas práticas de negócios e o método de recrutamento de vendedores da Herbalife, mas o acordo não tem sido cumprido, segundo as acusações de Ackmnan.

Trajetória

Não é a primeira vez que o investidor ataca a Herbalife, em dezembro do ano passado, Ackmnan fez uma apresentação de 3 horas com 334 slides para investidores tentando provar que o negócio da Herbalife deveria ser classificado como “esquema de pirâmide” e que por essa razão a empresa estaria fadada a falência.

Na apresentação, Ackman elencou uma série de fatores que causam estranhamento no modelo de negócios da empresa, entre eles, o fato dos produtos serem considerados commodities. Para ele, a empresa ganha com o recrutamento de seus distribuidores e não com a venda dos produtos de fato, por isso é classificada como pirâmide.

Fonte: Exame.com

0 comentários:

Postar um comentário