sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Onda de greves atinge o RN em agosto

Uma onda de greves atingiu o Rio Grande do Norte no mês de agosto. Atualmente são quatro categorias que cruzaram os braços no Estado prejudicando a prestação de serviços à população. São servidores da Saúde, policiais civis, delegados, além da polícia científica (Itep) que estão paralisados.

Os próprios funcionários já realizaram um movimento unificado intitulado "Rio Greve do Norte", um trocadilho bem humorado para denunciar o caos instalado no RN. Nesta quinta-feira (29), os professores que também estavam em greve suspenderam o movimento.

protesto-rg-cofemac

Com o fim da greve na Educação, as aulas serão retomadas na segunda-feira (2). A decisão foi aprovada em assembleia na tarde de hoje pelos educadores e confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN). Segundo a entidade o Governo se comprometeu a cumprir parte das reivindicações.

A primeira categoria a entrar em greve no Estado foi a Saúde, no dia 1º de agosto. No dia 5 foi a vez da Polícia Civil e, no dia 12, os professores da rede estadual aderiram junto com os servidores do Itep. Os últimos a deflagrar a greve foram os delegados da Polícia Civil, no dia 22. A expectativa dos sindicatos é que as paralisações pressionem a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a negociar e dialogar com todas as categorias como ocorreu com os professores e assim por um fim nas paralisações.

Já os servidores da Saúde permanecem acampados em frente à residência oficial da governadora, no bairro Morro Branco, em Natal, em busca de pressionar um acordo. Nesta quinta-feira (29), o acampamento completa oito dias seguidos e para comemorar o Sindsaúde-RN inaugura nesta noite o "cinema na ocupação", com a exibição do filme Sicko - SOS Saúde, do documentarista norte-americano Michael Moore. Segundo a assessoria de imprensa do sidicato uma reunião com o secretário de Saúde (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, vai acontecer na sexta (30), às 15h, para tratar o assunto e tentar um entendimento.

SAÚDE - Os pontos reivindicados são a aplicação correta a Lei Nº 333/06, do Plano de Cargos e Salários, assumindo a tabela apresentada pelo Dieese e o Sindsaúde; abertura de uma folha suplementar, para devolução imediata dos descontos indevidos feitos em julho e a incorporação das gratificações ao salário-base, que não ocorreram como manda a lei; pagamento dos 22% aos aposentados, como os demais servidores receberam em 2011; convocação imediata de concursados e a manutenção da comissão de revisão do PCCR e publicação da portaria no Diário Oficial.

POLICIAIS CIVIS- A pauta de reivindicações dos policiais civis é extensa, um dos principais pontos é a nomeação dos concursados e curso de formação para todos os aprovados no último concurso público, que vem sendo protelada desde 2008. A categoria pede ainda melhorias nas condições de trabalho com armamento adequado, coletes, algemas e munições para todos os policiais civis; revisão do plano de cargos, carreira e salários; vale-alimentação; auxílio saúde, entre outros.

ITEP- A motivação da greve de acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN) é a inércia do Governo do Estado em relação ao avanço do anteprojeto  que vai criar o estatuto e lei orgânicada do órgão, mas ainda aguarda ser encaminhado à Assembleia Legislativa.

DELEGADOS - A principal reivindicação é a convocação de 60 delegados concursados em 2010, que já passaram por curso de formação. Eles também criticam a falta de estrutura das delegacias.

Na próxima sexta-feira (30), mais servidores da saúde desta vez da rede municipal fazem uma paralisação de advertência. Eles exigem reajuste salarial de 27,08%, revisão do Plano de Cargos e condições de trabalho. Uma assembleia está marcada para às 8h, na sede do Sindsaúde-RN, e depois eles participam da passeata unificada, convocada pela CSP-Conlutas e demais centrais sindicais, pelo Dia Nacional de Greves e Paralisações a partir das 9h.

NE10

0 comentários:

Postar um comentário