sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Uiraúna e SJRP ficam fora da lista de vulneráveis a desastres

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou nesse dia 1° de agosto uma lista de municípios brasileiros que estão mais vulneráveis a desastres naturais, entre eles enxurradas e enchentes.

Enchente de 2009 em Uiraúna

una-enchente-1235_002

Na Paraíba entraram na lista 14 cidades. E como sempre, parece que Uiraúna não faz parte do território brasileiro e paraibano, ficando de fora, mesmo com a ocorrência em dois anos consecutivos de enchentes terríveis causadas pela sangria do açude Arrojado (2008-2009).

As cidades paraibanas que constam na lista são: Pitimbu, Alagoinha, Coremas, Caaporã, Sapé, Mataraca, Bayeux, Sousa, São Bento, Campina Grande, Patos, Alagoa Grande, Mulungu e Cabedelo.

Nós que moramos nessa cidade sabemos que é questão de tempo para que haja uma nova enchente e, dependendo do inverno pode causar uma grande tragédia.

A obra de reforma do canal São José foi incluída como a prioritária dentro das três mais importantes para Uiraúna no OD (Orçamento Democrático) do governo estadual. Recentemente declaração da gerência do OD em Cajazeiras descartou a construção dessa obra pelo governo do Estado.

Estragos da enchente de 2009 em Uiraúna

una-enchente-1235_001

Agora pra acabar de dar a “cacetada final” ficamos de fora dessa lista importante da CNM que servirá para canalizar recursos do governo federal para a o combate e solução desses problemas.

Quem mora ou negocia às margens do canal São José, ou nas ruas adjacentes, sempre será refém da lembrança das enchentes e do medo de que haja inverno regular na região. Enquanto isso as autoridades continuam tentando enganar o povo com promessas vazias.

São João do Rio do Peixe. Outro município da região castigado quase todos os anos pelas enchentes do Rio do Peixe.

Igual a Sousa, São João tem um rio de grande volume passando por dentro de sua zona urbana.

Para essa cidade não existe nem promessa de construção de alguma obra para resolver o problema.

Fonte: COFEMAC / Fábio Barbosa

Veja também:

População de São João também sofre com as enchentes

Enchente deixou rastro de destruição em Uiraúna

NOTÍCIA DA CNM

Catorze municípios paraibanos estão na lista dos mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Dos municípios paraibanos, aparecem na lista da CNM: Pitimbu, Alagoinha, Coremas, Caaporã, Sapé, Mataraca, Bayeux, Sousa, São Bento, Campina Grande, Patos, Alagoa Grande, Mulungu e Cabedelo.

A partir dessa listagem, um mapeamento das áreas de risco – feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada – objetiva antecipar medidas para a redução de danos.

Os desastres naturais mais comuns registrados no Brasil são decorrentes de inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, estiagens, secas e vendavais. Nos ambientes urbanos, onde se concentra a maioria da população brasileira, as inundações, as enxurradas e os deslizamentos de solo ou rocha são os eventos que causam os maiores impactos.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário