quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Jornal Correio da PB: Governador da PB manda fechar 33 delegacias

A aposentadoria de servidores reduziu o efetivo da Polícia Civil na Paraíba, a ponto de o Governo decidir fechar várias delegacias no período noturno. Na edição de ontem o Diário Oficial trouxe uma portaria da Delegacia Geral de Polícia Civil determinando o fechamento de 33 delegacias na Região Metropolitana de João Pessoa, concentrando os plantões em dez unidades. Atualmente a PC tem 1.350 servidores e o mínimo ideal seria de 2.500, segundo o secretário da segurança. Cláudio Lima reconheceu que a população será prejudicada, mas disse que a mudança é temporária. O governador Ricardo Coutinho disse que o Governo encontrará um jeito de resolver o problema.

De acordo com a portaria, duas delegacias distritais de João Pessoa concentrarão os plantões das demais. A 12ª DD, que funciona dentro do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), responderá pelos plantões da 1ª DD (Cruz das Armas), 2ª DD (Centro), 3ª DD (Tambauzinho) e 10ª DD (Tambaú). Já a 9ª Delegacia, que fica em Mangabeira, responderá pelos plantões da 4ª DD (Geiseil), 8ª DD (Bairro das Indústrias) e 11ª DD (Valentina).

Acúmulo de trabalho

A portaria também modifica o atendimento em algumas delegacias especializadas. A Delegacia de Crimes Contra a Pessoa, que antes atendia às ocorrências de assassinatos e tentativas apenas de João Pessoa, passa a atender também as ocorrências de Bayeux e Santa Rita. A Delegacia de Atendimento à Mulher da Capital também atenderá às ocorrências de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Já a Delegacia da Infância e Juventude, que atende aos procedimentos de menor infrator, atenderá também a procedimentos da Delegacia de Repressão aos crimes contra a Infância e Juventude.

As delegacias das cidades que integram a região metropolitana da Capital também terão plantões centralizados, nas delegacias municipais do Conde, Sapé e Mamanguape. Nessas haverá a maior concentração de atendimentos, reunindo ocorrências de 21 delegacias. Segundo o secretário Cláudio Lima, houve um aumento na demanda de serviços nas delegacias ao tempo em que houve redução no número de policiais. “Para mantermos o serviço ordinário é preciso ter efetivo e nós não temos. Essa é a realidade”, desabafou o secretário.

fechadeleg2

Fontes: ClikPB e Jornal Correio da Paraíba

0 comentários:

Postar um comentário