sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Presidenta Dilma defendeu conquistas do governo no 5º Congresso Nacional do PT

A presidenta Dilma Rousseff participou dia (12) do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brasília. Falando enquanto membro do partido, a presidenta enumerou as conquistas dos governos petistas e os cinco pactos criados por ela após as manifestações de junho deste ano. Segundo Dilma, o Brasil de hoje é diferente porque conseguiu mudar a situação econômica do país juntamente com a redução da desigualdade do país e do desemprego.

“Ficou para trás a antiga separação entre desenvolvimento econômico e social o PT enterrou essa separação. Diziam que seria impossível ao governo do PT ter responsabilidade com as contas públicas e com o controle da inflação. Mas nós mostramos que é perfeitamente possível combinar responsabilidade social com responsabilidade fiscal e econômica. Demonstramos, na realidade, que uma não faz sentido sem a outra”, disse.

“Quero entender qual é o país que está melhor que o nosso Brasil. Alguns países estão bem porque começaram décadas antes de nós, mas nenhum país está bem como o nosso. Não há nenhum país que tenha registrado 4,8 milhões de empregos formais em três anos, que tenha mais responsabilidade fiscal do que nós”, frisou o ex-presidente Lula

O Partido dos Trabalhadores realizou, em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 a primeira etapa do seu 5º Congresso Nacional. O evento marcou um momento importante da vida partidária. Durante o Congresso foi realizada uma reflexão histórica e teórica dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores. A abertura oficial teve início dia 12 às 19h com o ato de posse do Presidente Nacional, Diretório Nacional e Presidentes Estaduais do PT eleitos no PED, com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dia 13, às 10h solidariedade aos petistas presos injustamente e às 11h composição da mesa sobre as Perspectivas do 5º Congresso.

O evento teve prosseguimento às 14h30 com o tema Legado e Futuro do Projeto Democrático e Popular. Dia 14, às 10h Plenária final com aprovação de texto de contribuição apresentado por Marco Aurélio Garcia e Ricardo Berzoini para debater o 5º Congresso no conjunto do PT e calendário futuro até a etapa final no primeiro semestre de 2015. Participaram do Congresso, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o governador Agnelo Queiroz (DF), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ministros de estado, deputados, senadores e outras autoridades, 600 delegados de 26 estados e do Distrito Federal, os membros do atual e do futuro Diretório Nacional, os presidentes estaduais do PT eleitos no PED 2013, os observadores estatutários e convidados internacionais.

Todas as atividades do 5º Congresso Nacional s foram realizadas no Centro de Convenções Brasil 21, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 1, Conjunto A, Brasília/DF. “Os governos Lula e Dilma ampliaram às conquistas das classes populares, estabeleceram uma profunda identidade com os sonhos e esperanças das camadas mais pobres da sociedade brasileira, combateram as criminosas desigualdades sociais e regionais, recuperaram a auto-estima do povo brasileiro, o Brasil passou a ser credor do Fundo Monetário Internacional, instituíram programas importantes como o Prouni, Pronatec, Caminho da Escola, Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Família, Luz para Todos, Mais Médicos, projetaram nosso país globalmente, em um mundo marcado por intensas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais, dentre outras”,

“Em vários momentos, inclusive no atual, setores da oposição buscam desqualificar o PT, seus dirigentes e nosso governo. Os partidos tradicionais de oposição em aberta crise, por falta de propostas alternativas – são substituídos por meios de comunicação e corporações. Para evitar o retrocesso precisamos conquistar os corações e as mentes dos brasileiros e reeleger a presidenta Dilma”, destaca a vereadora Eva de Sousa Lira.

Para o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT- CE), o Congresso foi um fórum de debates decisivo para a vida do PT e permitiu que o conjunto do partido fizesse um balanço da sua trajetória. “O PT precisava atualizar o seu programa para o País e atualizar seu sonho socialista. Foi um congresso de reflexão, mas, também, de tomada de decisão sobre o momento que o País e o mundo vivem”.

Na avaliação do ex-presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) o 5º Congresso foi um espaço reflexivo e propositivo. “O Congresso teve dupla função. Primeiro, a de fazer uma atualização do programa do PT. Ao mesmo tempo, fazer uma reflexão conjuntural sobre o enfrentamento de curto prazo para preservar o projeto liderado pelo PT”, assinalou o deputado.

“Temos uma responsabilidade de reeleger a Dilma presidenta e para isso precisamos ter uma boa bancada de deputados federais, aumentar o número de senadores, eleger governadores e deputados estaduais. Temos que trabalhar e construir alianças, pois não teremos uma eleição fácil. Não vamos esperar moleza: estas eleições precisam de dedicação e muito compromisso de nossa parte. Teremos que ir para a rua”, conclamou o ex-presidente Lula.

Abdias Duque de Abrantes Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário