quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PB:O que vai mudar com o trânsito municipalizado em Uiraúna ?

transito_juniro-delfino_cofemacNossa reportagem conversou demoradamente com o responsável pelo projeto da municipalização do trânsito de Uiraúna, Júnior Delfino. Ele esclareceu várias dúvidas sobre o que a prefeitura já fez e pretende fazer para organizar o trânsito da cidade.

Júnior Delfino foi o responsável pela municipalização plena do trânsito de Cajazeiras. Naquela cidade ele foi superintendente da STTRANS por quase cinco anos.

Segundo ele, o projeto de Uiraúna começou a ser executado e será feito por etapas. A prefeitura não tem condições financeiras para realizar tudo de uma só vez, esclareceu ele.

De início, agora em janeiro, foram implantadas 92 placas de sinalização por toda cidade. Nessa primeira etapa será um total de 204 placas.

A prefeitura irá fazer também a implantação da sinalização horizontal com a pintura das faixas de pedestres, das rotatórias, entre outras. Inclusive serão construídas novas rotatórias em alguns cruzamentos; um deles fica entre as ruas Francisco Leão Veloso e Senhor Nogueira, próximo a Câmara de Vereadores.

A prefeitura terá também que adquirir emulsão asfáltica para restaurar a malha atual onde ela está desgastada.

Quanto aos semáforos, Júnior Delfino adiantou que deverão ser implantados em cruzamentos de maior fluxo de veículos, mas devido ao alto custo, isso pode não acontecer nesse momento.

No projeto serão definidos os pontos onde ficarão os veículos alternativos que fazem linha para outras cidades. Também os mototaxistas terão pontos fixos definidos.

Uma das primeiras ações a fazer nesse momento é a escolha de um local onde vai ficar a sede do DEMUT (Departamento Municipal de Trânsito). Esse órgão é vinculado à secretaria de infraestrutura e tem João Paulo como diretor já nomeado. Já foram também escolhidos os três membros da JARI (Junta de Recursos de Infrações).

O DEMUT contará com equipamentos online para integração com o Detran e comandará as ações do trânsito na cidade.

Segundo Júnior Delfino, a prefeitura vai realizar concurso público para agentes de trânsito que farão a fiscalização através da orientação e da aplicação de multas.

Por: Fábio Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário