quarta-feira, 15 de maio de 2013

Idosa do alto sertão paraibano comemora 101 anos de idade ao lado de familiares

CHIQUINHA DE JOAO GABRIEL

A senhora Chiquinha de João Gabriel residente na comunidade de São Diogo zona rural de Vieirópolis - PB celebrou ao lado de familiares e amigos seus 101 anos de idade. A data foi festejada com muita emoção e em clima de muita alegria e gratidão a Deus. D. Chiquinha foi casada com o Sr. João Gabriel, já falecido. Tem vários filhos: Raimundo, Severino, dentre outros, netos e bisnetos.

Seus parentes da comunidade de São Diogo se destacam pela longevidade. Sua prima Chiquinha de Zé Pequeno está prestes a completar cem anos. Outra prima de D. Chiquinha de João Gabriel, D. Quinquina de Chico Vicente faleceu no ano passado aos 99 anos de idade. D. Quinquina era avó paterna do proprietário das empresas Madeireiras Planalto em Mossoró-RN, empresário Francisco Edmilson de Sousa e do magnífico reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Antonio Heronaldo de Sousa.

O segredo da longevidade não pode estar numa simples relação de alimentos. Não há dúvida de que 80% da nossa capacidade de alcançar os 100 anos está relacionada aos hábitos saudáveis. É importante não fumar, comer pouca carne, fazer exercícios, evitando a obesidade e, principalmente, gerenciar bem as situações de estresse que podem trazer mais 10 anos de vida saudável.

É importante o alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho e azeite de oliva (atua no aumento da taxa do colesterol "bom" (HDL), favorecendo nosso coração).

Outros elementos são muito importantes, como por exemplo, a genética familiar, pois pessoas longevas transmitem para os filhos algumas características que facilitam viver mais. Tudo o que for possível deve ser feito para minimizar as situações de estresse: dançar, fazer exercícios físicos, meditar, cantar e rezar podem nos ajudar neste árduo desafio.

"A maioria das doenças vem de coisas que entram na boca, assim como grande parte dos problemas tem origem nas palavras que dela saem." Antigo provérbio chinês.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário