Por Parcifal Pereira e Ilázaro Figueiredo
Neste domingo, 5 de maio de 2013, encerra-se a primeira fase da 11ª edição da Copa Primo Fernandes. Contando com a participação de 28 equipes, oriundas de municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, esta competição, mais uma vez, confirma a sua viabilidade diante do contexto do futebol amador da região oeste do nosso estado.
Nesta primeira fase, em que as equipes participantes realizaram seus jogos nas suas respectivas imediações, foram realizadas 67 partidas, nas quais foram marcados 177 gols, proporcionando uma das melhores médias de gols desde a primeira edição deste campeonato.
A melhor campanha até este instante é da equipe do Bom Sucesso da Paraíba, que obteve o melhor ataque com 15 gols marcados, tornando-se a primeira equipe a se classificar para a segunda fase, de forma invicta e antecipada. A equipe com o pior rendimento foi Venha Ver que marcou apenas dois gols em cinco partidas e sofreu 15, ficando com saldo negativo de 13 gols.
Quanto à artilharia, dois jogadores se destacam: Isaias (do São Bernando) e Adinho (do Palmeiras), ambos com 5 gols. Neste sentido, pelo menos quanto aos artilheiros, Luis Gomes e Major Sales mantêm a hegemonia, embora, nesta edição, nenhuma destas duas equipes confirmou, nas quatro linhas, o grande potencial do futebol destas duas cidades.
Analisando a tabela de classificação, podemos afirmar a probabilidade de desclassificação de pelo menos 7 equipes que não conseguiram realizar uma grande campanha. São elas: Santo Antonio e São Judas Tadeu (de Pau dos Ferros), Carapuça (de Água Nova), Venha Ver e São José (de Venha Ver) e o ADESE (de Dr. Severiano). Destas, somente duas equipes (São José e Carapuça), podem ainda conseguir a classificação para a próxima fase, isso dependendo da conquista de vitórias nesta última rodada, ficando ainda na dependência da combinação de outros resultados. Por outro lado, Seis equipes já conquistaram as suas respectivas classificações de forma antecipada: Bom Sucesso, Amigos, Brejo dos Santos, Barriguda, Poço de Pedras e Pilões.
Do ponto de vista da organização do evento, vale ressaltar a dedicação e a eficiência dos organizadores. Sob o comando de Marquinhos Matos, a comissão técnica tem realizado um trabalho primoroso, a serviço da manutenção da credibilidade histórica que esta competição anualmente representa.
No tocante às arbitragens, consideramos que a seriedade tem sido a grande marca dos homens do apito nos jogos que foram realizados. Fato este que justifica o clima de tranquilidade que tem predominado na competição, sem maiores transtornos para os organizadores, apesar da distância das cidades onde os jogos se realizam.
Em relação ao nível técnico, podemos destacar a predominância de um certo equilíbrio entre as equipes, já que os times que tradicionalmente são consideradas favoritos com base nas edições anteriores, nesta não estão apresentando grande diferencial diante das demais. É o caso, por exemplo, do Palmeiras que, ainda luta para conquistar a sua vaga em pleno encerramento da primeira fase. Na mesma situação estão Uiraúna e Real Madrid que também esperam confirmar as suas classificações nesta última rodada. Ao nosso ver, o fato que justifica esta dificuldade por parte destas equipes é o envelhecimento dos seus plantéis que tendem a serem substituídos nas próximas edições, ou seja, terão que passar por algumas renovações para reconquistarem o posto de favoritas como ocorreu nas edições passadas.
Concernente à equipe do São Bernardo Esporte Clube, única que representa o município de Luís Gomes (cidade considerada maior ganhadora desta competição, com 6 títulos), podemos afirmar que há chances reais de classificação já que jogará em seus próprios domínios diante da equipe de Brejo dos Santos que já se encontra devidamente classificada. Dependendo de si mesma, a equipe de São Bernardo precisa de uma vitória amanhã (domingo, 5 de maio) para obter a sua vaga.
Nesta primeira fase que está se encerrando foram formados 7 grupos de 4 equipes, totalizando 28 times. Para a segunda fase (oitavas de finais), se classificarão os dois melhores colocados de cada grupo, totalizando 14 times. Estes se juntarão às três equipes que apresentarem o melhor índice técnico entre todos os participantes, totalizando 17 times para a segunda fase.
Portanto, a expectativa para esta última rodada, uma vez que haverá vários jogos decisivos, é que teremos grandes jogos, com a presença de muitos torcedores. A presença da torcida pode ser o grande diferencial para aquelas equipes que jogam em casa e precisam do resultado, a exemplo do time de São Bernardo. Que prevaleça o bom senso e o espírito esportivo no coração de cada torcedor, de cada atleta e de cada dirigente envolvidos na competição.
Por fim, deixamos aqui uma reflexão que julgamos de grande valia para todos os amantes do esporte, especialmente para aqueles que competem no futebol: “no esporte existem campeões e heróis. Os campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito de suas vitorias. Heróis vencem quando menos se espera, superando seus próprios limites e, quando recebem as medalhas e os troféus os dividem com todos os membros da nação que pertencem” (Augusto Curi, 2003).
0 comentários:
Postar um comentário