sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Novembro Azul: II Ursap em Mossoró promove palestra sobre tabagismo e os malefícios para à saúde

NOVEMBRO AZUL (2)

O tabagismo é responsável por 30% de qualquer câncer e por 90% do câncer de pulmão.

Seis milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro

Dentro das comemorações alusivas ao Novembro Azul a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, por meio do Programa Regional de Saúde do Homem promoveu, quinta-feira (14), das 09 às 12h, no auditório da II Ursap, a palestra “Tabagismo e Vida Saudável: uma combinação impossível”, tendo como palestrante a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lizabeth Guimarães. O evento foi direcionado aos secretários municipais de saúde, profissionais de saúde, estudantes da UnP e servidores da Ursap. Cerca de 50 pessoas participaram do evento. A coordenadora regional do Programa Saúde do Homem da II Ursap, enfermeira e assistente social, Lúcia Oliveira, está coordenando e organizando a série de palestras sobre o Novembro Azul.

Foram discutidos temas como tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doença respiratórias, disfunção erétil ou impotência sexual, cânceres de próstata, de boca, pele e de pulmão, uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, dentre outros.

“Hoje, o tabagismo é largamente reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina e classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Essa dependência faz com que os fumantes se exponham ininterruptamente a cerca de 8.622 substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja fator causal de aproximadamente 50 doenças diferentes, destacando-se as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas”, a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Sesap, Lizabeth Guimarães.

A coordenadora Lizabeth Guimarães informa que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Seis milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro e, só no Brasil, 75% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

DADOS

Segundo VIGITEL (2008), 24,6% da população maior de 18 anos do RN é hipertensa. O tabagismo aumenta o risco de desenvolvimento de catarata em 2,5 vezes. O tabagismo é responsável por 30% de qualquer câncer e por 90% do câncer de pulmão. Um bilhão de homens no mundo são fumantes. A cada 300 cigarros uma árvore é derrubada. O cigarro possui mais de 8 mil substâncias, mas apenas a nicotina vicia. Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados pontas de cigarros. O número de óbitos anuais (2.655), ocasionados pela exposição ao fumo passivo poderia ser evitado pela prevenção desta exposição. Além disso, o gasto do SUS com o tratamento destes não-fumantes que morrem todo ano no Brasil em conseqüência de doenças provocadas pelo tabagismo passivo não chegaria a pelo menos R$ 19,15 milhões anuais. O município de Pilões localizado na região do Alto Oeste Potiguar é produtor de fumo.

LEGISLAÇÃO

“No Brasil, a Lei 9.294/96 proibiu fumar em recintos coletivos, mas ainda permite áreas reservadas exclusivamente para fumar. Embora tenha sido um avanço, esta legislação não protege de forma adequada contra os riscos do tabagismo passivo. A OMS recomenda a proibição total do ato de fumar em recintos coletivos como a melhor prática de proteger a todos dos riscos do tabagismo passivo.Na Rússia os presos fumantes são separados dos presos não fumantes”, informa Lizabeth Guimarães.

TRATAMENTO GRATUITO PARA PARAR DE FUMAR NO SUS

“Todo fumante atualmente tem direito a atendimento gratuito para deixar de fumar em instituições ligadas ao SUS. O fumante deve procurar as unidades básicas de saúde próximas de casa ou do trabalho, e se informar sobre locais e horários de tratamento para tabagismo. Para apoio ao tratamento das pessoas tabagistas, o SUS tem disponível as seguintes medicações: terapia de reposição de nicotina sob a forma de adesivo transdérmico , goma de mascar, pastilha e comprimido de cloridrato de bupropiona,” disse Lizabeth Guimarães.

O RN E O CONTROLE DO TABAGISMO

O INCA coordena e executa, em âmbito nacional, o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer visando à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país. A maioria dos municípios do RN já implantou o Programa Deixando de Fumar sem Mistérios.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário