A Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde, com sede em Mossoró, coordenada pela gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos realizou quinta-feira (07) de 8 às 13h no auditório da II Ursap, a Trigésima Reunião Ordinária do colegiado. Na ordem do dia foram discutidos vários temas como a atualização do Mapa da Saúde das 2ª e 8ª regiões de saúde, atendimento oncológico em Mossoró, Rede Cegonha e Programa Mais Médicos.
Presentes ao evento a coordenadora da CIR/2ª Região, Iranilde Oliveira Campos, a apoiadora da Rede Cegonha para o RN, Acácia Cândido; secretária de saúde de Mossoró, Jaqueline Amaral; o responsável pela ESF/RN e coordenador estadual dos Programas PROVAB e Mais Médicos, Hugo Mota; a tutora acadêmica da UFRN do Programa Mais Médicos, médica Lyane Ramalho, subcoordenadora da SUVAM, Iraci Nestor, a técnica da COHUR/Sesap, Dilza Matias, técnico da coordenadoria de Planejamento da Sesap, Hugo Lima, secretários municipais de saúde, técnicos da UERN e profissionais de saúde.
Para o coordenador estadual do Programa Mais Médicos, Hugo Mota, os profissionais do Programa deverão seguir as normas previstas na portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 que dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Básica e que os médicos e os demais membros da Atenção Básica devem garantir da atenção a saúde buscando a integralidade por meio da realização de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas, coletivas e de vigilância à saúde.
Segundo a tutora acadêmica da UFRN do Programa Mais Médicos, médica Lyane Ramalho, o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab e o Programa Mais Médicos chegaram para fortalecer a Atenção Básica.
“Precisamos transformar a nossa realidade que não tão boa, para tanto, é fundamental valorizar o Programa Mais Médicos que têm como objetivos diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País; promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde brasileiros e médicos formados em instituições estrangeiras; aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde do País e na organização e no funcionamento do SUS; estimular a realização de pesquisas aplicadas ao SUS, dentre outros”, disse Lyane Ramalho.
A apoiadora da Rede Cegonha para o RN, Acácia Cândido destacou a importância da rede que é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência para mulheres, recém-nascidos e crianças e que tem como objetivos novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e redução da mortalidade materna e neonatal.
“Temos que enfrentar vários desafios. É fundamental rever os processos de trabalhos, organizar rede de serviços de atenção obstétrica e neonatal; atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, suficiência de leitos obstétricos e neonatais de acordo com as necessidades regionais; garantia de acompanhante durante o acolhimento e o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato e sobretudo evitar mortes de mulheres de causas evitáveis”, disse Acácia Cândido.
QUALIFAR-SUS
A técnica da II Ursap, Edna Santos falou sobre o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.
Edna Santos destacou a portaria nº 2.119, de 24 de setembro de 2013 que aprova o repasse dos recursos de investimento e custeio em parcela única para os Municípios habilitados no QUALIFAR-SUS, eixo estrutura em 2013. Da II Ursap foram habilitados os seguintes municípios: Baraúna, Caraúbas, Fernando Pedroza, Grossos, Itajá, Messias Targino e Tibau.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
DRT PB 604
0 comentários:
Postar um comentário