sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Programa Mais Médicos, Rede Cegonha e Atendimento em Oncologia são temas de debate na II Ursap em Mossoró

MAIS MEDICOSA Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde, com sede em Mossoró, coordenada pela gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos realizou quinta-feira (07) de 8 às 13h no auditório da II Ursap, a Trigésima Reunião Ordinária do colegiado. Na ordem do dia foram discutidos vários temas como a atualização do Mapa da Saúde das 2ª e 8ª regiões de saúde, atendimento oncológico em Mossoró, Rede Cegonha e Programa Mais Médicos.

Presentes ao evento a coordenadora da CIR/2ª Região, Iranilde Oliveira Campos, a apoiadora da Rede Cegonha para o RN, Acácia Cândido; secretária de saúde de Mossoró, Jaqueline Amaral; o responsável pela ESF/RN e coordenador estadual dos Programas PROVAB e Mais Médicos, Hugo Mota; a tutora acadêmica da UFRN do Programa Mais Médicos, médica Lyane Ramalho, subcoordenadora da SUVAM, Iraci Nestor, a técnica da COHUR/Sesap, Dilza Matias, técnico da coordenadoria de Planejamento da Sesap, Hugo Lima, secretários municipais de saúde, técnicos da UERN e profissionais de saúde.

Para o coordenador estadual do Programa Mais Médicos, Hugo Mota, os profissionais do Programa deverão seguir as normas previstas na portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 que dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Básica e que os médicos e os demais membros da Atenção Básica devem garantir da atenção a saúde buscando a integralidade por meio da realização de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas, coletivas e de vigilância à saúde.

Segundo a tutora acadêmica da UFRN do Programa Mais Médicos, médica Lyane Ramalho, o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab e o Programa Mais Médicos chegaram para fortalecer a Atenção Básica.

“Precisamos transformar a nossa realidade que não tão boa, para tanto, é fundamental valorizar o Programa Mais Médicos que têm como objetivos diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País; promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde brasileiros e médicos formados em instituições estrangeiras; aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde do País e na organização e no funcionamento do SUS; estimular a realização de pesquisas aplicadas ao SUS, dentre outros”, disse Lyane Ramalho.

A apoiadora da Rede Cegonha para o RN, Acácia Cândido destacou a importância da rede que é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência para mulheres, recém-nascidos e crianças e que tem como objetivos novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e redução da mortalidade materna e neonatal.

“Temos que enfrentar vários desafios. É fundamental rever os processos de trabalhos, organizar rede de serviços de atenção obstétrica e neonatal; atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, suficiência de leitos obstétricos e neonatais de acordo com as necessidades regionais; garantia de acompanhante durante o acolhimento e o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato e sobretudo evitar mortes de mulheres de causas evitáveis”, disse Acácia Cândido.

QUALIFAR-SUS

A técnica da II Ursap, Edna Santos falou sobre o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

Edna Santos destacou a portaria nº 2.119, de 24 de setembro de 2013 que aprova o repasse dos recursos de investimento e custeio em parcela única para os Municípios habilitados no QUALIFAR-SUS, eixo estrutura em 2013. Da II Ursap foram habilitados os seguintes municípios: Baraúna, Caraúbas, Fernando Pedroza, Grossos, Itajá, Messias Targino e Tibau.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário