terça-feira, 19 de novembro de 2013

O analfabeto político e midiático do Brasil

Segundo o poeta e dramaturgo marxista Bertolt Brecht o pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

O analfabeto político, como ressaltava Brecht, facilita a vida da direita predadora, da plutocracia empenhada apenas em acumular moedas. Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, na Folha por exemplo. O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda.

O analfabeto político é facilmente manipulado pelos poderosos. O quarteto supremo da canalhice jornalística brasileira – Veja, Globo, Folha e Estadão são catedráticas na arte de manobrar o analfabeto político pátrio. A grande mídia tritura indivíduos, coopta consciências e define comportamentos. Em 1964, a mídia golpista tramou contra a democracia, o Estado Democrático de Direito e saudou com entusiasmo a ditadura militar que mataria tantos brasileiros e colocaria no topo da lista dos ricos as famílias que controlam o noticiário que chega à sociedade brasileira.

Atualmente, vejo na internet, nas redes sociais algumas pessoas dizerem o seguinte: “Pela primeira vez os poderosos estão na cadeia.” Coitados desses analfabetos políticos midiáticos. Como dizer que o ex-deputado, José Genoino é rico? Ora, basta olhar seus bens: uma casa modesta no Butantã, bairro classe média da cidade de São Paulo. A pacata casa de José Genuíno é menor que a sala dos Marinhos, dos Civitas e dos Frias. Poderosa é a organização Globo, poderosa é a Revista Veja, poderosos são os jornais Folha e Estadão, todavia o analfabeto político é ludibriado, enganado e intoxicado mentalmente por elas. A TV Globo, por exemplo, deve bilhões à Receita Federal, um crime que dá cadeia e causa indignação coletiva em países desenvolvidos. Quanto à sonegação da Rede Globo os analfabetos políticos e midiáticos são omissos e covardes.

O ex-deputado José Genoíno foi covardemente torturado na época da ditadura militar e seus torturadores continuam aí, sorridentes, impunes e desafiantes, sem qualquer ameaça real de responderem, na democracia, pelo que fizeram nos porões do regime de exceção, abrigados até agora por decisões deste mesmo Tribunal que condena militantes do Partido dos Trabalhadores com base na teoria do domínio do fato.

Com a teoria do domínio do fato condena-se apenas com base em indícios e presunções. A teoria do domínio de fato se choca com o princípio da inocência, segundo o qual, todos são inocentes, até que se prove sua culpabilidade, pois essa teoria diz que, para que a autoria seja comprovada, basta a dedução lógica e a responsabilização objetiva, supervalorizando os indícios.

Os analfabetos políticos e midiáticos vibram nas redes sociais com a condenação do réus da AP 470, mas eles não sabem que a única condenação a pena de prisão que o STF promulgou contra um grupo político foi construída em cima de uma farsa colossal, denunciada até por adversários políticos dos condenados, como, por exemplo, o jurista de direita e conservador Ives Gandra Martins, que, apesar de suas divergências com o Partido dos Trabalhadores, reconheceu que não houve provas para condenar José Dirceu, ou como o formulador e não o criador da teoria usada para condenar os réus da AP 470, o alemão Claus Roxin, que condenou o uso que a Suprema Corte fez de sua revisão da Teoria do Domínio do Fato.

“Eu li todo o processo sobre o José Dirceu e não há provas contra ele”, disse o principal prócer do conservadorismo do Brasil e membro da Opus Dei, jurista e professor Ives Gandra Martins. O jurista falou também sobre o ineditismo da utilização da teoria do domínio do fato em tribunais brasileiros. “O domínio do fato é novidade absoluta no Supremo. Nunca houve essa teoria. Foi inventada, tiraram de um autor alemão, mas também na Alemanha ela não é aplicada”, comentou.

Os analfabetos políticos e midiáticos não estão nem aí para este fato. A direita política, os conservadores em geral, a imprensa reacionária e conservadora, os analfabetos políticos e midiáticos procuram sempre fulminar o Prouni, o Pronatec, o Bolsa Família, o Programa Mais Médicos, as políticas de valorização do salário mínimo, as políticas de discriminação positiva, e outras políticas progressistas dos governos Lula e Dilma. As prisões do ex-deputado José Genoíno e do ex-ministro José Dirceu foram celebradas freneticamente pela grande imprensa. Um espetáculo de marketing político extraordinário, como disse o colunista da Folha, Jânio de Freitas.

Eles ouvem e assimilam sem questionar, falam e repetem o que ouviu, não participam dos acontecimentos políticos, aliás, abominam a política, mas usam as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. Os analfabetos políticos e midiáticos dão a entender que agora a corrupção acabou no Brasil. O gosto de sangue de parte da massa ignara e dos representantes da casa grande se fez acontecer. O erro do analfabeto político/midiático brasileiro é ser manipulado por esta imprensa reacionária, parcial e conservadora.

ADVOGADO ABDIAS ABRANTES (5)Abdias Duque de Abrantes - jornalista, advogado e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities

0 comentários:

Postar um comentário