segunda-feira, 4 de novembro de 2013

RN:Campanha 'Novembro Azul' na II Ursap em Mossoró conscientiza homens para o diagnóstico do câncer de próstata

NOVEMBRO AZUL

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) com sede em Mossoró, por meio do Programa Regional de Saúde do Homem realiza palestras para celebrar a Campanha Novembro Azul cujo objetivo é chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina.

No dia 07 será realizada, às 9h, no auditório da II Ursap, a palestra sobre DST/AIDS tendo como palestrante a enfermeira Lívia Martins Pinto do Hospital Rafael Fernandes de Mossoró, direcionada aos profissionais de saúde. No dia 14, às 9h também no auditório da Ursap, a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lizabeth Guimarães abordará o tema “Tabagismo e Vida Saudável: uma combinação impossível”, tendo como público alvo secretários municipais de saúde e profissionais de saúde.

“As ações deste ano da Campanha Novembro Azul objetivam estimular a população masculina a procurar atendimento médico preventivo. E isso é admissível se os homens que têm 40 anos ou mais reservarem um dia em sua agenda para a realização do exame anual. Ele é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, disse a coordenadora regional do Programa Saúde do Homem da II Ursap, enfermeira Lúcia Oliveira.

CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi.

Mesmo o câncer de próstata sendo o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-menaloma, 44% deles nunca foi a um urologista e mais da metade sequer fez um exame de próstata. Esse foi o resultado alarmante de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia.

CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA NO RN

Uma avaliação feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) assinala o surgimento de 740 novos casos de câncer de próstata por ano no Rio Grande do Norte. Dentro do Movimento Mundial do Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), alerta a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que tem o dia 27 de novembro marcado como Dia Nacional e Internacional da Luta contra o Câncer.

No Rio Grande do Norte, um total de 274 homens morrem por ano vítimas do câncer de próstata. A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Sesap (DANT), Severina Oliveira, esclareceu que a mortalidade por câncer de próstata apresenta uma magnitude mais baixa que a incidência e que este é considerado o câncer da terceira idade. "Cerca de três quartos dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos de idade. No Rio Grande do Norte a mortalidade por câncer apresenta um crescimento que varia de 11,36/100 mil homens em 2005 para 14,32/100milhomensem2012”, disse Severina Oliveira.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social – II Ursap – Mossoró - RN

0 comentários:

Postar um comentário