quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Freira sousense Terezinha Fernandes recepcionou o Papa Francisco no Palácio Apostólico do Sumaré – RJ

PAPA E AS FREIRAS

Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro internacional de jovens católicos que foi realizado entre 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro, o papa Francisco foi recepcionado por freiras da Residência Assunção ou Palácio Apostólico do Sumaré, residência oficial da arquidiocese do Estado do Rio de Janeiro, que fica no alto da estrada do Sumaré, no Rio Comprido, zona norte carioca. A Residência Assunção é fechada ao público, inclusive a sua capela. O local é utilizado apenas como um complexo de eventos fechados para padres e bispos, além de ser a moradia para alguns religiosos.IRMA TEREZINHA A residência Assunção no Centro de Estudos do Sumaré foi construída em 1950 com base em elementos artísticos valiosos, símbolos da história da Igreja no Brasil. A porta pertencente à antiga Igreja São Pedro dos Clérigos, no centro do Rio, demolida em 1944, retrata as marcas do estilo barroco da antiga Igreja. O local tem uma história ligada a importantes personalidades católicas do Brasil e do mundo. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro tem como Arcebispo Dom Orani João Tempesta.

A coordenadora da Residência Assunção ou Palácio Apostólico do Sumaré é a irmã Terezinha Fernandes nascida em Sousa – PB. Irmã Terezinha Fernandes, 46, está a 25 anos na Residência Assunção ou Palácio Apostólico do Sumaré. Ela se emociona ao lembrar que já cozinhou para o papa João Paulo II, em 1997, e agora serviu pessoalmente o papa Francisco. A religiosa também é formada em Serviço Social pela PUC-RJ. A freira Terezinha Fernandes é filha do saudoso comerciante de Cajazeiras – PB, Joaquim Fernandes de Oliveira (Neném) e Helena Nogueira Fernandes. A religiosa é irmã do técnico da Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (CAAASP), Ubirajara Nogueira Fernandes (Bira), de Wagner Fernandes, Maria Helena Fernandes, Valquíria Fernandes, Ana Lúcia Nogueira Fernandes e Shirley Daiana Fernandes. A mãe de irmã Terezinha, Sra. Francisca Helena Nogueira Fernandes nasceu na comunidade do Pinhão – zona rural de Vieirópolis. Sua avó materna é a Sra. Helena Maria da Conceição viúva do saudoso José Francisco do Nascimento (Zué).

Quarto do papa Francisco no Rio refletiu simplicidade do sumo pontífice

O papa Francisco ficou hospedado em um quarto de 45 m² no Palácio Apostólico do Sumaré. No quarto havia uma cama de solteiro e poucos objetos no espaço: um crucifixo de madeira na parede, uma poltrona de descanso de linho claro, uma escrivaninha e um frigobar. Não havia tapetes, o piso é de madeira. Os lençóis e toalhas foram bordados com o brasão da Arquidiocese, já que o Santo Padre dispensou o símbolo do Vaticano.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB nº 604

RESIDENCIA ASSUNCAO IRMA TEREZINHA E PAO DE QUEIJO P O PAPA

IRMA TEREZINHA PAPA E AS FREIRAS

 

IRMA TEREZINHA FERNANDES PAPA  FRANCISCO E IRMA TEREZINHA 2

0 comentários:

Postar um comentário