domingo, 22 de setembro de 2013

Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) deve assumir Ministério da Integração Nacional

vital-rego

O Estado da Paraíba poderá ganhar mais um ministro no governo da presidenta Dilma Rousseff. O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, teve seu nome cotado para ocupar o Ministério da Integração Nacional, ocupado atualmente pelo ministro Fernando Bezerra (PSB – PE), que deverá entregar a pasta após o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, colocar à disposição da presidenta todos os cargos ocupados por socialistas.A corrida pela pasta da Integração Nacional rachou o PMDB. O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB - AL) quer emplacar Luciano Barbosa, ex-prefeito de Arapiraca. O nome é repelido pela bancada da Câmara dos Deputados e por alguns senadores. Deputados fizeram chegar ao vice-presidente Michel Temer que, se o senador Renan Calheiros indicar o ministro sem o aval do resto do partido haverá "guerra" na Câmara dos Deputados. Os peemedebistas querem um nome consensual no Congresso, como o senador Vital do Rêgo da Paraíba.

A eventual ascensão do senador Vital do Rêgo, que tem se destacado por ocupar cargos de proeminência no Congresso Nacional, ao Ministério da Integração Nacional somaria à trajetória do Estado da Paraíba um dos momentos de maior projeção política nacional. Atualmente o Ministério das Cidades tem como gestor, um paraibano, o ministro Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro filiado ao Partido Popular (PP – PB).

O senador Vital do Rêgo Filho, mais conhecido como Vitalzinho nasceu em Campina Grande é advogado e médico. Filho do político e tribuno Vital do Rêgo e irmão do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo. Nas eleições na Paraíba em 2010, Vitalzinho foi eleito senador pela Paraíba, alcançando 869.501 votos. No Senado, presidiu a CPMI do Cachoeira e desde fevereiro de 2013 é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

 

Por: Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário