O apagão que começou no início da madrugada dessa sexta-feira (26) em todos os Estados do Nordeste e em outros do Norte e Centro Oeste, pegou todos em Uiraúna de surpresa. A maioria já havia ido dormir e todos foram surpreendidos pela falta de energia elétrica.
A luz faltou aqui às 00h20 dessa sexta e somente voltou às 02h48. Durante quase 3 horas as pessoas tiveram que enfrentar o calor – a temperatura chegou perto dos 30 graus – e a maioria não conseguiu dormir reclamando ainda do grande número de muriçocas.
Alguns moradores saíram de casa e foram paras ruas buscando alívio para o calor. A luz da lua, que está na fase crescente, ajudou a diminuir a escuridão nas ruas.
Bares e restaurantes que estavam abertos foram obrigados a funcionar no escuro. Alguns ficaram abertos por várias horas, mesmo sem energia elétrica.
Todas as emissoras de rádio do Estado saíram do ar. Algumas rádios de Pernambuco e Ceará se mantinham no ar através de geradores e foram os únicos meios de informação que puderam informar o que estava acontecendo.
cofemac
O Apagão
Um apagão à 23h14m de quinta-feira (0h14m de sexta no horário de Brasília) atingiu os nove estados da região Nordeste. Concessionárias de Ceará, Maranhão, Paraíba e Bahia confirmaram o blecaute.
As redes sociais informam ainda sobre a falta de energia no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí e parte dos estados do Pará, Tocantins, além de parte do Distrito Federal. Em Belém e em Palmas a energia elétrica voltou pouco depois de 1h30m (horário de Brasília). Parte da energia foi restabelecida nos estados durante a madrugada.
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, confirmou a falta de luz na região Nordeste, mas não se sabe ainda o que causou o desligamento nas linhas de transmissão. As causas estão sendo investigadas e a prioridade agora é restabelecer a energia.
De acordo com a assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) da Bahia, um problema no sistema interligado nacional, do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), afetou a região e atingiu todos os consumidores baianos.
Ainda segundo a Coelba, a companhia deixou de receber energia para fazer a distribuição. Não há previsão para que o serviço seja restabelecido. A Coelba afirmou que outros estados do país também foram afetados pelo apagão.
A Paraíba também sofreu um apagão que afetou todas as cidades do Estado. De acordo com informações da assessoria de imprensa da concessionária de energia elétrica do Estado, Energisa, o problema não é de distribuição.
No Ceará, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, informou que houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. A companhia não soube informar sobre as causas do blecaute.
Em Fortaleza, moradores dos bairros, Messejana, Benfica, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Fátima, Aldeota, Meireles relataram a queda de energia. Moradores de outras cidades do estado como Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú usam as redes sociais para falar sobre a falta de energia.
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país
O Globo
0 comentários:
Postar um comentário