segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CAERN pode retomar abastecimento em Luís Gomes/RN

No ultimo final de semana, de quinta para sexta feira, as estações elevatórias que faz chegar água na nossa cidade tiveram o fornecimento de energia suspenso, de três delas, em conseqüência de um débito de pouco mais de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), que não foi pago pelo governo do estado. Com a suspensão da água da adutora do Alto Oeste para Luís Gomes passou a CAERN a pensar num plano B.

Situação atual do açude público
luis-gomes-acude78654

Preocupado com a situação de Luís Gomes o prefeito Francisco Tadeu Nunes ligou hoje pela manhã para o gerente regional da CAERN, o senhor Djalma Nere, e pediu providências. Djalma se comprometeu de, agora a tarde, vir a nossa cidade para acompanhar de perto a situação e tomar todas as providências para fazer o religamento do sistema, agora trazendo água do açude público “Lulu Pinto”, da comunidade de Coati. Importante dizer que talvez essa água seja suficiente para três ou no máximo quatro meses. É preciso que as autoridades, principalmente prefeito e promotor, comecem a cobrar do governo do estado uma outra alternativa. Lembrar de não deixar para agir de última hora.

Os testes químicos realizados pela empresa de abastecimento confirmaram que a água está própria para consumo. Quem entende do assunto me informou que a qualidade dela é superior ao da barragem de Pau dos Ferros.

Mesmo que não tivesse acontecido o problema do desligamento da energia, logo a água de Pau dos Ferros seria suspensa. Esses dias o Ministério Público daquela cidade ajuizou ação contra o Governo do Estado para que fossem realizadas obras que desse condições de garantir a continuidade da distribuição do abastecimento doméstico de água na cidade. O Promotor Mac Lennon Lira dos Santos também exigiu que Estado, a CAERN e o Município de Pau dos Ferros fizessem um planejamento para abastecimento temporário por carro-pipa caso ocorra um colapso no sistema de abastecimento.

Que Deus tenha compaixão de todos nós. Por enquanto apenas medidas paliativas para aliviar o nosso sofrimento. A água da adutora pelo jeito vai ficar para depois. Isso tudo está muito parecido com o canal do São Francisco que é pensado desde o império, há mais de 120 anos, e ainda não aconteceu.

COFEMAC

0 comentários:

Postar um comentário