segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quase dois milhões de candidatos não compareceram às provas do Enem 2013

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou neste domingo que o índice de abstenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi de cerca de 29%, o que significa que aproximadamente 2 milhões de candidatos não compareceram aos locais de prova no sábado ou domingo. O número de inscritos era de 7,17 milhões, o que significa que mais de 5 milhões de pessoas fizeram o teste. Mercadante destacou que é o maior número de participantes já registrado no Enem.

Está mais ou menos dentro do padrão - afirmou o ministro, informando que o total de participantes quase dobrou entre 2009 e 2013.
O aumento do número de participantes foi de 20% em relação ao Enem de 2012 e de 95% em relação à primeira edição do Enem após a reformulação em 2009.
Segundo Mercadante, isso faz do Enem o segundo maior exame do gênero no mundo. O balanço ainda é preliminar.
Os resultados das provas serão divulgados na primeira semana de janeiro de 2014. O gabarito, na próxima quarta-feira.
Mercadante disse que 12 candidatos foram desclassificados neste domingo por postarem fotos do exame em redes sociais, o que é proibido. Assim, somados aos 24 de sábado, o total de eliminados por divulgar imagens chegou a 36. No Enem de 2012, esse número chegou a 67.
Mercadante disse que o Ministério da Educação monitorou cerca de 2 milhões de mensagens e imagens postadas em redes sociais, tendo como tema o Enem. Segundo ele, outros participantes poderão ser eliminados a qualquer tempo, caso a equipe do ministério identifique postagens ou qualquer violação das regras do edital.
Ele contou que um radialista foi preso e levado para a delegacia de polícia algemado, após fotografar provas em Unaí e tentar sair do local onde era aplicado o exame. Já em Porto Alegre, um show da dupla Kleiton e Kledir foi encerrado mais cedo, às 13h deste domingo, a pedido do ministério, para não prejudicar os candidatos que fariam a prova num estabelecimento ao lado, onde o som era alto.
O ministro também lamentou a morte no sábado de um candidato que sofreu acidente de moto em Varginha (MG) e comemorou o nascimento de uma menina chamada Luna, em Teresina.
O Enem de 2013 foi um grande êxito. É o maior Enem da nossa história. Tivemos um crescimento de participantes efetivos de cerca de 20% - disse Mercadante.
Abstenção foi menor em 2012
O índice de abstenção em 2013 é ligeiramente maior do que o registrado nos últimos três anos. Segundo Mercadante, em 2012, 27,9% dos inscritos não fizeram as provas; em 2011, 26,4%; e, em 2010, 28,8%. Apenas em 2009, no primeiro ano de aplicação do exame como substituto de vestibulares de universidades federais é que o índice de abstenção foi superior, alcançando 37,7%. Naquele ano, porém, a realização do Enem foi adiada por dois meses, por causa do furto de uma prova ainda na gráfica.
Mercadante classificou o Enem de 2013 como um grande êxito, embora tenha ressalvado que é preciso cautela e que a avaliação positiva considera apenas as informações disponíveis até o momento.
Fonte: O globo

0 comentários:

Postar um comentário