domingo, 13 de outubro de 2013

TRT-RN: Corregedor Ives Gandra inicia inspeção nesta segunda (14)

Ives Gandra Corregedor (1)

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Ives Gandra, estará em Natal no período de 14 a 16 de outubro para realizar Inspeção no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

Na segunda-feira, antes do início dos trabalhos de inspeção, às 8:30h, ele apresentará à imprensa os primeiros números apurados sobre o tribunal.

As Inspeções duram de dois a três dias, enquanto as Correições geralmente duram uma semana inteira.

Atualmente o TRT-RN conta com oito desembargadores, já que dois cargos estão vagos, 44 juízes, 743 servidores e 23 Varas do Trabalho, na capital e no interior.

No que diz respeito à produtividade, o TRT-RN teve uma produtividade de 107%, neste ano, sendo o 8º mais produtivo do país. Chama a atenção, no entanto, o prazo médio elevado de permanência dos processos no tribunal, o que será avaliado durante os trabalhos da Inspeção.

Quanto às Varas do Trabalho, os dados iniciais revelam uma baixa produtividade, na fase de conhecimento, neste ano, de apenas 83% em relação a uma média nacional de 96%, assim como o baixo índice de acordos e conciliações, da ordem de 29%, enquanto a média nacional foi de 43%.

Durante a Inspeção, o corregedor verificará as causas da 1ª Instância do TRT do Rio Grande do Norte ocupar o penúltimo lugar no país quanto a esses pontos.

Por outro lado, merece destaque positivo a produtividade das execuções, de 125%, ocupando o 2º lugar no ranking nacional, fazendo com que a meta 17 do Conselho Nacional de Justiça, aumentar em 10% o quantitativo de execuções encerradas, tenha sido plenamente atendida.

Ao se analisar os dados preliminares sobre os custos dos processos, relação entre o volume de processos julgados e as despesas do tribunal, verificou-se que tanto o custo individual está elevado, quanto o montante da arrecadação é comparativamente pequeno em relação às despesas, ambos bem abaixo das médias nacionais.

A Inspeção será encerrada na quarta-feira pela manhã, com a leitura da ata pelo corregedor Ives Gandra, na sede do TRT-RN.


TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21ª REGIÃO - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  -  FONES: (84) 4006-3081/4006-3280/9614-0111

0 comentários:

Postar um comentário