sábado, 19 de outubro de 2013

TRT-RN: Estudantes apresentam resultados do Programa, Trabalho Justiça e Cidadania

CULMINANCIAS LOCAIS-PTJC 072

Após vários meses de aulas e palestras com juízes, procuradores e advogados sobre temas do Direito do Trabalho, os estudantes das escolas públicas atendidas pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania deram início, nesta sexta-feira (18), à etapa das culminâncias locais, que corresponde a apresentação de trabalhos elaborados pelos estudantes.

Nas Escolas Anísio Teixeira, Ana Júlia e Winston Churchil, as apresentações foram assistidas por juízes do trabalho, procuradores, professores e integrantes do PTJC.

“Adorei participar do programa, pois estou mais informado sobre os meus direitos e deveres enquanto trabalhador e ainda posso ajudar outras pessoas com o que aprendi”, revelou Miguel Victor Gimenez, aluno do 1º ano da Escola Anísio Teixeira.

A professora Luana Vital estava orgulhosa com o resultado dos trabalhos apresentados. “O PTJC foi bastante enriquecedor, pois utilizei textos em espanhol para levar aos alunos noções de Direito do Trabalho. Essa metodologia ajudou tanto no aprendizado da língua, quanto dos direitos e deveres do trabalhador”, ressaltou a professora.

Participando do projeto há três anos, o professor Ivan Braga fez um balanço positivo do PTJC. “A cada ano mais alunos se interessam pelo programa e expandimos a quantidade de turmas que participam. É muito gratificante ver o aprendizado deles e como eles levam o que aprendem com o PTJC para a vida”, disse o professor.

A aluna Maria Letícia da Silva levou para família os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre direitos do empregado doméstico.  “As minhas tias são domésticas e trabalham, sem descanso, durante todos os dias da semana, com folgas apenas de 15 em 15 dias. Eu expliquei para elas que isso é ilegal, pois os empregados domésticos somente podem trabalhar 44 horas durante a semana”, explicou a aluna.

Para Isabela Gomes, aluna do 3ª ano da Escola Winston Churchil, foi muito importante aprender sobre os direitos e deveres, sobretudo a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual. “Quero ser engenheira eletricista e sei que a profissão tem normas diferenciadas e é necessário o uso dos EPIs para prevenção de acidentes de trabalho”, alertou a estudante.

O Procurador Regional do Trabalho do MPT/RN, Rosivaldo da Cunha Oliveira, assistiu e aprovou os trabalhos apresentados na Escola Winston Churchil. “Os alunos captaram o espírito do programa e isso nos deixa muito orgulhosos. Além de uma consciência cidadã, eles adquirem um comportamento diferente diante da sociedade, pois estão mais educados e responsáveis a partir do que aprenderam”, analisou.

No período da tarde, as juízas Simone Jalil e Rachel Vilarim participaram da culminância local da Escola Estadual Professor Francisco Ivo, juntamente com o procurador chefe do MPT/RN, Francisco Marcelo, o advogado José Lopes Neto, representante da OAB-RN e a representante da Secretaria de Educação do Estado, professora Graça Rêgo.

“O programa está sendo muito proveitoso. Os estudantes e os professores passaram a conhecer melhor os seus direitos, obtendo assim uma melhor condição para o exercício pleno da cidadania”, avaliou a professora Vilma Lúcia.

Para o juiz do trabalho Cácio Oliveira Manoel, além do despertar da consciência cidadã, o PTJC promove uma confraternização entre professores e alunos. “O resultado das apresentações é muito significativo e mostra como os alunos e professores estão ligados e empenhados em aprender e ensinar o Direito do Trabalho. Isso é muito importante”, considera.

Após as apresentações nas escolas, alguns trabalhos foram escolhidos para serem apresentados na culminância final do PTJC que acontece Teatro Alberto Maranhão, no próximo dia 13 de Novembro. “É grande a expectativa para a culminância final deste ano, pois as apresentações demonstraram um alto nível e foi muito difícil escolher somente um trabalho por escola para ser apresentado no Teatro Alberto Maranhão”, admitiu a juíza Simone Jalil, uma das coordenadoras do PTJC no RN.

As atividades do Programa Trabalho Justiça e Cidadania estão sendo realizadas, em 2013, nas escolas estaduais Winston Churchil, Anísio Teixeira, Ana Júlia, 15 de Outubro, FLOCA, Walfredo Gurgel, Francisco Ivo, Atheneu Norteriograndense e Josefa Sampaio.


TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21ª REGIÃO - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  -  FONES: (84) 4006-3081/4006-3280/9614-0111

0 comentários:

Postar um comentário