quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Professor de Vieirópolis se destaca em feira de ciências no RN

prof-vieiropolis5234No período de 16 a 18 de outubro, cerca de mil estudantes e professores do ensino médio, de 97 escolas da região, estiveram reunidos no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, Expocenter e Hotel Garbos, em Mossoró, para participarem da III Feira de Ciências do Semi-árido Potiguar, evento que discutiu e apresentou pesquisas de iniciação científica. Foram três dias de apresentações culturais, palestras, oficinas, debates e exposição de cerca de 200 trabalhos, voltados para as diversas áreas do conhecimento. As pesquisas retratam experiências dos alunos de ensino médio, no campo da ciência, a partir de observações na própria localidade onde vivem.
OFICINAS PARA ESTUDANTES – Além de exporem as suas pesquisas, os estudantes  participaram de cerca de dez oficinas oferecidas para os inscritos no evento. As temáticas variaram desde astronomia, biotecnologia, genética e medicina, fotografia científica, robótica educacional e pesquisa em ciências humanas.
A III Feira de Ciências do Semi-árido Potiguar é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semi-árido Potiguar, da  Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das  Diretorias Regionais de Educação (DIREDs).
O trabalho a construção de um destilador utilizando materiais alternativos da Escola Estadual Demócrito de Souza do município de Tenente Ananias da 15ª DIRED/Pau dos Ferros foi selecionado para o evento e teve como orientador o vieiropolense e professor de Química, Francisco Furtado Neto e a participação dos alunos Gabriel Silva Nunes, Leandro Moreira de Oliveira e Raimundo Manoel da Silva Filho.
O professor Francisco Furtado Neto reside na comunidade de Riacho –Vieirópolis, leciona na Escola Estadual Demócrito de Souza de Tenente Ananias – RN. Ele é filho do ex-vereador de Vieirópolis, Zé Furtado. O evento contou com o patrocínio do Governo Federal, Petrobras, CNPq e CAPES.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista DRT-PB 604

0 comentários:

Postar um comentário