segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vieiropolense participa de encontro sobre educação, pré-sal e Prouni em São Paulo com o ex-presidente Lula

LULA E A EDUCACAO

Aconteceu dia 18 de outubro no Anhembi na capital paulista um Encontro com Lula, Educaçao, Democracia e Cidadania com mais de mil professores da rede estadual de São Paulo.

Participaram do evento o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, a coordenadora do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) do bairro Jardim Vista Alegre, Olívia Luiz de Sousa, demais autoridades e trabalhadores da educação.
“Não tem ninguém melhor que o Lula para falar de educação, afinal, ele foi o presidente que mudou o rumo da educação neste país”, assim a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Bebel Noronha, abriu a reunião.

Lula falou aos professores sobre as conquistas da educação na última década e assegurou que ainda foi insuficiente “diante da dívida que este país tem com a educação”. O ex-presidente reafirmou seu orgulho por ter sido o governante que mais construiu universidades federais e escolas técnicas no país. Lula mencionou também as conquistas do Prouni, que trocou dívidas de universidades particulares com o governo federal, por bolsas de estudo, inserindo mais de 1,3 milhão de estudantes no ensino superior.

O ex-presidente enfatizou também a aprovação dos recursos do pré-sal para a educação. “Nós triplicamos o orçamento da educação. E agora vamos fazer mais ainda com a presidenta Dilma. Temos com o pré-sal que recuperar a divida histórica que esse país tem com a educação. E eu sempre digo: a educação é a base para transformar este país”, disse.

Outro tema abordado por Lula em sua conversa com os trabalhadores da educação foi o piso salarial para os professores aprovado em seu governo. “Nunca antes na história desse país um presidente tinha aprovado um piso salarial. É porque eu sei que uma das condições para as pessoas irem trabalhar felizes todos os dias é saber que serão remuneradas de forma justa no fim do mês”. Lula lembrou que o piso não está sendo respeitado em alguns estados. “Infelizmente alguns governadores nem sempre tratam os professores com o respeito que merecem”.

A vieiropolense Diomar Barbosa da Silva Amorim e sua filha Sílvia Barbosa Amorim participaram do evento. Diomar Barbosa é estudante do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA). O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) surgiu em 1989 em São Paulo durante a gestão do educador Paulo Freire na secretaria de educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e Organizações da Sociedade Civil, para combater o analfabetismo entre jovens e adultos. Diomar BArbosa é casada com Antonio Fernandes de Amorim. A estudante Sílvia Barbosa Amorim estuda na Escola Estadual Walfredo Arantes Caldas da cidade de São Paulo. Diomar Barbosa nasceu na comunidade do Pinhão – zona rural de Vieirópolis – PB. Ela é filha do Sr. Francisco Camilo e Maria Barbosa, sobrinha do saudoso agropecuarista Assis Barbosa e neta de Raimundo Barbosa e Quinô Barbosa “in memoriam”.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário