O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (27) em Poço Dantas, no Alto Sertão, a primeira edição das Jornadas de Inclusão Produtiva. O evento começou às 8h, no Centro de Turismo e Comercialização de Poço Dantas, e a estimativa de público foi superior a 150 pessoas, a maioria delas agricultores familiares e representantes de setores agropecuário do município e região.
A Jornada de Inclusão Produtiva é um projeto que busca o desenvolvimento da agricultura familiar. O Governo do Estado, por meio da Emater, está percorrendo a Paraíba, melhorando a vida dessas famílias por meio de ações de capacitação e créditos rurais.
O prefeito José Gurgel Sobrinho (Dedé), que fez a abertura oficial do evento, lembrou que, num momento que a região vive um período de forte estiagem, todos acreditam que é possível implantar politicas públicas voltadas aos que moram no campo. “A Emater e a prefeitura municipal vêm executando uma boa parceria e poderá avançar ainda mais”, disse.
Durante todo o dia, os técnicos da Emater atenderam às demandas dos agricultores e a população em geral com a distribuição de mudas frutíferas, demonstrações práticas de silagem e fenação, elaboração de projetos de crédito diversos, orientação sobre comercialização e outras ações.
Estiveram presentes ao evento, representantes do Banco do Nordeste, Agroamigo, Câmara de Vereadores, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Incra,STTR, Sindicato de Produtores Rurais, CMDRS e Associações.
O município conta com uma Feira da Agricultura Familiar que todas as sextas-feiras comercializam produtos como: hortaliças, legumes, frutas, carne suínas, bovinas, caprina, ovina, galinha, ovos, polpa de frutas, e outros. Conta ainda com um Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Municipal, no qual mais de 60 agricultores familiares que vendem sua produção e beneficia outras famílias que vivem em insegurança alimentar.
Por: Evaldomontes
0 comentários:
Postar um comentário