quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mossoró sedia o I Simpósio de Saúde do Homem da UnP

2 - EDUARDO SCHWARZ  COOD NACIONAL SAUDE DO HOMEM MS

Coordenador da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde participa do evento

OESTE - II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, participa no período de 18 a 20 de abril do I Simpósio de Saúde do Homem: “Um olhar multiprofissional” da Universidade Potiguar (UnP ) – Campus de Mossoró tendo como público-alvo estudantes e profissionais de saúde. A organização do Simpósio é da coordenação do curso de enfermagem da UnP.

O evento será iniciado dia 18 às 19 horas no auditório da UnP e contará com as presenças do diretor do Campus da Unp-Mossoró, Frank Felizardo Meza, prefeita constitucional de Mossoró Cláudia Regina Freire, gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos, secretaria municipal de saúde de Mossoró, Jaqueline Amaral, coordenador nacional da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS) e mestre em Política e Gestão em Saúde pela Universidade de Bolonha/Itália, Eduardo Schwarz Chakora, coordenadora regional do Programa Saúde do Homem da II Ursap, Lúcia Oliveira, diretor da Escola da Saúde da UnP, Wanderley Fernandes da Silva e demais autoridades em saúde.

O objetivo do evento é de atualizar e despertar os profissionais de saúde e comunidade acadêmica para a necessidade do cuidado com a saúde masculina e discutir como promover a melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade dessa população, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

No evento serão abordadas as seguintes temáticas: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: avanços e perspectivas; Homem e direitos reprodutivos; Saúde do Homem e Atenção Integral : uma perspectiva multiprofissional; Doenças Crônicas e seus hábitos na vida; Homem e Sexualidade, Homem e Saúde Mental; Pre-natal masculino: um passo para a participação do homem na gestação; Doenças Oncológicas que mais acometem os homens; Homem e Deficiência: direitos e atenção à saúde; Atenção Integral à Saúde: perspectivas locais; Violência Intrapessoal entre homens jovens e Homem, Saúde e Sociedade.

“Este é um momento para se expandir a discussão dessa política voltada para o cuidado com a saúde do homem. Ressaltamos que há certo distanciamento entre a população masculina e os serviços de saúde da atenção básica, em que vários aspectos influenciam nesta relação, que necessita ser melhorada”, afirmou a coordenadora regional do Programa Saúde do Homem da II Ursap, Lúcia Oliveira. “Os homens também não têm o hábito com relação ao autocuidado, que sofre influência de aspectos históricos, sociais e culturais”, acrescentou.

 

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II URSAP DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário