segunda-feira, 15 de abril de 2013

PROCESSO SELETIVO REALIZADO PELA PREFEITURA DE LUÍS GOMES MOSTRA DEFICIÊNCIAS E NÃO ATINGE OBJETIVO

Na cidade de Luís Gomes ainda repercute o Processo Seletivo Simplificado realizado pela prefeitura para a escolha de servidores temporários para órgãos ligados ao poder executivo.

Desde sua concepção, na elaboração do edital, foram apontados erros que comprometia o processo. O vereador Luciano Pinheiro chegou a apontar publicamente, em sua página em uma rede social, irregularidades na formação da comissão avaliadora, que descumpriu a legislação municipal. Lembro que o edil fez parte da referida comissão, como representante do Sindicato dos trabalhadores em Educação do Município, conforme Portaria Nº 114/2013.

Alguns dias antes de ser iniciada a análise dos currículos dos inscritos, três membros pediram desligamento da comissão. Um indicou substituto. Os outros deixaram a escolha dos sucessores a cargo dos secretários da educação e da administração. Até hoje não foi publicado no Diário Oficial do Município o nome dos suplentes nomeados. O que não é de se admirar, já que a Publicidade, um dos princípios que regem a Administração Pública, não é o forte da atual administração.

A metodologia foi outro ponto muito questionado pelos candidatos. A utilização de entrevistas deixou de orelha em pé quem se submeteu a avaliação.

No resultado, publicado no DOM do dia 5 de abril, vários cargos não tiveram candidatos classificados ou a quantidade de aptos ficou abaixo do número de vagas ofertadas, como são os casos de médico plantonista, advogado, fisioterapeuta e farmacêutico, dentre muitos outros.

Não se sabe ainda o que será feito para atender a demanda de profissionais do município. Se será realizada nova seleção ou a contratação acontecerá de forma aleatória, o que descumpre o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público em abril de 2012.

Alguns concorrentes que se sentiram prejudicados estão acionando judicialmente a Prefeitura de Luís Gomes na busca de seus direitos. Outros apenas se lamentam pelas ruas, o que não vai resolver nada.

Enfim, ‘entre mortos e feridos escaparam poucos’.

0 comentários:

Postar um comentário