quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sousa- PB: Parque Pedro Estrela realiza XVIII Vaquejada no Distrito de Lagoa dos Estrelas no dia 25 de maio

VAQUEJADA PARQUE PEDRO ESTRELA

Não percam a XVIII Vaquejada do Parque de Vaquejada Pedro Estrela situado no Distrito de Lagoa dos Estrelas – Sousa-PB que será realizada no dia 25 de maio. A vaquejada já é uma tradição no alto sertão paraibano. A comissão organizadora é formada por César Estrela, Evandro Estrela e Rolinha de Chico de Luca. O evento reunirá a vaqueirama da região.

De acordo com César Estrela, a inscrição custa R$ 70,00 e a premiação será uma moto Biz Cc mais R$ 1.000,00. A "festa de gado" será encerrada com um show pra lá de arretado com a Banda Arreio de Prata.

A vaquejada é uma atividade recreativo-competitiva, considerada por seus admiradores um esporte, surgida no Nordeste, que consiste centralmente em fazer dois vaqueiros a cavalo perseguirem um boi, emparelhá-lo com os cavalos e conduzi-lo a uma área-objetivo, entre duas linhas paralelas de cal, onde o derrubam. Os principais atores são o batedor de esteira, o puxador e o juiz.

A Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001 instituiu normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio equiparando-o a atleta profissional. Entendem-se como provas de rodeios as montarias em bovinos e equinos, as vaquejadas e provas de laço, promovidas por entidades públicas ou privadas, além de outras atividades profissionais da modalidade organizadas pelos atletas e entidades dessa prática esportiva.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

0 comentários:

Postar um comentário